Connect with us

DESTAQUES

Inicia revitalização do cartão-postal de Picos: a Praça Félix Pacheco

Publicado

em

Teve início nesta segunda-feira (30) o processo de revitalização da Félix Pacheco, uma das primeiras praças de Picos, considerada o cartão-postal do município, por estar no centro da cidade e pela beleza que possuía no seu primeiro projeto de construção.

Esse primeiro momento nós iniciamos há 15 dias, com a notificação aos ambulantes que ficam ali na praça. Essa notificação foi feita em duas etapas: para os camelôs e para os trailers. Os camelôs estão sendo encaminhados para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a fim de que achem um local conveniente para eles trabalharem, pois a gente entende que eles vivem daquilo, ali é o sustento para a família deles. Em momento algum queremos ser agentes impeditivos deles trabalharem ou conseguirem algo para sobreviver. Os trailers – vale transporte, revistas e chaveiro – irão funcionar temporariamente junto à praça, voltada para o Banco do Brasil, pois, posteriormente, será criado um espaço na própria praça. Ela será estendida, vai até a calçada do Santander e Cacau Show. Vamos transformá-la em um calçadão”, relatou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Francisco Armínio.

Ele comentou ainda que, além dos sete trailers personalizados (para bancas de revistas, chaveiros e vendas de vales), será colocado um ponto para os mototaxistas, inserção de um coreto e de uma fonte nova, iluminação de LED, internet gratuita, playground para crianças, parada de ônibus e arborização adequadas.

“Preservaremos as árvores nativas, como a oiticica, em frente ao Banco do Brasil; o pé de oiti; e as carnaúbas. Iremos recuperar o máximo de grama que temos lá, assim como as palmeiras, levando-as para outras praças que não têm. A grama estamos levando para o balão do Junco e para a praça do mercado do Junco. Também estamos destinando para a Praça dos Passarinhos e do Sagrado Coração de Jesus. As palmeiras e plantas ornamentais estamos dando destino para outras praças. A gente sabe que ali foi dinheiro público investido, por isso estamos reaproveitando”, disse ele.

O secretário relatou também que algumas árvores que prejudicam a estrutura física da praça serão retiradas. “As árvores frutíferas, infelizmente, teremos que fazer a retirada, em virtude delas prejudicarem tanto o piso da praça quanto os canteiros. Serão plantadas outras árvores nativas, adequadas para se colocar em praças”.

Publicidade

Armínio pontuou que o projeto de revitalização da Félix Pacheco está nos planos do prefeito desde que assumiu a cadeira no Palácio Coelho Rodrigues. “A população de Picos merece uma revitalização à sua altura. A Praça Félix Pacheco é o coração da cidade de Picos. É a praça mais importante da cidade e que está abandonada. Mas o prefeito Padre Walmir, desde o dia em que foi eleito e assumiu, um de seus compromissos é revitalizá-la. Graças a Deus iniciamos essa reforma e entregaremos ela nova e adequada para a população de Picos”.

Mudança no trânsito
Algumas alterações de trânsito serão feitas com a reforma da Félix Pacheco. Como será feito um calçadão ligando-a de onde se encontra atualmente para a calçada do Banco Santander e Cacau Show, a fim de que os trailers personalizados sejam colocados, o fluxo no trecho que liga a Getúlio Vargas à parada de ônibus será interrompido.

“Vamos fazer um pequeno corte na Avenida Getúlio Vargas e na praça. Quem vem da avenida, segue direto para o Banco do Brasil. Se quer voltar para a avenida ou seguir para a Rua São José, terá que das a volta por trás do banco. O sinal será transferido da Farmácia Iná para o BB. Quem vem da Rua Coelho Rodrigues segue direto para a praça Josino Ferreira. Se quiser voltar para a avenida, é por trás do banco também”, detalhou.

A previsão de entrega da obra é em 100 dias, contudo, é possível que ela esteja entre as obras a serem inauguradas no final do ano, na festa de Reveillon, característica presente no Governo da cidade.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS