Connect with us

Picos

Picos já registrou 147 casos de chikungunya e 81 de dengue em 2022

Publicado

em

O número de casos de chikungunya tiveram um grande aumento neste ano de 2022 na cidade de Picos. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica do município, atualmente, já foram registrados 81 casos de dengue e 147 de chikungunya.

De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Picos, Robsoncley Viana, o município registrou um aumento de 11.000% nos casos de chikungunya em relação ao ano de 2021. Segundo ele, mais de 300 casos estão sendo investigados.

“Temos mais de 300 casos sendo investigados, com isso, estamos aguardando os exames do laboratório para fazermos o diagnóstico da cidade. Pelo que a gente já viu é mais de 11.000% de aumento para casos de chikungunya referente ao ano passado”, afirmou.

Segundo Robsoncley Viana, o resultado dos testes tem demorado entre 15 e 30 dias, visto que, o estado está passando por um surto de dengue e chikungunya, e com isso, o Laboratório Central de Saúde Público (LACEN) tem sofrido com a falta de insumos.

“Estamos esperando alguns exames laboratoriais do Lacen, pois o órgão está com poucos insumos para realizar esses exames, então, por isso está demorando bastante a liberação dos resultados”, assegurou.

O município de Picos investigava a morte de uma idosa de 75 anos, que havia falecido no último dia 24 de abril, com suspeita de dengue hemorrágica. A suspeita foi descartada após realização de exame laboratorial e, segundo a Vigilância Epidemiológica, o caso em questão passa a ser registrado como óbito relacionado a choque hipovolêmico.

Publicidade

Foto em destaque: Ascom/ FMS de Teresina

Facebook

MAIS ACESSADAS