Connect with us

Picos

PICOS | Reunião discute meia passagem estudantil e garante validade de carteiras emitidas por entidades nacionais

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira, 2 de maio, aconteceu uma reunião na Câmara Municipal de Picos entre estudantes, emissores da carteira estudantil e vereadores para tratar sobre a validade de carteiras emitidas por entidades nacionais.

O presidente da Câmara Municipal de Picos, vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha, esteve presente e comentou que, neste caso, o legislativo estará de acordo com o que for em benefício para os estudantes.

De acordo com o estudante de jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) de Picos, Matheus Alencar, muitos estudantes foram prejudicados. Segundo ele, só estava sendo aceita a carteira estudantil emitida por uma única empresa, o que contrariava a Lei Municipal 2734/2016 e a Lei Federal 12.933/2013.

“Viemos debater a questão do transporte público no município, o defasamento transporte, e a questão da carteirinha, pois só estão aceitando uma empresa ser a emissora dessas carteirinhas aqui em Picos, enquanto, muitas pessoas que moram fora que já tinham carteirinha foram barradas. Então muitas pessoas tiveram prejuízos financeiros, além do constrangimento de dizerem que a carteirinha não é válida”, assegurou.

Para o vereador Wellington Dantas, a reunião foi positiva, visto que, foram esclarecidos aspectos sobre a lei municipal que garante o direito de meia passagem estudantil para aqueles que emitirem a carteira de estudante em entidades citadas na lei, como a União Nacional dos Estudantes (UNE).

“Foi muito positiva, pois aqui na Câmara, infelizmente, há alguns anos chegavam alguém com proposta para alteração da lei municipal que rege sobre a meia entrada e passagem de ônibus, sendo que, aqui seguimos o padrão nacional. Agora, mais uma vez, houve uma nova tentativa, onde tiravam as entidades nacionais como a UNE e UBES de poder emitir a meia passagem estudantil. E isso não pode ocorrer, é grave, é incondicional, a empresa de ônibus, aqui a gente denuncia, não estava respeitando, pelo menos até a última sexta-feira, a carteirinha dessas entidades nacionais”, explicou.

De acordo com Washington Torres, da Comissão Municipal Expedidora da Carteira de Estudante, a empresa responsável pelo transporte coletivo em Picos achou estranho o fato de alguns estudantes apresentarem um documento escaneado como carteira digital.

“Alguns pessoas estão escaneando carteira de estudante e mostrando no celular como se fosse uma carteira digital, a empresa achou isso estranho e resolveu consultar a lei federal que trata da meia entrada. Ao perceber que a lei federal não beneficiava a meia passagem, a empresa resolveu suspender a validade dessas carteiras tiradas pelo correio. Tomamos conhecimento, avisamos a empresa de ônibus que a lei municipal garantia esse direito e isso poderia trazer problemas legais, logo depois, a empresa resolveu vender os vales e normalizar a situação”, frisou.

Publicidade

Washington Torres ainda garantiu que o secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana esteve na empresa de ônibus que garantiu que o mal entendido já havia sido resolvido, e que, atualmente, o serviço está funcionando normalmente.

“Foi feita uma queixa posterior a solução deste problema e o secretário de Transportes e o vereador Filó Portela estiveram na empresa e a mesma garantiu que todas as carteiras que estão na lista estão sendo respeitadas e que o mal entendido já havia sido solucionado. Tanto é que alegaram agora que estava acontecendo e nós sugerimos que que o pessoal fosse comprar seu vale estudantil para provar que a coisa estava funcionando”, afirmou.

Na ocasião estiveram presentes os vereadores Chaguinha (PTB); Antônio Moura (PCdoB); Wellington Dantas (PT); Filomeno Portela (PP); Rinaldinho (MDB); Zé Luís (MDB), além de representantes do movimento estudantil.

Foto em destaque: Leandro Cruz/ Ascom Câmara de Picos

Facebook

MAIS ACESSADAS