Connect with us

DESTAQUES

PICOS | Mais de 400 aves já foram resgatadas pela Secretaria de Meio Ambiente este ano

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, através do setor de fiscalização, tem apreendido, nos últimos dias, diversas aves mantidas em cativeiro e utilizadas para venda em Picos. A ação tem sido em conjunto com a Polícia Militar. Somente este ano, mais de 400 animais foram resgatados.

Segundo o fiscal ambiental, Régis Feitosa, as pessoas têm que entender que é crime manter pássaros em cativeiro.

“Nós, da Secretaria de Meio Ambiente, temos realizado esse trabalho de resgate de pássaros silvestres para que possam voltar para a natureza. Temos a Lei 9605/1998, que é a de Crimes Ambientais, que proíbe a criação desses pássaros em cativeiro. É costume realizarmos essas fiscalizações. As pessoas precisam entender que essa prática tem que ser substituída pela questão da educação ambiental, pois manter pássaros em cativeiro é crime”, declarou o ambientalista.

Régis Feitosa informou que durante este fim de semana foram recuperadas 20 aves na feira do troca-troca e em algumas residências do município.

“Essa recolha é feita mediante denúncias. Para denunciar, a pessoa deve se dirigir à Secretaria de Meio Ambiente, não precisa se identificar, e os fiscais realizam a fiscalização no local de denúncia. Caso sejam encontrados animais, fazemos a recolha”, disse.

Publicidade

Ele explicou, também, que os animais aptos a retornarem ao habitat natural, são soltos em local específico para isso. Aqueles que se encontram machucados, são tratados e, só depois de reabilitados, seguem o curso de liberdade.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS