Connect with us

DESTAQUES

PICOS | W. Dias e padre Walmir inauguram calçamento, academia pública e reabrem a Policlínica

Publicado

em

O governador Wellington Dias cumpriu agenda na cidade de Picos nesta sexta-feira, 26, onde, ao lado do prefeito padre Walmir Lima, inaugurou a pavimentação de ruas, uma academia pública de saúde e a Policlínica, que foi reaberta, agora, com nova denominação, Centro Integrado de Especialidades Médicas – CIEM, localizado no bairro Catavento.

Wellington Dias destacou a parceria entre o Estado e o Município, a fim de que mais obras sejam concretizadas para o povo de Picos e macrorregião. “Para mim é uma alegria estar aqui inaugurando essas obras, pois isso traz qualidade de vida e mais desenvolvimento para Picos e região.”, disse.

O chefe do Executivo Estadual anunciou mais projetos para a capital do Centro Sul do Piauí. “Ontem estive em Brasília, com o Ministro da Infraestrutura, e ele recebeu o projeto do novo aeroporto, um investimento significativo para Picos, que tenha condições de receber aeronaves maiores, pois isso é fundamental para voos regionais. Também vamos investir em educação, na segurança, no mercado que deve ter suas obras retomadas, o ginásio poliesportivo que tem que terminar. O objetivo é, não apenas, trabalhar obra pelas obras, mas contribuir com a circulação de dinheiro na economia, com geração de empregos, e isso é fundamental para o momento em que o país vive”, destacou.

O prefeito de Picos, padre Walmir Lima, destacou a importância das obras inauguradas e afirmou que todas trarão benefícios à população.

“São obras planejadas, que vão ao encontro dos anseios da população do povoado de Fátima, que tem mais ruas pavimentas, da Aroeiras do Matadouro, que ganhou um espaço para a prática de atividades físicas e cuidados com a saúde, e até no âmbito regional, como é o caso da Policlínica, que está sendo reaberta com nova denominação, Centro Integrado de Especialidades Médicas, e que representa muito para a população de Picos e região, sobretudo, os mais carentes, que não dispõe de planos de saúde. Esse público tinha muitas vezes que se deslocar para Teresina em busca de atendimento em determinadas especialidades, e que agora passa a ter um atendimento especializado e gratuito aqui mesmo, perto do lugar onde vivem.”, disse.

Publicidade

_Calçamento

A primeira obra inaugurada foi no povoado Fátima do Piauí, na área de mobilidade. Na comunidade, atendendo ao pedido da vereadora Valdívia Santos, moradora e liderança política da referida localidade, foram construídos cerca de 5,6 mil metros quadrados de calçamento, uma obra de impacto social na qualidade de vida da população.

“O sentimento hoje é de gratidão. Primeiramente a Deus e, também, ao nosso governador, nosso prefeito e ao deputado Pablo Santos. A população almejava isso há muito tempo. Apresentei o requerimento e o deputado Pablo Santos mandou os recursos e estamos com a obra concluída e a população muito feliz. Nossa principal dificuldade era no tempo das chuvas, pois ficava intrafegável. E com o tempo quente, a poeira devastadora. Então agradecemos a todos por atenderem nosso pedido. Agora é buscar mais, pois, com certeza, outras obras virão para nossa comunidade”, afirmou a vereadora Valdívia.

 

O morador Moacir Santos, lavrador, em tom de gratidão, relatou estar feliz com a obra em sua comunidade. “Esse calçamento ficou bom demais. Aqui no inverno nenhum carro passava e no verão era uma poeira danada, adoecendo todo mundo. Então não tem como não estar feliz e grato por isso”, disse ele.

Publicidade

Luísa Maria da Conceição Leal, que também mora na comunidade, disse que esse foi o melhor presente que o povoado já recebeu. “Considero este o melhor benefício que nos fizeram. Esperamos demais por isso. Vivíamos em um sofrimento profundo com lama, com terra, com tudo. Estamos todos satisfeitos com isso. Essa foi a melhor coisa que nos fizeram, para saúde e locomoção”, declarou satisfeita.

Os recursos aplicados foram destinados pelo deputado estadual Pablo Santos, que também participou da cerimônia. “É uma satisfação participar da entrega dessa importante obra, que trouxe muitos benefícios para a população de Fátima do Piauí. Foi um pedido de longas datas da vereadora Valdívia, nós levamos esse pleito ao governador e ele prontamente nos atendeu. São aproximadamente 5.600 metros quadrados. A população de Fátima está de parabéns por receber essa importante obra, que com certeza vai melhorar a qualidade de vida dos moradores.”, disse.

_Academia
A segunda obra inaugurada foi na localidade Aroeiras do Matadouro, onde mais um anseio da população foi atendido pela Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Saúde, com a implantação de uma academia de saúde ao ar livre, um espaço destinado ao cuidado com a saúde a partir da prática de atividades físicas.

Edna Maria, dona de casa, relata a felicidade em ter um espaço para cuidar da saúde mais próximo à sua residência. “Eu adorei essa academia aqui, porque eu tinha que sair daqui para ir na Severo [avenida] fazer meus exercícios na academia de lá, e agora estou com uma aqui, praticamente dentro de casa. Foi um benefício muito bom para a gente aqui da aroeira do Matadouro”.

O jovem Edvan Rodrigues, 22 anos, disse que a obra beneficiou àqueles que não tinham como se deslocar para academias em outros bairros. “Isso aqui veio em um bom tempo. Nós ganhamos com essa academia, pois a que ficar mais próxima aqui de nosso bairro ainda é muito longe, só vai quem tem transporte, não tem como a gente ir a pé”.

_Policlínica

Por último, o governador Wellington Dias e o prefeito padre Walmir Lima, acompanhado dos secretários de saúde do Estado e Município, Florentino Neto e Junior Santos, inauguraram a nova Policlínica, agora, com nova denominação, CIEM – Centro Integrado de Especialidades Médicas, que vai oferecer atendimento em 18 especialidades e terá capacidade para atender 4 mil pessoas por mês, de Picos e outros 13 municípios da macrorregião.

Publicidade

Na aquisição de equipamentos para uso do Centro Policlínico, foram investidos recursos no valor de R$ 1,1 milhão, recursos oriundos do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual Saúde (Sesapi), que também fará o repasse de aporte mensal no valor de R$ 250 mil para custeio do Centro.

Maria Santana, diretora administrativa do Centro Clínico, afirmou que a unidade já estará em funcionamento a partir da próxima segunda-feira. As consultas especializadas serão direcionadas pelos médicos das equipes dos PSF, tanto para a sociedade picoense, quanto para as cidades vizinhas. “Vamos oferecer um amplo leque de serviços, dentre atendimento especializado em áreas como ortopedia, clínica geral, cirurgião vascular, otorrino, psiquiatria, psicologia, nutrição, reumatologia e gastrologia, inclusive, com a realização de exames de endoscopia realizados no próprio Centro.”, disse. Também serão realizados procedimentos cirúrgicos.

Maria Santana colocou que um dos diferenciais do CIEM será o atendimento. A diretora afirmou que a equipe profissional já foi orientada para realizar um acolhimento humanizado. “Quem procura um serviço na área da saúde já se encontra debilitado. Então, não vamos apenas ampliar os serviços na área da saúde, mas também, qualificar, para que as pessoas sejam atendidas com os cuidados que merecem”, pontuou.

“A reabertura da Policlínica é uma das mais importantes conquistas da saúde para Picos e região. É um avanço muito grande para a área e que vai beneficiar milhares de pessoas, principalmente aqueles mais carentes e que não tem condições de pagar pelo serviço no setor privado.”, afirmou Júnior Santos, secretário de Saúde de Picos. O secretário destacou que a Saúde tem registrado avanços significativos em Picos e agradeceu a parceria firmada com os governos do Estado e Município.

O prefeito Chico Carvalho, de Massapê do Piauí, um dos municípios que serão beneficiados, participou da cerimônia inaugural e destacou como um dos benefícios a acessibilidade. “Estamos esperançosos com a reabertura da Policlínica. Acredito que vai ajudar muito no cuidado com a saúde do nosso povo. A região de Picos precisava desses serviços especializados para evitar que os municípios tenham que enviar pacientes para Teresina para realizarem uma simples consulta especializada, uma demanda que pode ser suprida aqui mesmo na cidade de Picos, mais próximo e mais acessível à população.”, disse.

Publicidade

Para a representante da Secretaria de Saúde e coordenadora da Atenção Básica da cidade de Alagoinha do Piauí, Francidaves Sá, a inauguração e funcionamento do Centro Integrado de Especialidades Médicas vai facilitar e desafogar a demanda, pois devido a complexidade dos casos muitas vezes os pacientes necessitam ir até Teresina.

“Vejo com bons olhos e entusiasmo para Alagoinha do Piauí e todos os outros municípios da região. Em muitos casos dependendo da especialidade médica o paciente necessita de atendimento em Teresina. Com essa reabertura aqui em Picos espero que consigamos atender o mínimo da demanda que temos suprimida”, disse.

Estiveram presentes alguns secretários de Saúde de municípios vizinhos, entre eles, Aldeli Coutinho, de Jaicós, um dos municípios beneficiados com a retomada do CIEM. “A gente acredita que com essa abertura surgirão novas vagas e novas especialidades, para ajudar nossa população que tanta precisa desse atendimento médico. Por isso digo que é de grande importância a reabertura desse Centro de Especialidades. Quando a Policlínica fechou, tivemos uma perca, mas agora com a reabertura, tudo vai facilitar, pois a demanda é muito grande. Isso vai ser de grande valia para a população”, afirmou.

O vereador de Jaicós, Bosquinho, também prestigiou o evento. Para ele, a reabertura da Policlínica veio para fortalecer as ações de saúde para Picos e macrorregião. “A reabertura do CIEM vai fortalecer as ações de saúde das quais temos necessidade, sendo muitas delas especializadas. Estávamos com uma grande dificuldade em ter que mandar pacientes para Teresina ou recorrer à rede privada e isso estava dificultando um pouco o acesso à saúde. Eu, particularmente, sou um apaixonado pela área da saúde e não poderia deixar de estar juntamente com nossa Secretária Aldeli, prestigiando esse momento. Nossa secretaria tem sempre se dedicado e articulado para a melhoria da qualidade de saúde de nosso município Jaicós”, relatou.

Os eventos inaugurais reuniram diversas outras autoridades locais e regionais e estaduais, como o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto; o diretor da fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares, Pablo Santos; os deputados Carlos Augusto e Paes Landim; o ex-deputado Warton Santos; o empresário de Picos, Francisco da Costa Araújo Filho, o  Araujinho; os prefeitos Chico Carvalho (de Massapê), Barroso Neto (de Santa Cruz do Piauí), Venício do Ó (de Pimenteiras) e Erivelton Barros (de Bocaina), dentre outros.

Publicidade

_Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS