Connect with us

DESTAQUES

Roda de conversa debate os 20 anos do curso de Jornalismo da UESPI de Picos; fotos

Publicado

em

Uma verdadeira viagem no tempo marcou o terceiro dia da programação da 5ª Semana de Comunicação Social da UESPI – Universidade Estadual do Piauí, Campus Professor Barros Araújo, em Picos.

Na noite desta quarta-feira (18) foi realizada uma roda de conversa com o tema “20 anos do curso de Jornalismo da Uespi de Picos: memórias, intenções e práticas” com os debatedores, professor Dr. Evandro Alberto que é reitor da Uespi, juntamente com o professor especialista Jailson Dias e a professora mestra Graciele Barroso. O momento foi coordenado pela professora mestra, Ruthy Costa.

Da esq. p/ dir.: Ruthy Costa, Jailson Dias, Evandro Alberto e Graciele Barroso

Evandro Alberto foi professor fundador do curso no campus de Picos em 2002 e o segundo coordenador. O docente fala da representatividade que tem o evento de celebração dos 20 anos.

“A 5ª Semana de Comunicação tem resgatado um pouco da memória do curso de Comunicação Social e Jornalismo da Universidade Estadual. Então são as transformações que o curso pôde promover aqui na sociedade picoense e piauiense. Nós tivemos o início do curso em 2002. Esse curso de Jornalismo e Comunicação acrescenta mudanças na rotina produtiva do jornalismo picoense. As pessoas passam a buscar um padrão de comunicação e informação baseados nos ensinamentos da academia. De certa forma fomentou mais ainda uma atividade que já era bem pujante aqui. Saindo da capital, se olharmos, é a cidade que reúne a maior quantidade de meios e com certeza a maior quantidade de jornalistas”, destaca.

Em relação a contribuição profissional, Evandro falou que o curso cumpre bem o seu papel porque muitos dos profissionais que estão atuando hoje tiveram sua formação na Universidade Estadual do Piauí.

“São 20 anos do curso e ele fomentou a pesquisa, que hoje é uma pegada muito forte com vários professores mestres, doutores e egressos também que estão ocupando esses lugares de destaque na pesquisa”, concluiu o reitor.

Para a diretora do Campus de Picos, Mariluska Oliveira, o momento comemorativo de implantação do curso de Jornalismo é marcado por grande satisfação porque comunicação é a base da sociedade.

“É de suma importância para nossa região do Vale do Guaribas fazer essa comemoração de 20 anos de Jornalismo e Comunicação Social, onde os primeiros registros da nossa comunicação e jornalismo aqui dentro da Universidade Estadual começou com o professor Evandro Alberto que hoje está como reitor e trazendo algo inusitado, que é a informação”, pontuou.

O curso atualmente é coordenado por Jaqueline Cardoso. Ela considera que a 5ª Semana de Comunicação e o tema da roda de conversa como uma reunião de família.

“É um trabalho prazeroso porque é o momento que a gente rever os alunos que ingressaram na universidade, os primeiros alunos. Então rever colegas, amigos que eram ex-alunos é muito gratificante. É um evento afetivo para reunir uma família que se conhece há 20 anos”, pontuou. 

Acadêmica do 3º período de Jornalismo, Thaila Vitória, falou sobre a importância do evento de celebração e da luta dos professores para a implantação do curso em Picos.

Publicidade

“É uma importância muito grande porque desde quando cheguei aqui no primeiro período, os professores sempre falam da luta, que o prédio da Uespi foi suor, difícil chegar onde está hoje. Ver que hoje estou aqui por eles terem lutado, dá vontade mais ainda de lutar por melhorias”, ressaltou a discente destacando o que pode ser melhorado também na infraestrutura do curso.

Thaila revelou que um dos objetivos além de trabalhar na área, é integrar futuramente o quadro de professores da instituição. “Pretendo ser na vida de muitos alunos o que esses professores estão sendo na minha vida”, concluiu a acadêmica.

Roda de conversa

Na roda de conversa os debatedores falaram de muitos episódios e acontecimentos ao longos dos 20 anos. Como exemplo a estrutura física predial e pedagógica, uma vez o atual prédio foi inaugurado em 2014. Anteriormente funcionava no bairro Junco. O novo prédio está situado no Bairro Altamira, às margens da BR-316, no Km 299.

Foi destaque a representação de muitos profissionais docentes e jornalistas que atuam nos mais diversos veículos de rádio, TV, portais de notícias de Picos, Teresina, e em diferentes regiões do Brasil.

O encontro trouxe à tona particularidades englobando desde o per´íodo acadêmico com a atuação no dia a dia, os percalços enfrentados, limitações, assim como as inspirações de profissionais renomados a nível nacional e local.

Outro fator levantado pelos participantes da roda de conversa é a importância do profissional de Jornalismo perante a veracidade da informação e a credibilidade do veículo. No tocante alguns exemplos foram citados em relação ao período das mídias digitais e a velocidade que o conteúdo chega ao público no dias de hoje.

Publicidade

A realização dos primeiros eventos do curso de Jornalismo da Uespi foi destacado. A exemplo, a presença do jornalista investigativo, Roberto Cabrini.

Programação

A 5ª Semana de Comunicação prossegue nesta quinta-feira, 19, com grupos de trabalho, lançamento de livros, mesa redonda com o tema “Redes de memória: tecendo fios sobre a formação de jornalistas no interior do Piauí”. Os debatedores são: Profa. Dra. Lívia Barroso, Profa. Dra. Mayara Ferreira, Prof. Dr. Orlando Berti. Coordenadora: Profa. Dra. Jaqueline Cardoso.

O encerramento do evento comemorativo será na sexta-feira (20) com minicursos, premiação dos concursos, palestras sobre o tema “Jornalismo em perspectiva: dos desafios atuais aos novos campos de atuação” Palestrante: Dra. Juliana Teixeira (UFPI).


CONTEÚDO RELACIONADO

Publicidade

‘Esquenta’ inicia a 5ª Semana de Comunicação da Uespi de Picos; veja a programação completa


VEJA MAIS FOTOS DO 3º DIA

CLIQUE AQUI E VEJA OUTRAS FOTOS DA ASCOM

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS