Connect with us

DESTAQUES

Semam apreende aves silvestres em residência no centro de Picos

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Meio ambiente apreendeu, nesta terça-feira (05), por meio de denúncia anônima, cinco aves silvestres, sendo dois canários verdadeiros, um pássaro preto e dois cardeais, em uma residência localizada no centro de Picos.

Segundo informações repassadas pelo fiscal ambiental Régis Feitosa, a secretaria vem realizando há algum tempo operações para coibir esse tipo

Régis Feitosa, fiscal ambiental

Ele alertou às pessoas que persistem na prática que, a qualquer momento, podem ser identificadas, pois são frequentes as denúncias e as operações para desarticular esse tipo de crime ambiental.

“A operação vem acontecendo já faz algum tempo, principalmente na feira de pássaros de Picos, que era considerada algo tradicional. Por vezes fizemos a apreensão de mais de 200 pássaros lá. Por muitas vezes pedimos o apoio tático da PM e levamos um veterinário que analisa a saúde dessas aves e as habilita ou não para que sejam reintegradas novamente na natureza. Nos últimos meses conseguimos apreender em Picos mais de 300 pássaros. É bom que o cidadão saiba que é crime ambiental, federal e municipal. Quando ele tira um pássaro da natureza, não é apenas um, mas dez, pois impede que ele procrie e faça disseminação de sementes, provocando, assim, um ataque à fauna e flora”, alertou.

Régis Feitosa ressaltou ainda que as punições vão de sanções administrativas a responsabilização por crime ambiental, podendo a pessoa ser até detida. Ele destaca também que, após análise da saúde das aves, caso habilitadas, elas são levadas para um santuário – espaço locado para criação livre das mesmas, com extensa fauna. “Deixar preso não é sinal de amor”, enfatizou o fiscal.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS