Connect with us

MUNICÍPIOS

Prefeitura de Santana do Piauí realiza encontro com mais de 120 homens e trata sobre prevenção do câncer de próstata

Publicado

em

Através de uma ação da Prefeitura de Santana do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, foi realizado na tarde desta segunda-feira, 14 de novembro, na Quadra Chiquinho Borges, um evento alusivo ao “Novembro Azul”, mês de combate ao câncer de próstata.

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O evento contou com uma palestra do médico urologista, Dr. Éder Rocha, que levou informações pertinentes sobre a doença, como também, foram realizados no local 123 exames de PSA Total e Livre, de diagnóstico da doença.

Dr. Éder Rocha levou informações sobre câncer de próstata

Material para exame foi colhido no local

No final da palestra foi aberto o espaço para que os homens pudessem tirar dúvidas através de perguntas direcionadas ao Dr. Éder Rocha.

Homens tiraram dúvidas sobre a doença

“Chamei a atenção neste encontro quanto a importância da prevenção, para que os homens procurem seus médicos e estejam sempre fazendo avalições de saúde, pois este tipo de câncer quando descoberto de forma inicial tem mais de 90% de chance de cura. O câncer de próstata é silencioso, surgindo sintomas apenas quando o estado está mais avançado, por isso, a importância de se buscar sempre a prevenção. Aproveito para parabenizar a prefeita Maria José pela iniciativa de promover um evento como este, com foco na saúde da população”, destacou o Dr. Éder Rocha.

Publicidade

Dr. Éder Rocha parabenizou prefeita pela realização da ação

A gestora lembrou que durante todo ano é realizado o trabalho de orientação quanto a importância da prevenção. “Através de informações e de palestras estamos sempre orientando a nossa população sobre a melhor forma de cuidar da saúde, e uma delas, com certeza é a prevenção. Neste mês, voltado para a campanha Novembro Azul, conseguimos trazer o Dr. Éder para proferir esta palestra para os homens sobre o câncer de próstata. Fiquei feliz, pois foi grande a participação de pessoas da zona urbana e rural de nosso município”, disse a prefeita.

Prefeita Maria José

Em entrevista a nossa reportagem, o secretário de saúde – Layrton Carvalho – classificou o evento como grandioso. Segundo ele, no encontro foram sanadas muitas dúvidas pela população masculina, onde o médico explanou de forma clara como se dá o câncer de próstata e sobre o tratamento da doença.

Layrton Carvalho, secretário de saúde

Layrton Carvalho ressaltou ainda que no prazo de 15 dias o município estará recebendo os resultados dos exames, onde serão entregues para os homens, e já agendado para mostrar ao médico. “Caso tenha alguém que não esteve presente neste evento pode estar se dirigindo ao PSF e falar com o médico que ele vai prescrever este exame, que também será feito pelo SUS na Secretaria Municipal de Saúde”, finalizou.

Grande público compareceu ao encontro

Além da presença dos já citados na matéria, participaram do evento o vice-prefeito Neli Borges; os vereadores Francisquinho, Clarete Rabêlo e Elenilsa Gabriel; os secretários municipais Netinho (Agricultura) Tizé (Obras) e Suene Maria (Governo), além de profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Saúde; Agentes Comunitárias de Saúde e mais de 120 homens

No final foi oferecido um lanche para todos os participantes do encontro.

Publicidade

Fonte: Folha Atual

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS