Connect with us

Simões

Festa do Padroeiro reúne um grande número de fiéis em Simões

Publicado

em

Numa demonstração de fé e devoção, centenas de féis lotaram o adro da Igreja Matriz de Simões, também conhecida como a ‘Cidade dos Ventos’, para celebrar a missa solene da 91º Festa de São Simão, padroeiro do município.

Os festejos do padroeiro realizado no período 19 a 28 de outubro, refletiu sobre o tema “São Simão nos ensina a viver as virtudes da Sagrada Família”, e durante 10 dias a cidade de Simões se movimentou em torno da fé cristã.

O evento religioso é uma das mais antigas tradições do município de Simões. Iniciado desde de 1930, a festa católica se repete há 91 anos, antes mesmo da emancipação política de Simões.

A missa solene foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Plínio José, e concelebrada pelos padres Otaviano Pimenta, vice-reitor do Seminário da Arquidiocese de Fortaleza, Raimundo Nascimento Nonato da Paróquia de Jurema do Piauí, que é filho de Simões, José Pio da Paróquia São Cristóvão em Marcolândia, Edvaldo Silva, pároco local e o diácono Álef.

Em entrevista, o Bispo Dom Plínio, avaliou positivamente a festa de São Simão e enalteceu a devoção do população. “São 91 anos de fé e devoção desse povo. Um povo religioso, acolhedor e que participa da igreja, onde tivemos uma grande participação nessa Festa de São Simão, que é tradição. Por isso fico muito feliz por saber que é um povo realmente temente a Deus, e o que mais nos alegra é ver a participação das famílias, e esperamos que as pessoas agora terminando a festa continue revigorados na fé, participando na comunidade expressando a sua fé através do amor, bondade e devoção a Deus”, disse.

Padre Edivaldo Silva, demostrou gratidão pela realização do festejo. “Para nós é um momento de gratidão. Gratidão a Deus, por nos conceder a oportunidade de festejar São Simão, em um tempo ainda preocupante devido à pandemia, mas que estamos colhendo os frutos de uma fé firme, de uma esperança que não decepciona. O fiel católico de Simões participa da vida da igreja e no tempo da festa anima e fortalece a sua fé, e isso nos deixa gratificados a Deus por saber que temos pessoas que nos ajudam a viver nossa fé”, destacou.

“Celebramos 91 anos de devoção, uma festa d muitas mãos reunidas que não começou de hoje, nem com o padre Edvaldo, mas que tantos outros já passaram por aqui e deixaram a sua colaboração para engrandecimento da fé do povo. E nosso maior presente nesta festa é ter ajudado as pessoas a rezarem, somos servos de Deus e não estamos aqui para fazer a nosso própria vontade, então que Deus e São Simão nos ajude a colocar sempre mais disposição para servir ao seu povo, dando o melhor de nós, porque a obra não é nossa, mas do Senhor”, acrescentou.

Publicidade

Ao finalizar, o padre deixou sua mensagem ao povo da cidade. “Que possamos nos firmar cada dia mais em Deus. a pandemia vai passar, porque Deus nos dá a sua graça, mas precisamos também ser colaboradores para que o vírus seja eliminados de nossas vidas, por isso a fé nos ajuda a permanecer unido a Deus animando cada vez mais na nossa vida, com a certeza de que há colaboração de Deus e da nossa parte para que tudo seja transformado, então você fiel, devoto de São Simão e você que professa sua fé em outras religiões, de fato nos firmemos em Deus, que junto venceremos”, concluiu.

Após a missa, em frente à Igreja Matriz, aconteceu o arreamento da bandeira de São Simão, e logo após, a foi realizado a quermesse, um momento de confraternarão entre a comunidade católica.

Por fim, foi realizado o sorteio do Festival de Prêmios e anunciado os ganhadores – 1⁰ ventilador – Silvana – Belém do Piauí; 2⁰ Ferro Elétrico – Pretinho – Simões; 3⁰ Forno Elétrico – Tico Viana – Simões; 4⁰ Carneiro – Maria da Conceição de Sousa – Simões; 5⁰ liquidificador- Eridan Carvalho – Jacobina do Piauí; 6⁰ Batedeira – Pe.Antônio Mendes – Monsenhor Hipólito; 7⁰ Kit de beleza- Sayonara- Teresina; 8⁰ Celular – Jamille de Sousa Carvalho – Simões; 9⁰ TV- Marizete Lemos – Monsenhor Hipólito; 10⁰ Geladeira – Luzia Tereza da Silva- Serra dos Vitalinos- Simões.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS