Connect with us

Vera Mendes

Ciclo de palestras abre a semana da amamentação em Vera Mendes

Publicado

em

Um ciclo de palestras abriu nesta segunda-feira (3) as atividades da Semana Municipal da Amamentação em Vera Mendes, situado a 385 km de Teresina. A abertura aconteceu na Unidade Básica de Saúde Carlos Hermógenes da Silva, na sede do município. As palestras foram ministradas por uma equipe multiprofissional.

A palestra de abertura foi ministrada pela assistente social Valdênia Marreiros, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que abordou o tema “A importância do aleitamento materno: Amamentação e trabalho. Para dar certo o compromisso é de todos”, com foco no tema da Semana deste ano.

DSC06976

A nutricionista Mayara Bastos, que está grávida, esclareceu sobre os mitos e verdades sobre a amamentação, que deixam muitas mães de primeira viagem, confusas sobre o que fazer. A alimentação foi um dos pontos abordados pela nutricionista. “A mulher que amamenta deve beber bastante líquidos ao longo do dia e se alimentar bem. A qualidade da alimentação materna reflete na qualidade do leite materno”.

DSC06966

O enfermeiro José Ronildo ministrou palestra com o tema “Métodos anticoncepcionais na amamentação”.  Segundo explicou, a amamentação exclusiva pode ter efeito contraceptivo. Nesses casos, a mulher pode não menstruar. No entanto, não é confiável, por não saber quando a primeira ovulação pode acontecer.

DSC06965

A primeira dama e secretária municipal de Saúde, Gardênia Oliveira, participou da abertura. Segundo ela, a programação preparada para as mães que estão amamentando segue até a próxima sexta-feira, dia 7, um período importante para incentivar a importância da doação de leite materno nas unidades básicas de saúde do município.

Publicidade

DSC06997

De acordo com orientações do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), é recomendado o aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses de vida do bebê. Segundo os órgãos, o alimento evita diarreias, infecções respiratórias, diminui o risco de alergias e reduz as chances de obesidade, além de conter todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável da criança. A amamentação também ajuda a estreitar os laços entre a mãe e o bebê. Para a mulher, o ato torna-se um importante método anticoncepcional nos primeiros seis meses após o parto e pode auxiliar na prevenção ao câncer de mama. No lado financeiro e ambiental, evita-se a compra de leite e o custo com acessórios (mamadeiras e bicos), que também não serão descartados depois na natureza.

Criada em 1992, a Semana Mundial da Amamentação é desenvolvida em mais de 120 países entre os dias 1º e 07 de agosto de cada ano. No Brasil, a coordenação é feita pelo Ministério da Saúde desde 1999, que adapta a campanha ao contexto nacional.

DSC06985 DSC06974 DSC06998 DSC06999 DSC06994 DSC06996 DSC06995 DSC06991 DSC06986 DSC06987 DSC06989

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS