Connect with us

DESTAQUES

Vila Nova do Piauí sedia 7º Encontro da Associação de Municípios do Vale do Itaim; veja fotos

Publicado

em

A cidade de Vila Nova do Piauí, sediou nesta sexta-feira (07) o 7º Encontro da Associação de Municípios do Vale do Itaim (AMVI). O encontro aconteceu no final da tarde, no Ponto  de Cultura Cidade Poesia, localizado na avenida Central.

A AMVI tem como presidente, o prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva, o Toninho (PSD) , e como vice-presidente, o prefeito de Vila Nova do Piauí, Edilson Edmundo de Brito.

Após a composição da mesa de honra e execução do hino vila-novense, o evento contou na abertura com apresentação cultural do grupo de Hip Hop, New Class e do grupo de dança da Cia de Ballet Alê Dance.

Logo em seguida, declarado aberto, a pauta do encontro tratou sobre problemas financeiros que os municípios estão enfrentando como 1% de setembro (PEC) 391\2017, abordagem sobre a sessão onerosa e reforma da previdência, planejamento municipal  com base nos objetivos de Desenvolvimento sustentável,  pela representante da Seplan, Rejane Tavares, além do Banco do Nordeste, falando sobre parcerias com os municípios.

A reunião foi presidida pelo presidente da AMVI e prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, tendo como palestrante o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura que fez explanações explicativas sobre a problemática em questão.

“Tivemos uma reunião muito positiva onde foi um momento de esclarecer as dúvidas dos mais de 18 prefeitos que estiveram presentes. Parabenizo a organização por mobilizar todos os gestores municipais e desde já quero dizer que são momentos como este que fortalecem o municipalismo. Existem muito desafios para os municípios”, ressaltou o presidente da APPM.

Publicidade

De acordo com o presidente da APPM, dentre os inúmero desafios está redução da parcela do FPM em relação ao ano passado. “Se já não dava no ano passado imagine só neste ano que as coisas aumentaram, tem custo maior e os municípios recebem menos”, apontou.

Jonas Moura no decorrer da palestra citou casos como o Pré Sal que tem sido explorado e no entanto, há questões de maior urgência como abastecimento de água que não ganha prioridade.

“Hoje consegue-se tirar petróleo de com profundidade de 5 mil metros abaixo do mar e não consegue colocar água para abastecer uma cidade de 2 ou 3 mil habitantes […] como é que temos essa tecnologia para tirar um petróleo em muito mil metros de mar adentro e não se tem condições de abastecimento de água?”, questionou.

“Já solicitamos o reforço do DENOCS, da SUDENE e pedimos que retomassem a questão do Programa Minha Casa Minha Vida e a retomada da Ferrovia Transnordestina”, destacou.

A sessão onerosa, pauta do encontro da AMVI, Jonas Moura destacou que o estados e municípios que antes estavam sendo excluídos dos royaltes do petróleo passarão a ter mediante a aprovação do Congresso o valor de 30%, metade para o estado e metade para o município., ou seja, 15% para cada.

Publicidade

Para o prefeito de Vila Nova e vice-presidente da AMVI, Edilson Brito, que fez uso da palavra, declarou que receber  a sétima edição do encontro em sua cidade é uma ocasião ímpar.

“É um grande prazer se reunir com todos os prefeitos da AMVI para ser discutidas questões que são a favor dos municípios como a PEC, FPM, afiliações da APPM”, pontuou.

A AMVI atualmente é composta por 21 municípios. O prefeito de Caridade e presidente da Associação, Toninho, acrescentou que mesmo sendo recém criada, a entidade realiza reuniões frequentes com o intuito de incentivar o trabalho em conjunto buscando melhorias para a região.

“Conseguimos unificar esse entendimento com os colegas prefeitos para aperfeiçoar as gestões com palestras, debatendo ideias com conhecimentos políticos nacionais regionais para que assim tenhamos mais forças com nossos parlamentares e trazer benefícios para nossa região”, ressaltou

Membros da Secretaria Estadual de Planejamento e do Banco do Nordeste explanaram a respeito de investimento para os municípios como  planejamento municipal embasados no desenvolvimento sustentável, apresentado pela representante da SEPLAN, Rejane Tavares, e os membros do Banco do Nordeste trataram sobre o Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar (PRONAF) do Banco do Nordeste, apresentado por Francisco Paulo.

Publicidade

O prefeito de Alegrete do Piauí, Márcio Alencar, falou da importância do evento no tocante ao esclarecimento de dúvidas que acometem muitos gestores.

“Foram esclarecidas muitas dúvidas. Foi uma reunião muito proveitosa por conta de muitos impasses da previdência, da coincidência de mandatos e suas votações. Tivemos reunidos entre si e falamos sobre o problema que nenhuma emenda é aprovada e pelo que entendemos é que essas emendas serão liberadas só depois da aprovação da reforma da previdência”, ressaltou parabenizando o presidente e vice-presidente da AMVI e o presidente da APPM.

O deputado Georgiano Neto em discurso reafirmou compromisso com o prefeito Anfitrião e com os demais municípios destacando que vai trabalhar em prol do avanço e do desenvolvimento.

“Reafirmo o compromisso com prefeito Edilson, com o prefeito Toninho, ao lado do Jonas e de todos os prefeitos parceiros”, reforçou o compromisso Georgiano.

Próximo do encerramento, foi liberado o uso da palavra para os gestores fazer suas colocações. Ocasião em que o prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, falou sobre as condições de trafegabilidade devido ao estado de deterioração das estradas.

“A estrada de Francisco Macedo a Jaicós tem um tráfego grande e passa em média de 16 a 20 carretas carregadas com milho. A estradas estão todas esburacadas. Não temos mais estradas”, lamentou.

Publicidade

Também no uso da palavra o prefeito Agenilson Dias, gestor de Patos do Piauí, fez um desabafo no tocante às condições das estradas.

“Nós prefeito daquela região de Betânia, Queimada Nova, Paulistana, se não agirmos logo a BR voltará a ser o que era há 20 anos atrás porque o serviço que está sendo feito lá não é de segurança […] precisamos levar a causa para o Ministério do Transporte”, frisou.

O deputado estadual Nerinho, também discursou e declarou apoio para os municípios.

“Podem contar comigo e juntamente com a força parlamentar no deputado Georgiano Neto vamos contribuir porque essa união entre legislativo executivo tem que se fortalecer mais”, frisou Nerinho.

Logo após o evento foi servido um jantar para todos que prestigiaram o encontro em sua sétima edição.

Publicidade

Estiveram presentes: o deputado Georgiano Neto; o deputado Nerinho; o prefeito de Caridade Toninho; o prefeito de Vila Nova, Edilson Brito; o vice-prefeito Antônio Tiago; o ex-prefeito de Vila Nova Arinaldo Leal; o prefeito de Marcolândia, Francisco Pedro de Araújo, o Chico Pitu; o prefeito de Massapê, Francisco Epifânio de Carvalho; o prefeito de Padre José Valdinar da Silva; o prefeito de Santa Cruz, Barroso Neto; o prefeito de Belém, Ademar Aluísio;o prefeito de Jacobina do Piauí, Gederlânio Rodrigues; o prefeito de Jaicós, Neném de Edite; o gestor de Campo Grande do Piauí, João Batista, o Baiá; o prefeito de Caldeirão Grande do Piauí, João Vianney;  o prefeito de Santo Inácio do Piauí, Tairo Mesquita;  o prefeito de São Luís, Renato Pio; o prefeito de Alegrete do Piauí, Márcio Alencar; o prefeito de Patos, Agenilson Dias; o prefeito de Queimada Nova, Raimundo Júlio; o assessor de projetos especiais, Raimundo Leite, representando o prefeito de Simões, autoridades municipais, lideranças políticas, vereadores e o povo em geral.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS