Connect with us

Vila Nova do Piauí

VILA NOVA | Formações e palestras marcam 2º, 3º e 4º dia da Semana Pedagógica; veja fotos

Publicado

em

Durante toda esta quarta-feira, 05 de fevereiro, no Ponto de Cultura Cidade Poesia, em Vila Nova do Piauí, foi realizado mais um evento da Semana Pedagógica. Trata-se da palestra ministrada pelo professor e palestrante, Rafael Santos, sobre Promoção de Igualdade Racial. O evento que iniciou às 08h e prosseguiu até as 17h integra a programação em seu terceiro dia.

A secretária de Educação, Antônia Maria, disse que neste ano a Semana Pedagógica traz temas muito relevantes que primam para melhor qualidade e desenvolvimento de forma eficaz dos educandos que são repassados pelos docentes, e, estes profissionais, tornarão mais capacitados, tanto para o âmbito escolar como para o cotidiano, na vida pessoal.

“São temas que vemos como importantes para o desenvolvimento profissional e certamente vai facilitar na lida diária em sala de aula, porque terão um olhar mais apurado para questões que estamos vivendo diariamente”, pontua.

De acordo o palestrante, o evento teve como objetivo mostrar resultados e ações desenvolvidas nas escolas do município no tocante à cultura afro-brasileira. “Tratamos também sobre a lei 10.639 que estabelece a obrigatoriedade de inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino sobre a temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, bem como a educação antirracista que visa combater todos os tipos de preconceitos e discriminações, não apenas no ambiente escolar,  mas também envolvendo famílias e a comunidade em geral”, explicou.

Foram apresentados três eixos temáticos divididos em grupos de docentes de Vila Nova, são eles: Valorização da cultura e estética negra na escola; Inclusão da história africana e afro-brasileira no currículo escolar e educação antirracista no ambiente escolar.

De acordo com o professor Rafael, os grupos devem trabalhar ao longo do ano letivo ações embasadas na temática conforme determina o Selo Unicef.

Publicidade

A professora, Maria Cândida, docente da Unidade Escolar Sabino Gomes de Lima que representou o grupo 2 enfatizou a importância do currículo escolar e defendeu a lei 10.639 que trabalha as disciplinas de História, Arte e Literatura. Para a docente, devem ser desenvolvidas ações mais aprofundadas, não limitando-se apenas nas teorias disciplinares.

“Devemos trabalhar nossa identidade, formação do povo brasileiro que tem mais a ver com a matriz africana do que matriz europeia e asiática. Trabalhar isso no currículo é uma ação afirmativa de reparação e produção do conhecimento sobre a história do nosso país, sobre a nossa história e assim incluímos o calendário africano, valorização das personalidades afro-brasileiras, legado africano, cultura, potencializar a história e garantir pertencimento histórico”, ressaltou pontuando questões sobre a formação da consciência histórica, auto reconhecimento do povo e as ações que a escola possa fortalecer para que assim o currículo consolide-as.

Esmeralda Araújo é professora da Unidade Zacarias Manoel da Silva e junto ao grupo explanou questões sobre raça, principalmente, na criação de soluções a serem implantadas nas escolas e desenvolvidas para o conhecimento da população.

“É importante que alunos trabalhem nas escolas, principalmente no ensino infantil sobe a cultura africana porque isso faz com que eles aprendam, tenham mais respeitos pelos colegas e melhor convivência entre si, facilitando aos professores o ensino aos discentes e à população em geral”, disse Esmeralda.

A aluna que ingressará no 7º ano na escola Sabino Gomes de Lima, Maria Laura, defende o conhecimento sobre a história e a prática cotidiana nas escolas como parte do currículo, defendendo a valorização pelo povo de matriz africana.

Publicidade

“Estamos falando não apenas de pessoas negras e sim de nossas descendências que foram massacradas, escravizadas, trazidas dos seus países para trabalhar como escravos. Eles trouxeram boas influências e hoje posso dizer que sou conscientizada. Sendo inclusas nas disciplinas será mais relevante porque nosso povo e a África pede isso”, salientou.

Dando continuidade a programação, nesta quinta-feira, 06 de fevereiro, das 08h às 17h, foi apresentado o resultado 7: Promoção de direitos sexuais e reprodutivos, ministrado pelo enfermeiro Dayro Coutinho. Ele explica que há necessidade que os professores tenham suportes para sentirem-se preparados para trabalhar a temática no âmbito escolar.

“Trabalhamos aqui o direitos das pessoas manifestarem sua sexualidade da forma que entenderem, a questão do direito reprodutivo – o direito de julgar se pretendem ou não ter filhos, bem como a quantidade e periodicidade (intervalo de um filho para outro), quais métodos contraceptivos utilizar. Trouxemos essa visão para os professores para que tenham embasamento técnico e pedagógico para trabalharem no ambiente e sala de aula”, disse.

A didática utilizada conforme explicou Dayro, no primeiro momento foi uma dinâmica reflexiva com os docentes  de como foi esse processo na época em que eram adolescentes, no olhar da família e no ambiente escolar. “Detectamos que a maioria não teve esse aparato e formação familiar de conversa e diálogo devido a vergonha dos pais de tratar sobre temas nessa amplitude e, ainda acontece, apesar da evolução social. Pontuamos cada direito sexual e reprodutivo, assim como os direitos assegurados pelas leis para os adolescentes”, acrescentou.

Dentro da metologia foi trabalhada a subdivisão do grupo em subgrupos, desenvolvida com objetivo de fazer com que os membros ministrassem aulas para mostrar como o tema é tratado. Entretanto, houve roda de conversa para pontuar termos acertados e corrigir aqueles em que houvesse necessidade.

Publicidade

Ao final do evento desta quinta-feira, foi realizada gincana com a finalidade de promover interação entre os participantes com conteúdo de forma dinâmica e interativa.

Vale ressaltar que na última terça-feira (04), a psicóloga Rosana e a assistente social, Alessandra, ministraram palestra para auxiliares de serviços gerais, motoristas, monitores de ônibus, secretários de escolas, diretores e coordenadores.

À tarde, foi realizada oficina com tema “Primeira Infância Valorizada”. Por voltas das 18h, foi apresentado o resultado 8: Estratégias para redução de idade/séries com o palestrante Washington Luís.

Veja fotos desta quarta-feira, 05 de fevereiro. Logo abaixo confira fotos desta quinta-feira, dia 06.

_Veja Fotos desta quinta-feira, dia 06 de fevereiro

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS