Connect with us

Vila Nova do Piauí

VILA NOVA | Poetisa e cordelista, Ilza Bezerra estará presente nesta quinta (19), na Biblioteca Patativa do Assaré

Publicado

em

Em alusão as comemorações do aniversário de 18 anos da Biblioteca Municipal Patativa do Assaré, em Vila Nova do Piauí  uma rica programação foi preparada para celebrar o seu aniversário. Na próxima quinta feira, 19 de setembro, será realizada na sede da biblioteca apresentação do grupo AJA, uma palestra a ser ministrada pela sindicalista Sandra Leal com o tema “Mulheres na luta pela superação das desigualdades”.

Após palestra haverá um bate-papo intermediado pela professora Marli Veloso. Na ocasião estarão presentes seis importantes nomes das artes e da militância social entre eles, a poetisa e cordelista Maria Ilza Bezerra acompanhado dos literatos Samuel Nascimento, Honorato Lima, Regivalda Sousa e o cantor, poeta e escritor Pedro Munhoz.

Durante o bate-papo, Ilza Bezerra irá contar um pouco sobre da sua história, do seu gosto pela leitura e as suas obras enriquecendo o público presente com os mais diversos temas sobre a literatura e os romances de cordel junto a sua trajetória como escritora, cordelista e poetisa.

Conheça a história e obras de Maria Ilza Berezza

Maria Ilza Bezerra nasceu em Fronteiras-PI, no dia 22 de dezembro de 1959. Foi alfabetizada pela sua mãe, uma costureira. O seu primeiro contato com a leitura foi através dos romances de cordel, dentre eles: Iracema, O Pavão Misterioso, Coco Verde e Melancia…

Publicidade

Ilza lia diariamente para seus parentes, vizinhos idosos e crianças as mais diversas histórias de romances. Através do seu gosto pela leitura e frequentando espaços de leituras, conheceu o seu primeiro namorado numa roda de cordel. Mais tarde, viajando pelos livros descobriu os clássicos da Literatura Brasileira, Portuguesa e Universal.

Há cada 12 anos Ilza Bezerra muda o seu endereço, hoje está residindo em Picos-PI. Ela relata que: “Não sou árvore para fincar raízes, quando alguém me pergunta de onde sou, só tenho uma resposta, sou do mundo”. A escrita em versos de cordéis transmitem os seus pensamentos como uma espécie de porta-voz. As suas histórias envolvendo o passado, o presente e o futuro.

Ilza Bezerra é autora de sete narrativas de cordel: “Nas Garras do Gavião”, “Romeu e Julieta”, “Maria das Tiras”, “A Saga de Antônio dos Andores”, “Dona Guidé, uma mulher sem fronteiras”, “Irmã Helena em versos de cordel” e “Juanita das Sete Eiras”, a sua última obra.

Pela sua experiência com leitura e escrita de cordel, atualmente ministra palestras e oficinas envolvendo os mais diversos temas de cordel.

Confira as imagens:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS