Connect with us

POLÍCIA

Cerca de 75 presos fogem de presídio do Piauí depois de rebelião

Publicado

em

Um total de 75 presos fugiram da Penitenciaria Regional Luis Gonzaga Rebelo, na cidade de Esperantina, depois de motim nesta sexta-feira (06). A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários, que finalizaram a contagem e vistoria dos detentos, após rebelião ser controlada.

Presídio de Esperantina
Presídio de Esperantina

A rebelião aconteceu nesta sexta-feira e envolveu quase 400 detentos, que conseguiram tomar conta de toda a estrutura do presídio. De acordo com o presidente do Sinpoljuspi, José Roberto, no momento do incidente apenas nove agentes penitenciários estavam no local.

O motim iniciou por volta das 16h e foi controlada no início da noite, depois da entrada da tropa de choque no presídio.

Veja lista de detentos fugitivos:

Depois de motim, autoridades do Piauí são notificadas

O Sindicato dos Agentes Penitenciários informou que a comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) oficiou formalmente as autoridades do Piauí, para requerer informações sobre a situação dos detentos e dos profissionais de segurança pública depois da rebelião na Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina.

Plenário da Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara dos Deputados

O procurador-geral de Justiça Cleandro Moura e do secretário de Justiça, Daniel Oliveira, que foram contatados pela comissão. O presidente da CDHM, deputado Paulão (PT-AL), que está em diligência no estado do Pará, manterá contato permanente com o governador do Piauí, Wellington Dias, e com a senadora Regina Sousa (PT-PI), presidente da Comissão de Direitos Humanos no Senado Federal, e colocou a assessoria técnica da Comissão à disposição no acompanhamento dos desdobramentos deste episódio como prioridade durante o fim de semana, avaliando eventuais novas medidas no âmbito do colegiado parlamentar.

Detentos ficam gravemente feridos

Na manhã de ontem, três detentos ficaram gravemente feridos depois de um motim dentro da Penitenciaria Regional Luis Gonzaga Rebelo, na cidade de Esperantina. A briga aconteceu no interior do Pavilhão D e envolveu vários detentos. O local ficou totalmente destruído.

De acordo com Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) havia um conflito entre detentos do grupo do pavilhão C e D, o qual os presos da ala C quebraram a parede da cela do pavilhão D com o objetivo de matar sete detentos deste último pavilhão. Apenas cinco agentes penitenciários para conter 420 presos, que dentre esses, segundo o presidente do sindicato, José Roberto, mais da metade estavam em conflito na unidade prisional.

Caos no Sistema Penitenciário do Piauí

O Sistema Prisional do Piauí tem passado por diversos casos polêmicos. Recentemente, uma criança foi encontrada dentro da cela de um detento na Colônia Agrícola Major César, o que repercutiu nacionalmente.

Publicidade

Depois disso, o Sindicato dos Agentes Penitenciários e a Secretaria de Justiça iniciaram um conflito sobre a responsabilidade da entrada da criança no local.

Em uma enquete realizada nessa quarta-feira (04) pelo Portal AZ, através da sua página no Instagram, 58% dos internautas afirmaram ser a favor do afastamento do secretário de Justiça Daniel Oliveira.

Ontem (06), agentes penitenciários denunciaram que o gerente da Casa de Custódia, Jean Carlos Rodrigues Bezerra, baixou portaria em 31 de março estabelecendo que visitas infantis no ginásio [da instituição penal] ocorreriam sem prévio agendamento, não sendo assim necessária a autorização do serviço social.

Em contraponto, o Governo do Piauí informou que no mesmo dia essa portaria foi retificada não chegando a ser implantada.

Fonte: Portal AZ

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS