Connect with us

POLÍCIA

Empresário suspeito de ser mandante de homicídio é absolvido no Piauí

Publicado

em

O Conselho de Sentença do Tribunal do Júri da Comarca de Piripiri absolveu, nesta segunda-feira (07/11), o réu Valfrido Uchôa Marcos, empresário de 67 anos. Ele respondia ao processo sob a acusação de ser o mandante do assassinato de Francisco Antônio Pinto, conhecido como “Totico”, ocorrido há cerca de 17 anos. Ele foi baleado na porta de casa quando estava com familiares.

O julgamento foi presidido pelo juiz Antônio Oliveira. Ao final da sessão, a maioria dos jurados votou pela absolvição de Valfrido, diante de dúvidas levantadas pela defesa, que fez o seu papel de buscar convencer os jurados. Em sua versão, o réu disse que o combinado com a dupla que executou o crime seria dar somente uma ‘prensa’ e que se surpreendeu com o resultado da ação. 

O crime ocorreu no bairro Prado, em fevereiro de 2005. Segundo denúncia do Ministério Público, a vítima foi surpreendida por dois indivíduos, Zé Carlos (Ceará) e Odali, que efetuaram disparos de arma de fogo e ainda pegaram um relógio do braço de Totico. Eles fugiram em seguida pela BR-343. Um dos filhos da vítima ainda foi atrás, mas sem êxito. A PRF, em Teresina, prendeu a dupla, que confessou. 

A acusação buscou mostrar que declarações de Odali (que, antes do crime em Piripiri, já era foragido por homicídio e até foi destaque no Linha Direta, da Globo) apontavam que Valfrido seria o mandante do homicídio. Já a mostrou contradição de depoimentos de Odali, que, em sua primeira fala, na delegacia, não incriminou Valfilho e, depois, no presídio, teria tentado extorquir ele, por meio de uma carta, para manter essa versão inicial. Sem resposta ao pedido, depoimento seguinte já colocava o empresário como mandante e que a intenção seria realmente de homicídio.

Valfrido disse ainda que ele havia lhe dado nome falso e não conhecia seu histórico de homicida.    

Publicidade

Desentendimento entre Valfrido x Totico

Valfrido estava em Piripiri e deixou o carro em via pública, se deparando com o veículo arrombado e o sumiço de pertences que estavam no interior e ainda a bateria do veículo. Totico disse que chegou a ver os indivíduos que realizaram a ação. Valfrido esperou a colaboração para a ajuda. Houve conversa e desentendimento. Valfrido passou a acreditar que Totico teria participação não ação ou na receptação do material, reforçando mais ainda esse desentendimento. 

Valfrido disse, no Fórum, que trouxe Zé Carlos e Odali “somente para dar uma prensa”, para que ele revelasse informações sobre os pertences levados do veículo. 

A promotoria revelou que Zé Carlos foi condenado em 2010 e foi assassinado dias depois do julgamento. Odali foi condenado a 19 anos de prisão. 

Fonte: 180 graus/As informações são do Piripiri Repórter.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS