Connect with us

DESTAQUES

Major Felipe assume Batalhão de Picos e deflagra operação Vale do Guaribas

Publicado

em

O novo comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Picos concedeu entrevista à imprensa local, na manhã desta sexta-feira (10), no próprio quartel policial, a fim de se apresentar à sociedade e explanar os planos para o município.

Major Felipe Oliveira, 41 anos, assume o lugar do Coronel Edwaldo Viana, que foi exonerado esta semana. O novo comandante já teve passagem por Picos e atuava em um município da região há dez anos.

Major Felipe Oliveira

“Em 2008 adentrei ao sertão do Piauí através do 4º BPM, assumi, à época, o comando do Rocad, que deu origem a atual Força Tática, e durante dois anos trabalhei aqui. Em 2010 fui comandar a CIPM, que virou o 20º BPM lá em Paulistana, onde ficamos até a presente data. Lá, graças a Deus, conseguimos fazer um trabalho de estruturação com a implantação de uma filosofia de trabalho que, pelo menos em termo de reconhecimento da sociedade e da instituição, eu julgo, com toda modéstia, uma linha de trabalho exitosa”, disse ele.

O major da PM, ao aceitar o convite do Comando Geral da PMPI, pediu reforço para iniciar operações na cidade, a fim de observar de perto a atual conjuntura criminosa, pois, destaca ele, está diferente do que a que enfrentou há dez anos.

Policiais da capital que atuarão na operação Vale do Guaribas

“Quando fomos em Teresina aceitar o convite do nosso Comandante Geral, solicitamos um reforço para que pudéssemos nos inteirar operacionalmente no serviço de todas as demandas e das peculiaridades da cidade de Picos. Ainda não tive tempo para sentar com o serviço de inteligência e mapear os pontos de drogas, mas, ladeado por esses grandes homens, tenho certeza de que faremos um bom trabalho em Picos. Em 2008 fizemos grandes apreensões de drogas, onde eu era linha de frente na Força Tática à época, mas dez anos depois não nos encontramos no mesmo contexto. Contudo, daqui a alguns dias já estarei com pontos identificados”, afirmou.

Publicidade

Residente em Picos há 12 anos, Major Felipe disse conhecer os policiais do 4º BPM e disse esperar ser bem recebido pelos mesmos. “Além disso, espero empenhar, ladeado por esses grandes homens, um trabalho que a população de Picos se dê por satisfeita”.

Junto ao reforço de 21 policiais militares, veio o Coordenador Geral de Operações da PMPI, o Coronel Márcio. Ele declarou que seis equipes vieram prestar auxílio ao novo comando neste primeiro momento: Bope, Rone, Batalhão Tático aéreo Policial, Força Tática do Promorar e o Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual.

Coronel Márcio, coordenador geral de Operações da PMPI

Serão 30 dias de trabalho em todos os turnos. “Essa operação visa trazer uma tranquilidade para a população de Picos por conta da comoção que houve com a troca de comandos que, para nós, é natural, faz parte da carreira militar. Mas como houve comoção, o comandante mandou-nos garantir à sociedade de Picos que os olhos policiais estão voltados para os problemas e demandas de segurança pública da cidade”, disse o Coronel Márcio.

Ele pediu a compreensão da sociedade, pois a operação é de reforço e vai agir com um grau a mais de “severidade”.  “Pedimos a compreensão e colaboração da sociedade, pois todos os dias, em todos os horários, estaremos na rua. Sempre haverá viaturas à disposição, e fazendo o policiamento com abordagens, blitzen, barreiras, vistoria veicular, busca pessoal, por isso precisamos da parceria da população para que entendam que não é um rigor maior, mas uma proteção maior que estendemos à região de Picos”, destacou.

Veículos que vieram para reforço

Ele disse ainda que todos os passos serão coordenados juntos ao novo comandante que já tem buscado informações sobre as áreas mais necessitadas de policiamento em Picos.

Publicidade

“Estaremos trabalhando coordenados com o comandante do 4º BPM que já está tomando pé da situação aqui, vendo com os oficiais as manchas criminais, locais de maiores incidências, vamos cuidar da rede bancária e comercial também. Nosso policiamento chega para reforçar essas áreas mais sensíveis, trazendo essa garantia de segurança à sociedade de Picos”, finalizou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS