Connect with us

POLÍCIA

Teresina fica a baixo da média nacional de assassinatos na adolescência

Publicado

em

Quatro cidades no Nordeste lideram o ranking das capitais brasileiras com maiores índices de homicídio na adolescência, segundo estudo divulgado nesta quarta-feira (28).

Fortaleza ocupa o topo da lista, com índice de 9,92 mortes para cada grupo de mil pessoas entre 12 e 18 anos. Em seguida estão Maceió, com taxa de 9,37, Salvador, com 8,32, e João Pessoa, com 6,49.

Segundo a ministra Ideli Salvatti, o crescimento econômico do Nordeste é um dos motivos pelos quais a violência contra jovens cresceu na região: “Existe uma combinação de fatores. Indiscutivelmente, o crime vai para onde tem o dinheiro. O Produto Interno Bruto do Nordeste cresceu muito acima da média nos últimos anos.”

Para Ignacio Cano, antropólogo e um dos coordenadores da pesquisa, a violência aumenta especialmente nas áreas urbanas. “Esses núcleos geram economias diversas, inclusive a economia do crime, o que está associado à violência. Você tem um paradoxo entre cidades ricas, que crescem muito e recebem muita população, mas ao mesmo tempo geram mais violência”, disse.

Segundo o estudo produzido com base em dados de 2012, mais de 42 mil adolescentes de 12 a 18 anos correm risco de serem assassinados nos municípios brasileiros com mais de cem mil habitantes. A projeção diz respeito ao período entre 2013 e 2019.

Publicidade

O índice médio brasileiro é de 3,32. Isso significa que, para cada grupo de mil pessoas com 12 anos completos em 2012, 3,32 devem morrer antes de completarem 19 anos. A taxa representa aumento de 17% em relação a 2011, quando o índice estava em 2,84.

O levantamento foi feito por meio de uma parceria entre a Unicef, a SDH (Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República), a ONG Observatório de Favelas e o LAV-Uerj (Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro).1

Fonte:UOL

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS