Connect with us

Picos

Após a retotalização dos votos, Antônio Moura é diplomado e empossado como vereador de Picos

Publicado

em

Diplomado na manhã desta sexta-feira, 11 de fevereiro, após a retotalização dos votos da eleição municipal de 2020 em Picos, Antônio Moura Martins (PCdoB), foi empossado no início da tarde de hoje como vereador de Picos.

A posse estava prevista para acontecer apenas segunda-feira, 14, mas acabou sendo antecipada pela Câmara Municipal para à tarde hoje.

A retotalização provocou mudanças na Câmara Municipal de Picos, sendo que, Antônio Moura assume o cargo de vereador e Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato (PT), deixa o cargo e se torna primeiro suplente do Partido dos Trabalhadores.

Diplomação – Foto: Divulgação

Em entrevista ao Portal Cidades na Net, Antônio Moura comentou que a posse seria realizada na próxima segunda-feira, 14, devido alguns aspectos burocráticos. Porém, os mesmos foram solucionados e a Câmara de Picos antecipou a posse.

“Estive no TRE assistindo a retotalização dos votos, e em seguida, fui diplomado. Viemos protocolar o pedido aqui na Câmara, e a posse havia sido marcada para segunda-feira, 14, mas acabei sendo empossado hoje”, afirmou.

Foto: Divulgação

Antônio Moura também comentou sobre a expectativa de retornar a Câmara Municipal de Picos. Segundo ele, a intenção é voltar com o mesmo entusiasmo para trabalhar pelo povo de picoense.

“Estávamos lutando há mais de um ano, naquela incerteza se daria certo, e agora graças a Deus deu certo. Estamos voltando para continuar um trabalho que comecei em 2017 quando assumi pela primeira vez, como suplente, em tempos alternados, mas somando tudo, tivemos um ano e um mês. Naquela oportunidade a gente começou um trabalho de luta pelas comunidades, pela nossa cidade, através de requerimentos e projetos. Agora estamos voltando com o mesmo entusiasmo para retomar esse trabalho”, pontuou.

Publicidade

Relembre o caso

Em setembro de 2020, o juiz eleitoral Fabrício Paulo Cysne de Novaes, titular da 10ª Zona Eleitoral de Picos, decidiu pela anulação da convenção partidária do PC do B de Picos, em relação aos candidatos aos cargos proporcionais.  A decisão veio após Raniery Lima, sobrinho do ex-prefeito de Picos, Padre Walmir, recorrer à Justiça Eleitoral após não ter seu nome homologado como candidato a vereador pela sigla.

Diante disso, o partido entrou com um recurso junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) pedindo para que a convenção fosse validada, e como consequência disso, Antônio Moura assumisse uma cadeira na Câmara Municipal de Picos.

No dia 28 de setembro de 2021, por unanimidade, o TRE decidiu pela validação da convenção partidária, sendo necessária uma nova contagem de votos, e desta forma, o candidato Antônio Moura seria diplomado e empossado vereador de Picos.

Matérias relacionadas

Justiça Eleitoral acata pedido de Raniery Lima e anula convenção do PC do B em Picos

TRE julga válida convenção do PCdoB e Antônio Moura ocupará cadeira na Câmara de Picos

Publicidade

Eleições 2020

Nas eleições municipais de 2020, Antônio Moura havia sido escolhido por 581 picoenses para exercer o cargo de vereador do município, representando 1,38% dos votos válidos. Já Renato obteve 1.062 votos, sendo o último a ser declarado eleito por média.

Facebook

MAIS ACESSADAS