Connect with us

Caridade do Piauí

Câmara de Caridade aprova reajuste salarial dos servidores da Educação; presidente anuncia que vai deixar a política

Publicado

em

Em sessão ordinária realizada na tarde da última terça-feira, 27, a Câmara Municipal de Caridade do Piauí discutiu, votou e aprovou por unanimidade, o Projeto de Lei 233/2018, de autoria do Poder Executivo Municipal, que trata da alteração dos vencimentos dos servidores municipais da Educação.

Conforme o PL, o piso salarial dos profissionais do magistério público ficou estabelecido em R$ 2.455,35. Para os servidores com vencimento atual igual ao salário mínimo, o valor foi atualizado de acordo com o valor nacional, de R$ 954,00. Ainda de acordo com o Projeto, os vencimentos das diversas classes de servidores e suas vantagens obedecerão ao Plano de Carreira da Categoria.

Três vereadores se pronunciaram na sessão. O vereador Francisco Manoel de Sousa Neto, o Tico Neto, manifestou sua satisfação com sucesso da escolinha de futebol, fruto do seu trabalho. “Já conseguimos levar alguns atletas para fazer testes fora de Caridade, e se Deus quiser, vamos levar mais. Estamos lutando e queria pedir o apoio de vocês. Meu colega [vereador] Mazinho nos ajudou doando o carro para levar os atletas para o Crato. É um trabalho que não é só meu, quanto mais união, nós vamos conseguir mais frutos para Caridade”, disse.

O parlamentar fez um apelo aos jovens. “Estamos chegando no período da Semana Santa. Queria pedir aos jovens que reflitam melhor, evitem o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. O que parece é que a Semana Santa está com sendo confundida com as festas carnavalescas. É que o pessoal tenha mais um pouco de consciência”, pontuou. Ao finalizar, o vereador Tico Neto comentou sobre o seu apoio aos Projeto de Lei aprovado na sessão. “O que foram a favor e para o bem dos servidores estarei a favor”, disse.

Em seguida, o vereador presidente da mesa diretora, Wellington da Silva Santos, se pronunciou. Em sua fala, ele parabenizou o vereador Tico Neto pela colaboração e incentivo aos jovens no município através do futebol. “Quando você cria oportunidade como essa, você está dando a oportunidade para que as pessoas pensem de forma diferente e a oportunidade de mudar a realidade da vida dos jovens e das suas famílias. Se eu tiver o prazer de ver uma pessoa de nosso município se destacar no futebol, me sentirei imensamente satisfeito”, disse.

Publicidade

Wellington reforçou as palavras do vereador Tico Neto sobre a Semana Santa e também fez um apelo. “Levem consigo sentimento de respeito nesse período que representa a morte de Jesus. As pessoas acabam confundindo e acham que é uma data festiva. Infelizmente estão sendo esquecido os princípios da religiosidade, do respeito”, disse, cobrando das autoridades responsáveis, que seja mantido o silêncio e o respeito às igrejas e as famílias. “O meu desejo é que a gente possa realmente vivenciar uma semana que seja santa”, afirmou.

O presidente da Casa comentou sobre a importância do Projeto de Lei aprovado na sessão, que trata do reajuste salarial dos professores e demais servidores da Educação e regulamenta a lei do piso salarial do magistério, segundo ele, um dos maiores ganhos da classe dos professores. O parlamentar informou que os servidores receberão o reajuste retroativo ao mês de janeiro. “Já vai para folha de pagamento deste mês de março”, disse.

Em seu pronunciamento, Wellington anunciou oficialmente sua saída da política. “Vou me retirar da vida política, não por insatisfação, é apenas uma decisão pessoal. Quero ter tempo para cuidar da minha vida pessoal, da minha família. […] Estou em política desde os 18 anos e sempre dediquei todo o tempo esse tempo à política. Me sinto realizado na política. Eu tinha um sonho, mas já me desiludi. Por isso me sinto realizado, por que na política fiz muitas amizades e consegui vencer as três eleições de cabeça erguida, e isso é uma grande vantagem. […] Quem sabe do futuro é Deus, mas o meu pensamento hoje é esse, me dedicar a minha vida pessoal e as minhas coisas”, declarou o presidente.

A última a se pronunciar na sessão foi a vereadora Maria da Silva, a Bilú, como é conhecida. Em sua fala, ela parabenizou ao vereador Tico Bento pela luta em favor dos jovens através do futebol, e ao vereador Mazinho por também estar apoiando e colaborando com a realização de um sonho dos jovens em se tornarem atletas profissionais. A vereadora também se dispôs a colaborar.

A vereadora aproveitou a oportunidade para desejar a todos uma Semana Santa de muita paz. “Que o senhor Jesus possa proteger e abençoar todos nós e as nossas famílias. Que os jovens não tirem esse tempo para as festas e bebedeiras e que possam se voltar mais para Deus. As tradições estão sendo deixadas para trás”, pontuou. Bilú também reafirmou seu apoio ao Projeto de Lei aprovado na sessão. “Tudo o que vier para beneficiar a educação e aos professores, sempre estarei de acordo, pois tudo que vem para eles é pouco diante do trabalho que fazem”, finalizou.

Publicidade

_Fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS