Connect with us

Legislativo em Foco

Câmara de Patos do Piauí volta aos trabalhos e aprova Indicação ao Executivo

Publicado

em

Após o recesso legislativo do mês de julho, a Câmara de Vereadores do município de Patos do Piauí voltou aos trabalhos no último sábado (5), em sessão ordinária presidida pelo vereador Adalberto José Lopes (PSB), e que contou com as presenças do prefeito Agenilson Dias (PSB), do vice-prefeito Saulino Reis (PMDB) e dos demais membros do Legislativo Municipal.

No primeiro expediente, foi apresentado no plenário e encaminhado para apreciação das Comissões permanentes da Casa o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo Municipal, que dispõe sobre a política de acesso às informações públicas no âmbito do município de Patos, instituindo regras complementares às normas estabelecidas pela Lei Federal 12.527/2011.

Ainda no expediente, o plenário discutiu e aprovou uma Indicação de autoria do vereador José Wilson Vieira da Silva (PTB). No documento, aprovado por unanimidade, o parlamentar sugere ao Governo Municipal a doação dos prédios das escolas públicas municipais desativadas para associações de moradores, criadores, apicultores ou outras associações de cada região onde se localizam, e até mesmo a famílias comprovadamente carentes, devendo, ambas as doações, respeitar a Constituição Federal e o Código Civil.

O objetivo, segundo o vereador autor, é dar utilidade adequada aos prédios desativados que, com o tempo, tendem e a deteriorar. “A doação às associações é o incentivo ao desenvolvimento do município, e a doação às pessoas carentes, contribui na melhoria de condições de vida das famílias beneficiadas”, disse.

No segundo expediente, os vereadores ocuparam a tribuna da Casa, abordando assuntos diversos em seus pronunciamentos. A primeira parlamentar a discursar foi a vereadora Zuleide Costa (PSB). Em rápidas palavras, ela saudou a todos os presentes e falou da alegria de estar de volta aos trabalhos. “Estamos voltando do recesso para dar continuidade aos trabalhos, e vamos continuar servindo à população. Espero que o segundo período possa ser ainda mais produtivo e que o nosso trabalho venha a beneficiar a população de Patos do Piauí”, disse, destacando, ainda, o trabalho de recuperação das estradas vicinais que está sendo realizado pela Prefeitura Municipal.

Publicidade

O vereador Antônio Rufino (Tonhão – PSB) também foi breve. Ele saudou a todos os presentes e disse que volta para o segundo período legislativo mas alegre e disposição para trabalhar pelo município. O vereador frisou que o município tem avançado nos últimos dias, com o andamento de obras que estavam paralisadas e início de mais obras. “Fico satisfeito com tudo que tá acontecendo em nosso município. Vamos pedir a Deus que continue assim, tudo dando certo…. isso é muito importante”, finalizou.

O vereador líder do prefeito na Câmara, José Hélio dos Santos (Helinho – PDT), saudou a todos os presentes e agradeceu pela oportunidade de estar voltando aos trabalhos no segundo período do ano legislativo. Ele afirmou que os seis primeiros meses do ano foi um período difícil, diante da crise nacional, mas frisou que o município de Patos começa a dar sinal de melhorias. “Muitas obras que estavam paradas e agora foram retomadas. Acredito que até o final do ano ainda teremos muitas obras nesse município”, pontuou.

Em seguida, Helinho trouxe esclarecimentos sobre a realização da campanha de vacinação contra a Influenza, em resposta ao pronunciamento da vereadora Luzitânia Dias na sessão anterior. O parlamentar leu um relatório informativo sobre a campanha, trazendo dados da mobilização no município. Segundo o parlamentar, por falta de vacina, a campanha sofreu atraso e salientou que o município fez um esforço para atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, citando nomes de várias pessoas que foram vacinadas, afirmando, ainda, que não foi feita a política com a vacinação, conforme foi insinuado pela vereadora da oposição.

Helinho também esclareceu sobre a função de Janete Dias dentro da administração, que por exercer o cargo de controladora geral tem atuação em todos os órgãos do município; e sobre a iniciativa da Prefeitura Municipal em solicitar junto a Agespisa solicitando uma visita técnica para vistoriar e avaliar os estragos na base de estrutura da caixa d’água na sede e o consequente risco de desabamento. Segundo o vereador, o ofício foi encaminhado no dia 04 de novembro de 2014. “O município também está preocupado com essa situação e já tinha notificado a Agespisa do problema”, disse.

A vereadora Luzitânia Dias foi a primeira oposicionista a se pronunciar na sessão. Ela saudou a todos os presentes e agradeceu a Deus pela oportunidade de retornar aos nossos trabalhos. Em seguida, fez referência ao pronunciamento do vereador Helinho, afirmando que há mais de seis anos trabalha como agente comunitária de saúde e conhece as pessoas que se enquadram no perfil da vacina. “Não há necessidade até mesmo de explicar, porque meu trabalho é avisar as pessoas que se enquadram no perfil sobre a campanha e isso eu conheço muito bem”, pontuou.  Taninha, como é conhecida, voltou a afirmar que a maioria das pessoas vacinadas são ligadas à gestão.

Publicidade

A vereadora pediu ao prefeito os trabalhos de recuperação do calçamento também seja realizado no povoado Cajueiro e reclamou da insegurança no município. “Até dias atrás nem viatura tinha para nosso município. Patos está precisando muito de reforço na segurança”, disse. Outra reivindicação foi a eletrificação do Cemitério Municipal da cidade. Ela finalizou seu pronunciamento lamentando a morte do médico Zé Soares.

Wilson Vieira da Silva (PTB), líder da oposição, saudou a todos, agradeceu a Deus pelo retorno aos trabalhos e falou da expectativa de um período de bons resultados. Ele cobrou a respeito de um projeto aprovado na Câmara, indagando se o mesmo foi sancionado e também comentou sobre a questão da caixa d’água da sede. Segundo ele, o fato da prefeitura já ter cobrado providências não exime a responsabilidade e o seu direito de também cobrar soluções do Executivo.

O vereador falou sobre o anúncio da retomada do Programa Luz para Todos e disse esperar que Patos esteja entre os municípios. “Esperamos que o nosso município seja contemplado e termine essa dificuldade que os moradores de regiões como o Poço do Boi, que não tem energia”. Em sua fala, Wilson reivindicou  a poda das árvores, citando o risco de acidentes pela falta de visibilidade no bairro Areia Branca; a recuperação das estradas das localidades Barbosa, Barrinha e Curralinho e que dá acesso ao Rio de Norberto e ao lixão.

Wilson também falou sobre a insegurança no município, principalmente na região do Cajueiro, onde ocorreu um crime que teve repercussão nacional, a morte de um travesti, Aurino Aldemir de Sousa, a Aurinete, como era conhecido. O parlamentar lamentou a morte de Raimundo Francisco Sobrinho (Odávio), figura pública que foi vice-prefeito e vereador do município de Jaicós. Wilson finalizou parabenizando, antecipadamente, a todos os pais pela passagem do seu dia, no próximo domingo, saudando a todos em nome do seu pai José Vieira.

O vereador Marlon Costa Oliveira (PRTB) agradeceu a Deus por estar voltando aos trabalhos e falou sobre o papel do vereador, desejando um segundo período legislativo de muita produtividade. O parlamentar iniciou solicitando a limpeza e a passagem do carro coletor de lixo nas ruas que recentemente foram pavimentadas no povoado Cajueiro e a recuperação do calçamento em pontos onde está danificado.

Publicidade

Ele também solicitando uma ambulância para a referida comunidade, como forma de agilizar ainda mais o atendimento à população daquela região. Ele reconheceu a agilidade no socorro a Aurino, mas frisou que 10 ou 15 minutos pode salvar uma vida. “Por isso a importância de ter uma ambulância permanente no povoado”, pontuou. Outra cobrança foi relacionada a segurança pública do povoado, que segundo ele, está deixando. “Tempos atrás polícia fazia rondas no povoado, e isso não acontecendo mais”, disse.

Em outro momento, o parlamentar parabenizou a gestão pela recuperação das estradas, afirmando que o serviço está sendo bem feito, e, também, pela reforma da praça do povoado Cajueiro.

O vereador Luiz Evaristo de Souza, o Luizinho (SDD) também agradeceu pela sessão e disse que vai se empenhar para que seja um período ainda melhor. Ele parabenizou os colegas vereadores pelas cobranças que, segundo ele, são sempre muito bem-vindas e incentivam a trazer o melhor para o nosso município. Ele reforçou o pedido de iluminação do Cemitério, citando o da localidade Palma. Luizinho disse já ter presenciado sepultamentos ocorrerem a luz de lanterna ou vela por falta de energia no Cemitério.

Reforçou, também, a necessidade da recuperação do calçamento das ruas do povoado Cajueiro, citando a rua que dá acesso à localidade Morro da Onça, e reivindicou a recuperação da parede do açude do povoado e da rodovia que interliga a comunidade à BR 407. “O tempo dela ser reformada seria agora. É serviço que até com a máquina do município pode ser feito”, pontuou.

Em seu pronunciamento, falou sobre o programa Dom Helder, que segundo ele, vai contemplar 80 municípios do Piauí, dentre eles Patos, e finalizou falando sobre o uso discriminado de som dentro do poliesportivo do povoado Cajueiro, “Lá virou uma casa de shows, mas quadra é um local de praticar esportes, não é lugar para vender cerveja, e não em colocar na banda sem hora determinada de parar”, pontuou.

Publicidade

Encerrando a sessão, o presidente da Casa, Adalberto Lopes (PSB), fez um breve discurso em tom de agradecimento a todos pela presença e pela postura adotada pelos colegas na sessão. Estou muito satisfeito com a presença de vocês e faço convite para que vocês venham mais vezes. Hoje tivemos uma sessão muito produtiva. As cobranças, desde que sejam construtivas, elas são bem-vindas”, disse.

Adalberto também falou sobre a reforma do calçamento do povoado Cajueiro e informou que já havia conversado pessoalmente com o prefeito Agenilson e levado a reivindicação. “Em curto prazo de tempo. Logo que concluir e pagar o serviço feito na cidade, a Prefeitura inicia a obra no Cajueiro”, disse.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS