Connect with us

Campo Grande do PI

CAMPO GRANDE | Vereadores aprovam projeto, indicação e debatem outros assuntos na tribuna

Publicado

em

Em sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Campo Grande do Piauí, na última sexta-feira, 25, um Projeto de Lei e uma Indicação foram aprovadas pelos vereadores.

O Projeto de Lei, de autoria do Executivo Municipal, cria o Plano Municipal da Primeira Infância, uma carta de compromisso do município para garantir o atendimento a todos os direitos da criança de até seis anos afirmados pela Constituição Federal, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pelas leis aplicadas a diferentes setores, como educação, saúde, assistência social e diversidade.

DSC_0023

O plenário aprovou, também, uma Indicação de autoria do vereador presidente da Câmara, o vereador Quirino Bezerra (PSD), reforçando o pedido feito em 2014, solicitando do governo municipal, com urgência, a construção de lombadas, ao invés de redutores de velocidade, no povoado Serra do Campo Grande, populosa comunidade situada a cerca de 6 km da cidade, na PI 229.

No Segundo Expediente, o vereador Manoel Rubens usou a tribuna para falar sobre a vontade de organizações e partidos de tirarem a presidente Dilma Rousseff do seu cargo. “Vejo mais uma crise política do que crise econômica, tudo para a tentarem derrubar a presidente. Sou defensor do Lula e da presidente Dilma pelo que eles já fizeram pelo Brasil, pelas transformações que o País já passou e passa. Os governadores vão a Brasília buscar recursos e sempre querem cada vez mais, mas não tentam resolver. Deputados e senadores querem mais e mais, mas pouco se importam com o país. Queremos ver o país cada vez melhor em todas as áreas. Quero ver sempre Campo Grande sempre desenvolvendo como está agora, com os pés no chão. E temos que fazer muito mais, vamos atrás de sempre mais recursos para nossa terra”, disse.

DSC_0035

Rubens elogiou o últimos gestores do município. “O ex-prefeito [João Batista de Oliveira] Baiá sempre buscou recursos junto ao governo estadual e federal, como também fez Quirino em sua administração, e como está fazendo o atual prefeito, Dr. Tico, que tem se empenhado ao máximo na busca de recursos para o município de Campo Grande”, disse.

Publicidade

O vereador José Antônio, o irmão Del, também dirigiu elogios ao governo do prefeito Francisco José Bezerra, o Dr. Tico. “Mesmo com a queda dos recursos, o município de Campo Grande está com as contas em dia, pagando funcionários e fornecedores em dias. Essa é uma realidade de poucos municípios, mas Campo Grande é um deles, o único que já pagou a metade do 13º salário dos funcionários”, disse.

DSC_0036

O parlamentar comentou que esteve em Teresina para participar da X Conferência Estadual da Criança e do Adolescente, e lá, juntamente com autoridades de todo o Estado, debateu o consumismo exagerado de drogas por crianças e adolescentes, o que segundo ele, tem tirado o sossego e paz no seio das famílias e de toda a sociedade em geral. “É lamentável que a nossa sociedade seja obrigada a conviver diariamente com a droga, que está destruindo as famílias. Muitos não tem mais como se livrarem do vício”, disse. O parlamentar também repercutiu sobre a crise, onde os recursos federais destinados a programas nas escolas estão escassos e quase sem funcionar. “Muitos programas e ações estão funcionando apenas com recursos próprios municipais”, afirmou.

DSC_0018

O vereador Benedito Pedro Oliveira, o Pilé, também ocupou a tribuna e afirmou que todos os ex-gestores do município sempre pagaram em dias, e que, se existem dívidas, é por causa da energia. “Todos os municípios pagam energia parcelada, não só Campo Grande. A crise existe, sim, mas não é nossa culpa, vem de cima, culpa de minorias ligadas ao governo. Se o governo federal corta gastos, os municípios também tem que fazer, vários estão se arrastando, o nosso está bem ainda, mas como vemos, vai piorar, pois os recursos diminuem e os gastos aumentam”, disse. Segundo o vereador, poucos municípios tem a sorte de receber quase 400 mil reais de ISS. “Por isso que os pagamentos estão tudo em dia. O prefeito está fazendo o correto, manter as contas em dia, mas não podemos fecharmos os olhos, pois não está a mil maravilhas como se diz, há muito a ser feito, mas sabemos que não se pode nem cobrar nada agora pela falta de recursos”, pontuou.

O vereador Quirino Bezerra, presidente da Casa, usou a tribuna para reforçar a reivindicação feita através da Indicação. “É inaceitável não se fazer as lombadas por causa da falta de recursos, como se fosse um pedido para a população fazer. Nem todos os municípios tiveram a sorte como Campo Grande teve na gestão atual, de receber os recursos extras do imposto da construção das rodovias estaduais que cortam o município”, disse.

DSC_0024

Quirino, que já foi prefeito do município, afirmou que pagar salários em dia é apenas uma obrigação de gestor. “Nos oito anos de Baiá e Quirino, nenhum funcionário ficou sem receber salário, e a crise nesta época era muito grande. A folha de pagamento é um dever e temos que priorizar ações, porque despesas extras sempre tem e muitas são extremamente importantes, como em casos de doenças. É preciso priorizar coisas essenciais para o funcionamento do município. Tem coisas que não dá para esperar. Temos que administrar com razão, coração e principalmente determinação”, finalizou.

Publicidade

DSC_0012 DSC_0011 DSC_0006 DSC_0010

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS