Connect with us

POLÍTICA

Candidatos iniciam debate da TV Cidade Verde discutindo economia e educação

Publicado

em

O primeiro debate da TV Cidade Verde iniciou nesta terça-feira (16) com a discussão sobre desenvolvimento econômico, entre os candidatos Silvio Mendes (União Brasil) e Ravenna Castro (PMN). Logo depois foram sorteados os temas educação e meio ambiente. O debate é entre os 9 candidatos ao Governo do Piauí nas eleições de 2022, que está sendo mediado pelo jornalista Joelson Giordani, diretor de jornalismo da TV Cidade Verde.

Participam do debate Ravenna Castro (PMN), Coronel Diego Melo (PL), Gessy Lima (PSC), Rafael Fonteles (PT), Geraldo Carvalho (PSTU), Lourdes Melo (PCO), Madalena Nunes (PSOL), Gustavo Henrique (Patriota) e Sílvio Mendes (União Brasil).

No primeiro bloco, é candidato que pergunta para candidato. Para isso foi realizado um sorteio para definir quem iria fazer a perguntar e quem iria responder. Nesse primeiro bloco o tema não é livre, por isso foram definidos oito temas, para que sejam sorteados e discutidos. Os temas são: Saúde, Educação, Segurança, Emprego e Renda, Desenvolvimento Econômico, Gestão Pública/Administração, Saneamento Básico e Estradas. 

Desenvolvimento Econômico

O primeiro tema sorteado foi desenvolvimento econômico. Logo depois, Silvio Mendes foi sorteado para fazer a primeira pergunta e a candidata Ravenna Castro foi sorteada para responder. Ele então questionou sobre as propostas que Ravenna possui para o desenvolvimento do estado. “O Piauí foi muito afetado por prejuízos econômicos, também por causa da pandemia, e o pequeno e micro empresário sofreram, famílias perderam a dignidade e essa será uma das nossas prioridades”, afirmou Ravenna.

Já Silvio Mendes destacou a importância de incentivar o pequeno empreendedor. “Incentivar o pequeno produtor, rural e urbano, proteger o seu patrimônio e também o grande produtor. A renda média de uma família no Piauí é de R$ 867, onde 45% não tem carteira assinada, então é preciso de um basta nessa realidade”, destacou.

Publicidade

Educação

O segundo tema sorteado foi educação. Ravenna Castro perguntou para o coronel Diego Melo quais os projetos que ele possui. “Educação tem que ser prioridade, mas nessa gestão estamos vendo um desgoverno, os professores não conseguem nem receber o piso. No meu governo vão ser respeitados e vamos pagar acima do piso salarial, temos que reconstruir a educação”, afirmou o coronel.

Ravenna também defendeu a valorização dos profissionais. “Os professores precisam mais valorizados, deveriam ser mais renumerados, merecem ser reconhecidos e essa é uma das nossas bandeiras”, destacou.

Meio Ambiente

Já o terceiro tema sorteado foi meio ambiente. Foi a vez do coronel Diego questionar Gessy Lima sobre os projetos que ela pretende fazer nessa área.“Quando se fala de meio ambiente, além de preservação, estamos falando do setor econômico, pois quando cuidamos dos nossos rios, inclusive fazendo tratamento da água, traz uma qualidade de vida melhor para a população, então vamos focar na preservação do meio ambiente e dos rios, e aquecer a economia com o turismo”, disse.

Publicidade

Coronel Diego afirmou que pretende investir no agronegócio. “O nosso agronegócio é pungente, e no meu governo quero trabalhar de maneira sincronizada, a nossa área do agro, com a preservação ambiental. É possível fazer isso”, pontuou.

Fonte: Cidade Verde

Facebook

MAIS ACESSADAS