Connect with us

POLÍTICA

Deputados votam hoje a polêmica PEC do Governo do Piauí

Publicado

em

Está marcada para essa segunda-feira (26), às 11h, no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí, a votação da PEC 03/2016, proposta pelo Governo Wellington Dias. A emenda, segundo nota enviada pela assessoria de comunicação do governador, visa “reduzir despesas primárias para que sobre mais dinheiro para investimentos”.

A proposta que limita os Gastos Públicos estava prevista para ser votada na última quarta-feira (21), mas após manifestação de servidores públicos estaduais que discordam da PEC, ela foi suspensa, para aguardar o retorno do governador, que estava cumprindo agenda internacional na Europa.

Na última sexta-feira (23), Wellington Dias se reuniu com representantes de sindicatos e associações de servidores para dialogarem sobre a emenda. Segundo ele, a proposta do Governo Estadual é diferente da PEC 55, do Governo Federal, que impõe um teto de gastos por 20 anos.

Mesmo sob polêmicas, o chefe do Poder Executivo espera que a PEC 03 seja aprovada ainda este ano. “O que nós desejamos é que tenhamos a aprovação em 2016, junto com o orçamento. Se temos a possibilidade de sair mais cedo do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, não tem por que adiar. Essa é uma medida de interesse público. Por isso, mais uma vez peço esse voto de confiança de todos os servidores públicos”, afirmou.

Servidores públicos ocupam Alepi em manifesto

Alguns deputados já afirmaram que irão votar a favor do limite de gastos do Estado, por conta da crise financeira e econômica em que o país passa, entre eles, o presidente da Alepi, Themístocles Filho (PMDB), o líder do Governo na Alepi, João de Deus (PT), João Mádison (PMDB), Robert Rios (PDT), Georgiano Neto (PSD), entre outros. Já o Dr. Pessoa afirmou ao GP1 que vai votar “contra a proposta e a favor do povo”.

Publicidade

O Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (MUSP) vai acompanhar a votação na Alepi. Sindicatos como o da Polícia Civil (Sinpolpi) e dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi) já confirmaram presença e decidiram pela deflagração de Greve Geral a partir da próxima terça-feira (27), caso a PEC seja mesmo aprovada.

[sociallocker][/sociallocker]

 

Fonte: GP1

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS