Connect with us

POLÍTICA

Wellington Dias retomará 50 obras em caráter emergencial

Publicado

em

O governador Wellington Dias (PT) definirá neste fim de semana uma lista com 50 obras para serem retomadas em caráter emergencial em todo o Piauí. O objetivo é acelerar a execução de obras estratégicas para o Estado e também desenvolver um conjunto de ações que possam ser aplicadas na resolução de problemas em outras obras. Segundo o secretário de Governo, Merlong Solano, a medida contará com o apoio do corpo técnico da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com quem o governo assina contrato na próxima semana.
“Hoje (ontem) eu vou apresentar ao governador o que saiu da minha conversa com o secretário do Planejamento (Antonio Neto). Nós selecionamos 50 obras e, neste final de semana, ele vai fazer uma apreciação, e deverá fazer alterações, como ele sempre faz. A partir daí a gente deve ter esse contrato com a Fundação Getúlio Vargas assinado na semana que vem. O que está faltando para o contrato ser assinado é apenas essa lista com as 50 obras”, informou o secretário de Governo. Pelo contrato, a FGV vai fornecer suporte técnico para a execução das obras.
De acordo com ele, a ideia é que o governo, além de acompanhar as obras estaduais, através do Sistema de Monitoramento de Obras (Simo), como já vem sendo feito, passe a contar com a experiência e o conhecimento especializado da Fundação Getúlio Vargas para resolver, segundo Merlong, “um dos problemas mais graves do Piauí”, que é falta de técnicos suficientes nas secretarias do Estado. “A medida visa resolver parte da desestruturação técnica das nossas secretarias. Esse é um problema que precisa de tempo e dinheiro para se resolver porque nas áreas mais técnicas propriamente ditas temos uma enorme dificuldade em todas as secretarias, e para poder fazer uma obra andar com mais celeridade, estamos incluindo a Fundação Getúlio Vargas neste processo”, explicou o secretário.
Merlong preferiu não revelar quais as obras que provavelmente serão eleitas pelo governador Wellington Dias, mas só na capital, o Estado conta atualmente com várias obras paralisadas ou com andamento prejudicado, como o Rodoanel de Teresina, o prolongamento da avenida Barão de Castelo Branco, na zona Sul da cidade; e o elevado da avenida Miguel Rosa.

De acordo com o secretário, outra vantagem da medida é que o governador Wel-lington Dias poderá acompanhar de perto e exigir maior empenho na resolutividade dessas obras. “Com isso, o governador não fica dependente só do que diz o secretário, do que diz o gestor, que muitas vezes não tem como estar conferir o andamento de todas as obras, ele poderá ele mesmo moni-torar”, finalizou Merlong.

Diario do Povo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS