Connect with us

POLÍTICA

Governador do Piauí reconhece problema em sistema prisional, mas culpa contagem por menino em presídio

Publicado

em

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), se manifestou nesta sexta-feira (6) pela primeira vez após um adolescente ter sido encontrado com um detento na Colônia Agrícola Major César Oliveira, localizada no município de Altos, a 38 km de Teresina, Norte do Piauí. Dias relacionou a falha à contagem da entrada e saída de visitantes da unidade prisional.

O governador reconheceu os problemas no sistema penitenciário do Piauí. “Nós temos problemas. Não é razoável em hipótese nenhuma imaginar que cuidar de preso não gere algum tipo de problema”, disse Wellington Dias. Para o governador é preciso apurar a responsabilidade de quem fica responsável por observar quem entra ou sai da unidade.

“Se a gente tem uma contagem de entrada e saída de visitantes, onde é que falhou? Quem é responsável?”, disse Wellington Dias. Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), o local onde o preso foi encontrado era uma antiga residência do diretor da unidade que foi desativada para funcionar como local de abrigo para detentos escolhidos pela direção da colônia agrícola.

Nesta sexta-feira o sindicato informou ainda que o espaço abriga pelo menos sete presos que cumprem pena por estupro. Conforme a Secretaria de Justiça (Sejus), o prédio em que o adolescente foi encontrado é um espaço que costuma abrigar presos de um perfil específico e todos circulam livremente pelo local.

Wellington Dias disse ainda que há medidas a respeito da ocorrência na Colônia Agrícola Major César Oliveira. “O Ministério Público já adotou um processo de abertura de investigação em relação ao pai, em relação a quem possa ter cometido o crime, em relação a qualquer pessoa que tanha cometido crime com esta criança”, apontou o governador em referência à prisão do pai do garoto e a mudança do detento envolvido para o regime fechado.

Publicidade

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS