Connect with us

POLÍTICA

Governador participa de seminário sobre gestão pública na APPM

Publicado

em

 O auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM) ficou lotado na manhã desta quarta-feira (19) na abertura do Seminário de Controle Interno para gestores e servidores estaduais. O evento é da Controladoria Geral do Estado (CGE-PI), através da Gerência de Controle Interno, em parceria com a Secretaria da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo.

A solenidade de abertura contou com a presença do governador Wellington Dias, o presidente da APPM, Arinaldo Leal, o controlador-geral do Estado, Darcy Siqueira; da representante da Escola de Governo, Janaína Mapurunga; do secretário da Administração, Franzé Silva, e do auditor externo do Tribunal de Contas da União, Renato Santos Chaves, que irá proferir palestra sobre Controle Externo e Gestão Pública Contemporânea.

Segundo o governador Wellington Dias, “o primeiro momento é de preparação da equipe. A área pública é muito complexa, o uso do dinheiro do governo deve obedecer regras”. O governador frisa que o objetivo da CGE é se especializar para evitar problemas ao gestor e ao servidor, realizando um controle preventivo e curativo da gestão pública. “Queremos que o Piauí seja moderno, mas para isso precisamos de recursos humanos modernos, tendo uma interação maior entre pessoas e tecnologia”, completa Dias.

O secretário da Administração, Franzé Silva, afirma que “o governador nos lançou um desafio de melhorar a qualidade do gasto, criando uma nova forma de conduzir a máquina pública, com poucos recursos, mas de forma eficiente”. Segundo o gestor, a palavra de ordem é “eficiência”. Ele revela que pretende convidar todos os gestores das secretarias do Estado a conversar para avaliar os custos e repensar os gastos, “já fizemos isso com o secretário da Justiça, Daniel Oliveira; que já conseguiu reduzir o custeio da sua secretaria e já está começando a investir o recurso poupado”.

Darcy Siqueira, controlador-geral do Estado, afirma que “o seminário tem como principal objetivo orientar os gestores e servidores para a regularidade da gestão pública”. Segundo Darcy, o evento também marca o lançamento da terceira edição do manual “O que todo gestor deve saber”, que contém uma agenda de obrigações contábeis.

Publicidade

O primeiro dia do treinamento conta com palestras direcionadas aos gestores do Estado e diretores administrativo/financeiros dos órgãos. Já, o segundo dia, será voltado para servidores dos setores de controle interno, contábil e financeiro. Também serão abordados temas como Plano Plurianual, contratações públicas, gestão de obras, convênios, contratos de gestão, Parcerias Público-Privadas, entre outros.

Fonte: CCOM

Fotos: Hélder Rocha

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS