Connect with us

Patos do Piauí

Oito Projetos de Leis são apresentados em sessão da Câmara de Patos do Piauí

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí, realizou no último sábado, 12 de dezembro, a penúltima sessão legislativa do mandato de 2017\2020. Os trabalhos foram conduzidos pelo vereador José Hélio dos Santos, presidente da mesa diretora.

Na ocasião, foram apresentados oito Projetos de Leis. Ambos os PLs que tratam-se de denominação para logradouros públicos foram encaminhados para Comissões competentes.

No segundo expediente, os vereadores discursaram. A primeira a se pronunciar foi a vereadora,  Zuleide Costa, que relatou que está quase finalizando o ano e o mandato, mas algumas coisas continuam se repetindo, na Câmara, se referindo a fotos divulgadas na internet com piadas sobre cadeiras fazias de vereadores durante a sessão.

“A gente até tinha conversando com Wilson sobre a divulgação das sessões no facebook, e dialogando nos entendemos, mas vi novamente na internet fotos das cadeiras, eu  acredito que quando  o vereador falta é porque ele tem um motivo justo para isso. Então não acho certo fazerem piadinhas e veicular na internet,  e os parlamentares de ambos os lados faltam, por isso,  acredito que seja por um motivo, e deixo a minha indignação sobre essa situação, em que infelizmente não houve mudança”, disse.

Ela concluiu afirmando que o  ano está quase  finalizando e desejou  que venham bençãos,  saúde e  coragem para o próximo ano e para o novo mandato que está por vir.

Publicidade

O vereador Luiz Evaristo, o Luizinho, inicialmente, informou que participou de um evento na cidade de Picos voltado para agricultura, onde foram discutidas ideias, das quais  pretende trazer para o município no âmbito da referida área.

Em outro momento,  disse que está saindo da Câmara, mais que estará apoiando os colegas na Casa naquilo que  for bom para o município.  Ele repercutiu sobre a situação das estradas vicinais, que estão com buracos após as chuvas […]. E comentou ainda que  vai conversar com o próximo  prefeito Joaquim Neto, para que as estradas sejam melhoradas em todas as localidades.

Sobre as fotos, o vereador disse que é uma situação comum. “Quando se assume um cargo público é comum ser fotografado, e também  não houve nenhum comentário  nas imagens denegrindo”, disse.

Francisco Oseas,  justificou sua ausência na sessão passada e agradeceu as pessoas que o elegeram para mais um mandato. Ele  repercutiu sobre o discurso da vereadora Taninha na sessão anterior,  relacionado a eventos que aglomeram, quando concordou, e disse que é algo que não deveria estar acontecendo, e que todos devem evitar, inclusive,  o prefeito eleito que deve dar o exemplo.

Ele  falou também sobre o uso de fogos fora de hora, relatando que soltaram no povoado Cajueiro uma bateria de fogos o1h da madrugada e afirmou que se acontecer outra vez  vai denunciar.  “Não sou de fazer essas coisas,  mas aquilo que está incomodando, não vou ficar quieto, porque não é certo a pessoa estar dormindo e acordar com uma bateria de fogos daquela, então se acontecer de novo vou denunciar”, disse.

Publicidade

O vereador Wilson Vieira, fez referência as fotos citadas pela vereadores Zuleide, e disse que cada um usa as imagens como quiser. “Nunca destaquei ninguém em imagens, o que faço é só para a publicação da sessão com a transmissão  e nunca foquei para mostrar a falta de ninguém, mas cada um, sabe como proceder”, disse.

Ele ainda lamentou a morte de Candidato da Silva Reis, vítima da Covid e também criticou a situação do cemitério.  “Teve que passar com o corpo direto para o cemitério e para cavar a cova foi segurando lanternas para clarear, porque não tem energia, além de ter parado algumas vezes por sair em outras covas,  pelo fato de estar cheio o cemitério, e foi uma situação  cruel e muito triste para todo mundo. Tanto a energia como a ampliação do cemitério  foi algo alertado e cobrado por mim nesta Casa, mas não foi feito”, disse.

Por fim, o vereador disse que diante do fim do mandato, espera que o atual prefeito busque solucionar alguns problemas que estão sendo visualizados pela equipe de transição,  e que acredita que ele deve e vai agir conforme a lei.

O vereador Adalberto Lopes, também, justificou sua ausência da sessão passada,  e em seguida agradeceu aos 241 votos recebidos.  “Agradeço as pessoas que votaram em mim, não obtive êxito, mas saio de cabeça erguida e com o sentimento de dever cumprindo, ao longo de 20 anos de mandato, atuando como parlamentar. Nesse período passaram muitos prefeitos e todos sem exceção tiveram a minha contribuição para que eles pudessem construir as obras em prol do povo de Patos”, afirmou.

Ele desejou a todos eleitos, vereadores, prefeito e vice, que possam fazer  uma boa gestão e frisou  que  não será fácil administrar diante dos recursos, pois o País passa por uma grande recessão. […]  Ele finalizou afirmando que conquistou na Casa, mais colegas do que tinha durante o período de sua legislatura e que sai de consciência tranquila.

Publicidade

A  vereadora Luzitânia dos Reis, a Taninha, se solidarizou com a família pela morte do senhor Cândido, e em seguida,  afirmou que foi uma das coisas que mais cobrou na Câmara e que não se conforma com o descaso do cemitério, pelo fato de não ter sido ampliado e nem colocado a energia no local […].  Dentre outros pontos, ela destacou que já pediu ao prefeito eleito, quando foi a Teresina para revindicar sobre a iluminação do cemitério.

Em outro momento, ela  parabenizou o deputado Georgiano Neto junto ao governador Wellington Dias, que a pedido de Joaquim Neto, enviou uma viatura da Polícia Militar para a cidade. Também, repercutiu sobre as fotos citadas pela vereadora Zuldeide, quando disse que não ver motivo para indignação, e que não tem nada haver com as fotos, frisando que ela e o vereador Wilson não faltam as sessões.

A parlamentar comentou sobre os fogos, fazendo referência  a situação citada pelo vereador Helim, e disse que ninguém gosta que sejam soltados fogos em cima de suas casas, e que  nunca comprou uma caixa de fogos, mas que foi vítima da situação em duas eleições passadas […].  Também fez críticas ao fato de seu pai ter sido fotografado no dia da eleição […] E em ambos os casos  fez referência a familiares do presidente da Casa.

Ela finalizou desejando um final de semana com paz, saúde e que tenha discernimento para que possa chegar a 2021 com os pés no chão.

O presidente da Câmara, José Hélio,  o Helim, repercutiu sobre a perda do senhor Cândido, em seguida relatou e lamentou sobre o homicídio ocorrido no município com requintes de crueldade, quando completou dizendo que a polícia está investigando e acredita que logo deve chegar a um suspeito.

Publicidade

Sobre os casos citados pela vereadora Taninha, em que fez referência ao seu nome, Helim respondeu que, também, foi vítima de muitas situações.  Logo após, o vereador disse ainda que tem consciência que algo poderia ter sido feito sobre a energia do cemitério, e em seguida relatou que passou um projeto na Casa para calçar e iluminar a avenida e que os colegas vereadores votaram contra […].

Ele ainda enalteceu o vereador Adalberto.  “Parabenizar o parlamentar, que tem o dom da oratória, e dizer que quem perde com sua saída é essa Casa.  O colega não logrou êxito,  mas está de parabéns pelos votos que recebeu e sai de cabeça erguida, ninguém gosta de perder, mas faz parte e acredito que dias melhores estão por vir”, disse.

Ele finalizou ressaltado que o atual prefeito é altamente responsável com suas contas, uma pessoa integra e compromissada com suas funções e que ele vai dar toda a abertura para que o próximo gestor faça um bom trabalho […].

 

Fotos:

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS