Connect with us

POLÍTICA

Piauiense é o primeiro condenado na Operação Zelotes

Publicado

em

O piauiense Halysson Carvalho Silva foi o primeiro réu da Operação Zelotes a ser condenado. O juiz da 10ª Vara da Justiça Federal, em Brasilia, Vallisney de Souza Oliveira, condenou Halysson a quatro anos e três meses de reclusão em regime semiaberto pelo crime de extorsão. O advogado dele disse que vai recorrer da decisão. Segundo ele, o recurso se dará com o réu em liberdade, já que Hallysson foi condenado por um juiz, e não por um colegiado.

Halysson Carvalho é ex-diretor da Fundação Cultural do Piauí (Fundac) e foi preso na Operação Zelotes, defla-grada pela Polícia Federal em março de 2015, acusado de tentar extorquir empresários. Segundo a denúncia, ele teria ameaçado outros dois investigados na operação, Mauro Marcondes e Eduardo Ramos, para cobrar um pagamento atrasado de US$ 1,5 milhão do suposto esquema de compra e venda de medidas provisórias (MPs). As cobranças eram feitas, segundo a Polícia, por meio de ligações e e-mails em tom ameaçadores aos outros investigados.

A Operação Zelotes foi deflagrada pela Polícia Federal em Brasília e vários estados. Inicialmente, apurava o pagamento de propina a conselheiros do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) para que reduzissem as multas aplicadas a empresas como bancos, montadoras e empreiteiras. Segundo a defesa de Hallyson Carvalho Silva, ele irá apelar da condenação em liberdade por motivos de saúde e, de acordo com os advogados, deveria ser solto do presídio da Papuda, em Brasília, ainda ontem.

O Carf é um órgão do Ministério da Fazenda responsável pelo julgamento de recursos de empresas multadas pela Receita Federal. Em outubro de 2015 a Operação Zelotes também descobriu indícios de venda de medidas provisórias que prorrogavam incentivos fiscais a empresas do setor automotivo.

 

Publicidade

 

Diário do Povo

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS