Connect with us

POLÍTICA

Teresa Britto cobra planejamento de Dr. Pessoa e diz que secretários não entendem de administração

Publicado

em

A deputada estadual, Teresa Brito (PV), cobrou do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, melhorias na saúde e apresentação de planejamento da gestão. Aos 5 meses de mandato o médico ainda não apresentou planejamento.

Durante assembleia desta quarta-feira, 12 de maio, a parlamentar criticou a gestão do mandatário e disse que muitas pastas são ocupadas por pessoas que não tem conhecimento.

Teresa Britto antes de chegar na Assembleia Legislativa do Piauí foi vereadora por quatro mandatos consecutivos.

Ex-secretária executiva da Assistência Social de Teresina no período de 2000 a 2003, a deputada em seu pronunciamento, disse que a administração do prefeito de Teresina está sendo um desastre.

“Até agora não vi um planejamento apresentado para a cidade. Conheço Teresina da zona rural a zona urbana, das vilas e bairros dessa cidade. Conheço suas necessidades como também conheço suas potencialidades”, destacou.

Publicidade

A deputada foi incisiva e disse que a saúde pública está sendo desmontada. “Estão buscando um modelo falido, sem compromisso e sem responsabilidade do Governo do Estado do Piauí. Estão desmontando a saúde pública de Teresina”, lamentou.

Ela disse que existem salários atrasados em 18 meses desde hospitais de pequeno a grande porte. “Falta de equipamentos, medicamentos, de valorização dos servidores”, comentou.

Segundo a parlamentar, no setor da saúde estão contratando pessoas de qualquer jeito e com contratos precários, sem previdência, na Fundação Municipal de Saúde.

“Antes na saúde municipal não tinha um servidor que não passasse por teste seletivo e que fosse contratado com todos os seus direitos”, destacou.

Em reunião com a OAB-PI, Teresa cobrou e disse que quer fazer uma audiência pública com o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, e também o secretário municipal.

Publicidade

Pelo menos 3 mil contratos existem de forma precária no Estado, sendo deles na saúde. “O que mais me deixa indignada é que foi um médico, servidor municipal que deveria conhecer e parece que não conhece nada”, criticou direcionando ao prefeito de Teresina.

A administração de Dr. Pessoa no hospital do Satélite foi desastrosa que causou o pedido de demissão pelo prefeito Sílvio Mendes na época.

“Tudo da saúde jogavam para o hospital HUT que tinha todos os corredores amontoados de gente. Morriam 25 pessoas por dia. Os profissionais estavam sobrecarregados, indignados, sem esperança e sem acreditar em nada. Dr. Pessoa não acompanhava as visitas e fiscalizações da comissão de saúde da Câmara Municipal. Ele ia fazer as cirurgias dos pacientes e eleitores dele”, apontou.

“Com todo respeito a ele como médico, mas como administrador Dr. Pessoa como administrador tem sido um desastre para Teresina. Vou acompanhar essa situação porque não é admissível deixar acontecer o que está acontecendo na saúde”, declarou.

Teresa Britto disse que a nível estadual a saúde tem modelo desastroso e irresponsável por parte do Governo Wellington Dias.

Publicidade

A Maternidade Dona Evangelina Rosa é palco de diversas denúncias e ações do Ministério Público. O hospital de campanha foi citado pela deputada que criticou quando o mesmo foi desmontado.

A Educação foi também citada no pronunciamento da deputada. Ela teve conhecimento de professores que não têm acesso à internet e estão sem condições de dar aula.

A assistência social foi pauta na assembleia. Teresa Britto falou que a secretária não entende do assunto.

“Colocaram um monte de secretários que não conhecem Teresina e não entendem de administração. É um desastre”, finalizou a deputada Teresa Britto.

Durante sessão desta quarta-feira, a vice-presidente nacional do Partido Verde muito elogiou o modelo de gestão do ex-prefeito Firmino Filho (in memoriam), tendo destacado a Educação Municipal como uma das melhores do país, assim também com a Saúde, bem como o projeto Lagoa do Norte que foi reconhecido internacionalmente e transformou treze bairros que vivia em situação de miséria, em bairros habitáveis com qualidade de vida.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS