Connect with us

Jaicós

Vereador Irmão Jessé solicita construção de cisternas para agricultores na zona rural de Jaicós

Publicado

em

O vereador Jessé Gonçalo da Silva, o Irmão Jessé, solicitou ao Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, a construção de cisternas para agricultores da zona rural do município de Jaicós.

A requisição foi feita através de Requerimento apresentado na Sessão Ordinária realizada na manhã desta sexta-feira (17), e aprovado por unanimidade pelos vereadores.

Imão Jessé disse que a solicitação atende ao anseio da população. “Tenho andado em varias lares e sou procurado ainda por muitas famílias jaicoenses que não têm cisternas no nosso semiárido e se essas famílias não têm cisterna, elas não têm onde estocar a água. Além disso, ela é um equipamento que gera cidadania, porque é construída em comunidade, com os próprios meios. Ela tem um peso muito importante, pois o programa possibilita a implantação e a melhoria da estrutura produtiva dos beneficiários, além do acúmulo de patrimônio produtivo (com a aquisição ou a ampliação dos rebanhos)”.

Segundo ele, a solução para o enfrentamento da seca e dos problemas de abastecimento no Semiárido Brasileiro é o Programa Cisternas, que nasceu de uma demanda e parceria entre a sociedade civil, organizações não governamentais e o Estado, promovendo o acesso da população mais pobre à água de qualidade para o consumo humano e a produção de alimentos

“As cisternas são soluções simples para captar e armazenar a água da chuva durante os períodos de seca” completou o vereador.

Ele ainda informou que, a fila de espera por uma cisterna de primeira água destinada para consumo doméstico, segundo a ASA (Articulação do Semiárido, entidade que reúne 3.000 organizações sociais dos nove Estados da região semiárida) chega a 350 mil famílias; e já para as cisternas de segunda água, destinadas à pequena agricultura e à criação de animais, há uma necessidade de 600 mil equipamentos.

Publicidade

Veja fotos da sessão:

Facebook

MAIS ACESSADAS