Secretaria de Belém promove capacitação para profissionais sobre Atenção Primária à Saúde
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 14/05/19

Secretaria de Belém promove capacitação para profissionais sobre Atenção Primária à Saúde

“Planejamento e Processo de Trabalho na Atenção Primária à Saúde”, foi tema da  capacitação realizada na manhã  desta terça-feira, 14, pela Secretaria de Saúde de Belém do Piauí para os profissionais de nível superior  da pasta.

A capacitação  é parte das ações do Programa de fortalecimento das práticas de Educação Permanente em Saúde no SUS (PRO-EPS-SUS), onde são realizadas oficinas  com temas afim  para  melhorar  o atendimento aos usuários de saúde.

A oficina foi ministrada pela enfermeira, Cynthia Ribeiro, especialista em saúde família,  que discorreu sobre o  ‘Planejamento em saúde nas ferramentas para o aperfeiçoamento dos processos de trabalho na atenção primária á saúde’.

Segundo Cynthia,  é importante analisar a gestão em saúde, detectar  quais são as necessidades do usuário e  planejar novas estratégias  para  realizar um atendimento que não seja rotineiro. “Tem que analisar o processo de trabalho, é importante atender, mas, também é preciso parar e perceber  como seu serviço está sendo feito, desenvolver suas potencialidades enquanto profissional e fazer um planejamento criando  estratégias para prestar uma assistência maior ao usuário  e uma saúde com mais qualidade” afirmou.

A enfermeira ainda frisou que a educação permanente pode modificar o cenário de saúde. “Acredito 100% na educação permanente, ela pode mudar o cenário da saúde, por trazer ao profissional a oportunidade analisar e se avaliar para melhorar seu processo de trabalho, além  de  permiti-lhe  adquirir mais conhecimento, proporcionando um atendimento melhor a população”, finalizou.

Essa é a terceira capacitação do Programa de fortalecimento das práticas de Educação Permanente em Saúde no SUS, que acontece no município para qualificar os profissionais.

Para o secretário de Saúde de Belém, Juscenildo Boeiro, as oficinas de qualificação, de educação em saúde contribui para que o profissional de saúde enxergue novas possibilidades. “Certamente, a educação permanente faz com que haja um momento de reflexão de novas possibilidades, para assim fortalecer e construir um processo de trabalho que seja eficiente e  único em todas unidades  de saúde”, disse.

 

 

Veja fotos:

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

GERAL

OCDE reduz para 3,2% perspectiva de crescimento global

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) reduziu para 3,2% a previsão de crescimento global para este ano, uma queda de 0,3 ponto percentual em relação à

MUNICÍPIOS

Vila Nova do Piauí terá mais uma Escola Padrão MEC

Uma escola com seis sala de aulas padrão MEC está em fase de construção  em Vila Nova do Piauí. Com um investimento de 1.021.400,52 (hum milhão vinte e um mil

GERAL

UESPI lança edital para teste seletivo do PARFOR; veja mais

A Universidade Estadual do Piauí, abriu processo seletivo simplificado para a formação de cadastro de reserva de prestadores de serviços de apoio ténico do Plano Nacional de Formação de Professores