Connect with us

DESTAQUES

Cavalgada, missa e aboios homenageiam o vaqueiro em festa cultural no interior de Jaicós

Publicado

em

O vaqueiro, uma das figuras que mais bem representa o Nordeste brasileiro, foi homenageado no povoado Várzea Queimada, comunidade situada na zona rural do município de Jaicós, onde aconteceu nos dias 17 e 18, sábado e domingo, a tradicional Festa do Vaqueiro, evento cultural que acontece há 15 anos.

O evento é promovido pela Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria de Cultura, com o apoio do vereador João Bosco Evangelista, o Bosquinho, dos deputados estaduais Pablo Santos e Georgiano Neto, e da comunidade Várzea Queimada.


COBERTURA FOTOGRÁFICA:
_Clique aqui e veja fotos do 1º dia!
_Clique aqui e veja fotos do 2º dia!


No primeiro dia do evento, à tarde, no campo de futebol da comunidade, foi realizada a final da Copa Catito, tendo o Audax como o grande campeão após vencer o Caraíbas por 2 a 1. À noite, na quadra de eventos, aconteceu o concurso de beleza que escolheu Hanna Suellen de Sousa Veloso, de 14 anos, como a rainha dos vaqueiros, Aline Barros Rodrigues, de 17 anos, como a princesa, e Bernadete da Costa Sousa, de 14 anos, a madrinha. Em seguida, aconteceram os shows artístico culturais. Duas atrações se apresentaram no palco, a cantora Karlla Thalyta e o forrozeiro Danilo Pernambucano.

No domingo, 18, logo cedo, a queima de fogos anunciou o reinício da programação. A acolhida aos vaqueiros de Jaicós e de outros municípios da região aconteceu na “Toca das Descobertas”, com reforçado um café da manhã. De lá, montados em seus animais e vestidos com os acessórios de couro, os vaqueiros saíram em cavalgada pelas ruas do povoado, um dos momentos mais marcantes da programação.

Publicidade

A cavalgada encerrou em frente à igreja de Igreja São Sebastião, onde aconteceu a celebração da palavra, realizada por leigos da comunidade paroquial de Jaicós. Após a celebração, na escola da comunidade, foi servido o almoço comunitário para toda a população.

À tarde, a programação prosseguiu com os aboios e o sorteio de cerca de 8 mil reais em premiação. Foram mais de 120 prêmios sorteados, dentre botas, peitorais, luvas, chicotes, perneiras, chapéus e outros acessórios. O último prêmio sorteado entre os vaqueiros inscritos foi um gibão completo.

Ao final, Lorinho Aboiador prestou sua homenagem ao saudoso vaqueiro João da Cruz Barbosa, um dos fundadores do Povoado Várzea Queimada e idealizador da Festa do Vaqueiro. No poema, que foi apresentado cantado, o autor conta a história de um sonho em que João da Cruz deixou mensagens para os vaqueiros.

“Diga à Várzea Queimada, não posso participar dessa festa de vaqueiro, o destino quis traçar. Não pensei em me acabar sem despedir do sertão, da família e dos amigos, da perneira e do gibão, das veredas, da chapada, dos morros dos três irmãos. Diga também na canção que aqui eu estou bem, na proteção de Jesus, São João e Matusalém, da terra fiz a partida, mas aqui eu ganhei vida, pra sempre sem fim amém. Diga aos vaqueiros, também, que a eles tenho carinho, quando eu estive na terra, não me deixaram sozinho, falou assim e foi se afastando e o meu nome proclamando, acordei e chorei sozinho.”, disse o poema.

À noite, a programação festiva prosseguiu com o show da banda Forró Bandido.

Publicidade

Além dos vaqueiros, moradores da comunidade e de Jaicós, várias autoridades também estiveram presentes prestigiando o grande evento, prefeito Ogilvan da Silva Oliveira (Neném de Edite), vice-prefeito Francisco de Lima Rodrigues (Branco), secretários municipais, como Alessandra Leal (de Cultura), vereadores, como o presidente da Câmara, Márcio Crisanto, e, também, a deputada federal Margarete Coelho, os deputados estaduais Georgiano Neto e Pablo Santos, o prefeito de Massapê do Piauí, Chico Carvalho, dentre outros.

Em entrevista, o deputado Gergiano Neto falou da alegria voltar a Jaicós e o povoado Várzea Queimada e poder participar do tradicional evento e contribuir com a realização do mesmo, destinando recursos para a mesma. “Jaicós é um município histórico, que tem um calendário cultural muito forte, e a Festa do Vaqueiro de Várzea Queimada está inserida nesse calendário, que tem também o aniversário da cidade, os festejos de setembro e uma série de outros eventos, e sempre que possível nós estamos contribuindo com a realização desses eventos e marcando presença, podendo aqui rever a população, os amigos e as nossas lideranças políticas de Jaicós e da região.”, disse.

O deputado, que na recentemente esteve com o prefeito Neném de Edite participando de audiências em várias secretarias do Governo do Estado, salientou que em breve o município de Jaicós terá boas notícias e novos investimentos que irão ajudar a melhorar a vida das pessoas.

O vereador Bosquinho, que pelo segundo ano esteve participando ativamente da organização da Festa do Vaqueiro, afirmou que o sentimento é de dever cumprido e de alegria em poder contribuir com a manutenção das tradições culturais do município de Jaicós.  “Nós acreditamos na cultura do nosso município, no engrandecimento e fortalecimento dela como um todo. E aqui em Várzea Queimada a cultura é a do vaqueiro, do homem do campo, que é evidenciada através desta grande festa que foi criada pelo senhor João da Cruz, por Zezé Frutuoso e Edmundo, e que nós estamos engradecendo ainda mais. O sucesso o evento mostra que a valorização dessa cultura é uma estratégia correta da administração do prefeito Neném de Edite.”, disse.

Bosquinho destacou que, além de manter viva a cultura, a Festa do Vaqueiro valoriza e movimenta o povoado Várzea Queimada, atraindo pessoas de toda a região, e aquece a economia local, gerando oportunidade de empregos temporários e renda. “É um evento que tem se consolidado a cada edição no calendário cultural do município e da região.”, disse, citando a participação do deputado Pablo Santos imprescindível. “Desde o ano passado ele, que é um deputado da cultura, tem nos incentivado a ser um vereador da cultura, apoiando e incentivando todos os movimentos culturais da nossa Jaicós.”, disse. O deputado destinou uma emenda para custar a realização do evento.

Publicidade

O prefeito Neném de Edite destacou a importância do evento, por manter viva a cultura, por homenagear o vaqueiro, como também, por proporcionar entretenimento à população do povoado e movimentar a economia. “A Festa do Vaqueiro é um momento muito importante, um dos mais esperados pela população do povoado Várzea Queimada. A comunidade se transforma nesses dias e os moradores abrem as portas e se preparam para receber os visitantes. É uma oportunidade de ganhar um dinheiro a mais na venda de comidas e bebidas. Por isso desde que a gente assumiu a gestão temos buscado crescer ainda mais o evento.”, disse.

A Prefeitura Municipal, às vésperas do evento, realizou a limpeza do povoado, investiu na iluminação pública com a reposição de lâmpadas, como também, instalou um parque infantil, fazendo a alegria das crianças. “A nossa gestão tem feito muitas melhorias aqui no povoado Várzea Queimada, com o objetivo de melhorar, de valorizar essa importante comunidade e atender a população. Aqui nós colocamos um portal de boas vindas na entrada, destinamos uma ambulância nova para atender as pessoas, agora trouxemos esse parque infantil e perfuramos um poço tubular que nos próximos dias vai estar abastecendo a população e amenizando o sofrimento causado pela falta de água.”, pontuou.

Na entrevista, o perfeito parabenizou e agradeceu a todos os envolvidos na organização. “Estamos felizes com o resultado da festa. Só temos agradecer a todos que participaram e contribuíram com a realização da mesma. Destaco aqui os dois deputados estaduais, Georgiano Neto e Pablo Santos, que ajudaram a Prefeitura Municipal realizar essa festa, como toda a equipe organizadora, na pessoa do vereador Bosquinho, as Secretarias, através da Cultura e de Obras.”, finalizou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS