Connect with us

MUNICÍPIOS

Chuva é registrada em São Luís do Piauí após município sofrer queimadas severas; vídeo

Publicado

em

A cidade de São Luís do Piauí distante 360 quilômetros de Teresina, foi agraciada com chuva na noite desta terça-feira (14). O município, na zona rural precisamente, sofreu por mais de 15 dias com queimadas severas que atingiram propriedades rurais e a vegetação nativa.

Os impactos da seca e o calor começaram muito antes do período conhecido como B-R-O-BRÓ caracterizado pelos quatro últimos meses do ano – setembro, outubro, novembro e dezembro.

A chuva em São Luís teve duração de 15 a 20 minutos.

Sobre o fenômeno, o climatologista, Werton Costa, professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), explica que se deve a condição da lâmina d’água do Oceano Atlântico ser muito quente que dura aproximadamente um mês e meio de aquecimento atlântico.

O climatologista considera como algo muito positivo.  “A gente teve uma entrada de nuvens. Essas nuvens elas estavam nas últimas semanas posicionadas sobre o estado do Maranhão e parte do litoral cearense e elas interiorizaram pela região de Campos Sales e provocaram instabilidades”, disse.

Publicidade

Além de São Luís do Piauí, a chuva caiu sobre outros estados, na franja norte do Nordeste inclusive no município de Ferros no Rio Grande do Norte, que é bem seco, além do Estado do Ceará.

“Tivemos toda parte oriental do Ceará com algumas pancadas isoladas e a nossa faixa sertaneja recebeu também um plus de umidade. De tal forma que a gente teve chuvas na região próxima do Vale do Longá até a faixa sertaneja do Piauí, chuvas de pequeno volume oscilando entre cinco até dez milímetros”, explica o climatologista.

Veja vídeo

Facebook

MAIS ACESSADAS