Connect with us

Saúde

Conheça os benefícios de praticar atividade física e como se exercitar no B-R-O-Bró

Publicado

em

A atividade física traz inúmeros benefícios, fortalecendo o sistema imunológico, melhora o nosso cardiorrespiratório, traz uma qualidade para o sono, diminui os níveis de ansiedade e depressão e, consequentemente, proporciona uma melhora no bem-estar, melhorando também a autoestima. Porém, em períodos mais quentes do ano, como agora no B-R-O-Bró, a dica é se adaptar e buscar horários mais apropriados para a prática de exercícios.

Os cuidados com a atividade física devem ser redobrados tanto para aqueles que praticam frequentam ambientes fechados, como academias, ou ambiente aberto, para aqueles que fazem caminhadas ou corridas. Para aqueles que gostam de correr, caminhar, andar de bicicleta ou realizar outra atividade em espaço aberto, a recomendação da profissional de Educação Física Edwirgens Paz é optar por horários com a temperatura mais amena.

“Escolha sempre os horários pela manhã, até às 10h. Já no turno da tarde, praticar atividade física após às 16h ou 17h. Optar sempre por roupas mais frescas, leves e com proteção UV (ultravioleta), usar uma viseira e óculos, usar protetor solar e ingerir bastante água antes, durante e depois”, cita.

Já para quem realiza treinos no B-R-O-BRó em academias, a orientação é buscar horários mais vagos, levando sempre uma garrafa com água, preferencialmente utilize máscara e, se possível, leve seu próprio álcool e higienize os aparelhos antes de utilizá-los.

Cuidados também devem ter tomados também por quem malha em academias - (Arquivo O Dia)

É importante ter o acompanhamento de um profissional de Educação Física, pois ele irá recomendar quais exercícios devem ser feitos, bem como a intensidade, tempo e local adequados. Já um nutricionista irá indicar a alimentação mais adequada para cada tipo de atividade, especialmente neste período mais quente.

Publicidade

“Aliado a isso, é importante fazer exames de rotina e sempre respeitar os sinais do seu corpo. A prevenção é um fator muito importante para que mais na frente não surja nenhum tipo de problema de saúde. A OMS recomenda que seja de 150 a 300 minutos de atividade física por semana, dependendo da intensidade e da atividade, o que dá uma média de 20 a 40 minutos/dia”, orienta.

Como começa a praticar atividade física?

Independente da idade, sexo e peso, é preciso praticar alguma atividade física. Como já dito anteriormente, os benefícios de movimentar o corpo são inúmeros, não somente para a estética, mas pela melhora na qualidade de vida. Para os que nunca praticaram exercícios ou estão parados por algum motivo, a profissional de Educação Física Edwirgens Paz dá algumas recomendações.

Comece com caminhada ao ar livre, mas sempre com orientação de um profissional qualificado, pois ele irá avaliar seu peso, idade, se a pessoa é sedentária, e observando o seu desempenho. No caso dos idosos, eles vão mostrando se estão cansados e até onde aguentam. Mas, independente disso, é preciso se movimentar. Pode ser caminhada, hidroginástica, academia.

Edwirgens Paz / profissional de Educação Física

Fazer atividade física sem orientação de um profissional pode ser arriscado, sobretudo para aqueles que fazem academia. Muitos não são acompanhados, buscam referências na internet e, na hora de realizar o exercício, o fazem de maneira errada.

“A gente recomenda que busque um profissional, pois há inclusive risco de infarto ao realizar uma atividade de alta intensidade e que não é adequada para a pessoa. Aliado à atividade física, é preciso ficar atento a alimentação, que seja mais saudável, com bastante ingestão de água, para manter essa harmonia”, enfatiza a profissional de Educação Física.

Publicidade

Edwirgens Paz destaca que a progressão de carga deve ser feita com a orientação de um profissional, que dirá se esse aluno consegue ou não aumentar o peso.

Fonte: O Dia | Fotos: Arquivo O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS