Connect with us

DESTAQUES

Com grande emoção, Dr. Corinto Matos, Valmir de Juracy e os vereadores tomam posse em Marcolândia; fotos

Publicado

em

O município de Marcolândia passa a ser administrado pelo prefeito Dr. Corinto Matos (PP) que foi empossado nesta sexta-feira, 1º de janeiro. Junto com ele vai conduzir a gestão municipal o vice-prefeito, Valmir de Juracy (PSD).

A solenidade de posse dos eleitos prefeito, vice e vereadores foi marcada por uma rica programação com alvorada às 05h da manhã como primeiro ato solene. Em seguida às 08h30min foi celebrado o culto evangélico na Igreja Assembleia de Deus, situada na avenida José de Moura Leal.

À tarde, Dr. Corinto acompanhado do vice e vereadores chegaram a igreja em caminhada, acompanhado da banda marcial da Assembleia de Deus, onde o prefeito recebeu a bandeira do município. 

Em seguida adentrou em cortejo para assistirem a Missa da Santa Mãe de Deus e Ação de Graças na Igreja Matriz de São Cristóvão, localizada na avenida Corinto Matos. Presidida pelo padre Pio Feitosa, o sacerdote fez recomendações de bonança para a gestão do prefeito D. Corinto juntamente com o vice-prefeito Valmir de Juracy e os nove vereadores.

“Viemos para pedir ao Senhor aos nossos gestores desse município prefeito e vice-prefeito, vereadores e secretários a bênção e a luz do espírito santo para que tenha sabedoria discernimento e possam governar, promover a justiça, paz, solidariedade e a fraternidade. Esses são os quatro pilares para a gestão”, proferiu padre Pio.

Em prosseguimento com as cerimônias, às 19h, na Quadra Poliesportiva com todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 quanto ao uso de máscaras e distanciamento social foi oficializada a posse do prefeito Dr. Corinto, do vice Valmir de Juracy e dos vereadores.

Na abertura foi executado o Hino Nacional com a projeção das bandeiras do Brasil, Piauí e Marcolândia e após a leitura sagrada os vereadores se posicionaram para o juramento.

A solenidade foi conduzida pelo vereador Chaguinha que alcançou o maior número de votos nas eleições do dia 15 de novembro. A Mesa Diretora da Câmara de Marcolândia para o biênio 2021/2022 tem como presidente Francisco das Chagas Silva Ramos, o vice-presidente Marcos de Carvalho Coelho, 1º secretário Maria Edilanjia Nobre e o 2º secretário Erinado Evangelista de Sousa.

Vereador Chaguinha Ramos conduz solenidade de posse e é eleito presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores

Foram empossados os vereadores: Chaguinha Ramos (PP), Erinaldo (PSD), Isadora Coutinho (MDB), Marquim de Chico Coelho (PTB), Lanja Nobre (PP), Dunga (PT), Simone Viana (PSD), Erivan de Aprígio (PT) e Clenilton Costa (PT).

Publicidade

Após anunciar a composição da mesa diretora, foram empossados o prefeito Dr. Corinto Matos e o vice Valmir de Juracy que se dirigiram com seus familiares.

No uso da palavra o prefeito Dr. Corinto Matos, com sentimento de gratidão falou sobre o futuro do município. “Quero primeiramente agradecer a Deus pelo dom da vida e da saúde. Esse ano de 2020 enfrentamos um ano atípico com todo mundo sabe por conta dessa pandemia que tem mudado a gente e evitado o que mais gostamos que é confraternizar e foi durante a missa que o padre Pio bem lembrou que dia 1º de Janeiro é o dia mundial da confraternização. Essa é uma confraternização diferente, pois estamos aqui respeitando o distanciamento social […] Não podemos parar. Vamos trabalhar e seguir em frente. Quero agradecer a minha família: minha esposa, os irmãos, meus filhos Diogo e Cecília, minha mãe Virgínia que está tão orgulhosa. Marcolândia sabe e todos conhecem nossa história. Há mais de sessenta anos atrás meu avô Corinto Machado Matos chegou aqui e começou a cancela, a divisa com posto fiscal com o pessoal que ajudou a fundar nossa cidade. Passa o tempo e meu pai Lafaiete Pereira de Castro, saudoso, juntamente com grandes lideranças aqui presentes lutaram bastante conseguiram emancipar nossa querida Marcolândia tornando-se assim o primeiro prefeito. O mundo dá volta, aconteceram várias coisas e hoje está voltando a oportunidade de servir a população”, discursou.

Prefeito eleito Dr. Corinto Matos em discurso durante solenidade de posse

“Agradeço a Deus e toda a oportunidade em especial a população aos 3.209 votos como bem frisou Valmir de Juracy. A política passou aí agora eu prefeito eleito e empossado de Marcolândia do Piauí serei prefeito para toda a cidade e não tenho dúvida disso. Todos os órgãos, secretarias e servidores, indiscutivelmente, vão trabalhar para o bem de toda a população. Esse é o nosso lema em razão de estar aqui. Andamos bastante, visitamos quase toda a população de Marcolândia e o segredo é ouvir, conversar, dialogar e resolver os problemas. As atitudes devem ser tomadas e o trabalho deve ser feito. Não tenho dúvida que o trabalho vai ser feito por essa equipe que estamos montando. Confio em cada secretário que estamos colocando e essa câmara de vereadores nova que está com todo gás e o Dunga que é muito experiente vai dar essa força. A câmara de vereadores com eles eleitos mostra o sentimento de nossa cidade, sentimento de mudança, mudança de atitude, mudança de função e de respeito. O respeito tem que ser o carro-chefe da nossa cidade. Não foi à toa e o nosso slogan está aqui “Marcolândia! amor e respeito pelo povo”. A gente sentiu isso e passamos assim nosso slogan”, acrescentou.

Dr. Corinto frisou que o município tem que avançar nas mais diversas áreas.

“Pode ter certeza que cada um de vocês serão bem acolhidos e bem recebidos e tentaremos sempre solucionar o problema de cada um. Essa é a nossa principal meta e não tenho dúvida que vamos cumprir. Quero saudar aqui as autoridades presentes como Prefeito Filipe eleito em Caldeirão Grande do Piauí, o ex-prefeito João Vianey ao qual dou um abraço fraternal. Ao Nem Pardal ex-vereador muito importante durante a campanha, Jucejano como já falei e assim por diante. A gente tem que trabalhar em todas as áreas e o avanço tem que acontecer. Marcolândia tem que continuar no crescimento, no rumo certo e como bem Valmir falou a área do esporte, da cultura, do meio ambiente são tão importantes nesse novo mundo e a gente tem que evoluir e melhorar. Todas essas áreas. No entanto, não podemos esquecer a saúde e educação que são de grande importância na nossa gestão. Marcolândia é uma cidade que cresce muito pela força do povo que é trabalhador, batalhador, mas que tem uma grande desigualdade social. Temos um grande trabalho para diminuir essa desigualdade. O Social e educação funcionando bem a gente vai conseguir melhorar esses índices que são tão importantes, o IDH por exemplo”, destacou.

Publicidade


Garantindo melhorias, Dr. Corinto falou sobre melhores condições. “Vamos atrás de trabalhar as melhores condições para os profissionais que são as equipes que trabalham bem e o diálogo como sempre falei, a gente conversando e nos entendemos vamos atender melhor a nossa população. Então assim a mensagem que passo hoje aqui é que pode confiar na nossa equipe e na nossa gestão. Vamos tentar cada vez mais avançar e melhorar Marcolândia em todos os aspectos. Vamos correr atrás dos políticos a nível estadual e federal. Temos muitos apoios e cada grupo político e seus representantes vão nos ajudar e não tenho dúvida disso. O município precisa desse auxílio do governo estadual e federal. É uma das nossas obrigações correr atrás e a gente vai fazer isso. Como frisou Valmir, estão todos de parabéns, a juventude e organização do evento. Essa banda que toca tão bem e que nos deixa satisfeito e contente saber que nossa cidade tem uma banda como essa na Assembleia de Deus. Só tenho agradecer Essas são as minhas palavras. Quero dizer que estarei sempre à disposição e podem contar comigo, Muito obrigado”, finalizou o prefeito eleito de Marcolândia Dr. Corinto Matos.

Em entrevista, o prefeito Dr. Corinto agradeceu a todos que confiaram os votos. “Estamos começando uma nova era. Uma era de respeito amor cidadania. Quero dizer a todos que vamos trabalhar pela população marcolandense sentar e organizar situação que se encontra as secretarias. Esse primeiro mês é de muito desafio por conta dos sistemas de bancos.  Depois disso  vamos atuar nas diversas áreas como falei aqui no meu pronunciamento. Temos que ampliar os postos de saúde e o acesso a atenção básica. Continuar o enfrentamento do coronavírus com a chegada das vacinas e tentar voltar a realidade que era antes. Em obras temos planejamento para mais calçamento, praças urbanização. O município está precisando de um acesso para que seja identificado aos visitantes de nossa cidade, bem como a iluminação pública e nossa tão sonhada água. Juntamente com Senador Ciro Nogueira tenho certeza que vamos trabalhar para conseguir realizar esse sonho de Marcolândia. A mensagem que eu deixo para os munícipes de Marcolândia de tranquilidade, confraternização e dizer que a prefeitura e a secretarias estão abertas a cada um cidadão de marcolandense. Vamos tratar bem respeitar o povo e atender as necessidades da população”, finalizou o prefeito Dr. Corinto Matos.

O vice-prefeito Valmir de Juracy discursou agradecendo ao público presente, fazendo referência a instituições religiosas, trabalhistas, sindicatos empresariado e autoridades.

“Nesse momento saúdo a mesa no nome do prefeito eleito Doutor Corinto Matos, da Câmara de Vereadores em nome do presidente Chagas Ramos. Quero saudar o ex-prefeito de Caldeirão Grande João Vianey e saudar os advogados da nossa campanha em nome de Doutor Jardel. Quero saudar os vereadores na pessoa de Laureno e Ronaldo de Quinco. Saúdo também todas as instituições religiosas. Estivemos hoje na Igreja Católica, na Assembleia de Deus. Quero saudar também a Igreja Verbo da Vida, Congregação Cristã e também a Igreja Nova Vida, Assembleia de Deus Ministério de Madureira e a todas as instituições religiosas em nosso município. Quero saudar o representante da Emater na nossa solenidade. Quero saudar a todos os representantes dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. Quero saudar também a todas as associações do nosso município, associações das mulheres, Associação de Moradores da Serra da Marcolândia, Associação de produtores de Tamboril e saudar também o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O presidente do Sindicato dos Funcionários do nosso município e ao presidente da cooperativa do nosso município”, saudou.

Em saudações aos presentes mencionou empresários, servidores e família. “Quero saudar a todos os empresários de Marcolândia e a todos os donos de casa de farinhas do nosso município, assim como aos trabalhadores das casas de farinhas. Saudar todos os funcionários municipais que desempenham suas funções mediante o mandato das gestões que vem consequentemente. Quero Agradecer minha família, amigos e apoiadores. Em especial aos 3.209 votos de credibilidade e confiança. Foram esses votos que nos deram e acreditaram no nosso projeto político para o povo de Marcolândia. Sabemos da responsabilidade que temos de hoje por diante. Assumimos esse compromisso com vocês e estamos pronto para trabalhar pelo desenvolvimento do nosso município e por melhores dias para nossa população. Foi aqui onde tivemos nossa convenção e recebemos o nosso Senador Ciro Nogueira, a deputada Margarete Coelho e a deputada Iracema Portela. Desta convenção ficou compromisso com a população de Marcolândia e com o senador Ciro Nogueira em nos apoiar. O compromisso e o sonho do marcolandense que era a situação da água. Somos testemunhos e depois que fomos eleitos já tivemos a reunião com Senador Ciro Nogueira onde já estamos cobrando compromisso de campanha”, disse.

“Vamos na luta para conseguir a água de Marcolândia entre outros compromissos que temos aqui no município que estamos lutando e batalhando para melhorar a saúde. Esse é o compromisso nosso e o de Doutor Corinto. O povo de Marcolândia será bem recebido, bem tratado em todas as instituições que chegarem. Queremos colocar o esporte para funcionar porque é um compromisso nosso. Vamos organizar Secretaria de Esporte. Outra reivindicação era Secretaria de Cultura e vamos trabalhar e apoiar para que venha desenvolver um bom trabalho para toda população. Não poderíamos deixar de dizer do nosso apoio aos agricultores do nosso município. Assumimos e vamos cumprir com nosso compromisso que é da estrada para o povo onde possa fazer escoamento da sua produção. Vamos melhorar a aração de terra para vocês e vamos valorizar bem agricultores do nosso município. Não poderia deixar de agradecer essa turma jovem de que se empenhou e lutou dia a dia na nossa campanha. Estão de parabéns assim assim como o pessoal da organização desse evento e da banda de música aqui do nosso município. Quando fui vereador em 2004/2008, a Assembleia de Deus já trabalhava esse projeto junto com vocês. Vamos junto com as instituições a valorização dos profissionais dessa banda de música. Quero agradecer a todos e dizer que estou à disposição de todos vocês para trabalhar e lutar junto com vocês. Meu abraço caloroso e um feliz ano novo cheio de paz, saúde e prosperidade. Muito obrigado!”, discursou o vice prefeito eleito de Marcolândia, Valmir de Juracy.

Publicidade

Em entrevista Valmir citou fatores que necessitam de resoluções com urgência. “Queremos trabalhar nesse suporte ao secretariado. Vamos atuar no esporte, cultura, meio ambiente, educação e todos os setores. Quero agradecer a cada um pelo voto de confiança que nos deu e nos acreditou. Vamos trabalhar para atender as expectativas da população. O grande gargalo em Marcolândia é a situação da água que foi prometida há mais de 20 anos e nunca foi cumprida. Temos aqui o compromisso e a promessa do senador Ciro Nogueira que deixou a mensagem à população. Vamos atrás, cobrar e lutar pela água de Marcolândia. Outro setor que há grande reclamação por parte da população é na saúde. Vamos lutar para ter médico plantonista 24 horas para atender nossa população. Esses são os dois maiores que temos para resolver no momento. E outra situação que é em todos os setores os nossos atendentes para atender bem nossa população. Nosso compromisso e nossa missão é atender bem e resolver o problema da população”, disse Valmir.

Primeira-dama e secretária de Educação de Marcolândia, Auxília Pires, também discursou em tom de agradecimentos. “Me sinto cheia de gratidão a Deus e ao povo que acreditou no nome de Dr. Corinto. As pessoas estavam em busca de mudança e por causa disso a mudança aconteceu. Desde o início venho apoiando e trabalhando junto com meu esposo e agora no que precisar estarei à disposição. Fui nomeada secretária de educação e farei de tudo para que essa nomeação tenha valido a pena. Desejo a toda população marcolandense um feliz ano novo que seja próspero e que essa pandemia chegue ao fim para as pessoas voltarem a vida normal. Estarei à disposição de toda a população para servir”, afirmou.

Em entrevista a secretária agradeceu a todos que confiaram no projeto do grupo político de Dr. Corinto e Valmir.

“Quero agradecer pela confiança depositada em nosso prefeito Corinto Matos e nosso vice-prefeito Valmir  de Juracy e aos nossos vereadores eleitos. Peço ao prefeito vice, vereadores e secretários que andemos de mãos dadas lutando em prol do bem do povo. Agradeço a Deus porque foi ele que nos deu esse momento tão maravilhoso para lutar e trabalhar para o nosso povo. Agradecer aquelas pessoas que confiaram em nós e estiveram presentes nos 45 dias de campanha. Aos 3.209 pessoas que confiaram em nós e vamos valorizar a equipe de jovens que confiaram estiveram presentes conosco durante essa campanha. Deram tudo de si para que hoje estivéssemos aqui com esse prefeito e vice-prefeito eleito. Esses jovens continuam conosco abrilhantando e nos ajudando com essa noite tão bonita” , concluiu a primeira dama e secretária de educação mencionando os versos bíblicos em Filipenses Capítulo 4 Versículo 13. “Tudo posso naquele que me fortalece”, recitou. “É força e coragem que peço a Deus para que todos nós, prefeito, vereadores e secretários possam estar trabalhando por nossa Marcolandia. “Avante Marcolândia”, concluiu.

Dr. Corinto Matos e Valmir de Juracy venceram as eleições pela coligação “União, Respeito e Compromisso” com 3.209 e venceram com 505 votos de maioria os candidatos Guel Ramos e Erivan Ramos que integram a base de governo do grupo de Chico Pitu.

Publicidade

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS