Connect with us

DESTAQUES

Das 93 comarcas do Piauí, apenas quatro tem defensor público

Publicado

em

No país, de cada dez comarcas, sete não têm defensor público nenhum. No Piauí o problema é ainda mais grave, já que das noventa e três comarcas, apenas quatro há defensor. Com isso, a população sofre e os casos não tem o devido acompanhamento.

Os núcleos da defensoria recebe por semana centenas de casos. O setor da família, que envolve ações de divorcio, pesões e paternidade é o mais procurado e quem precisa de atendimento reclama da demora.

“Demora muito e o serviço tem que melhorar. Do jeito que está atrapalha bastante, porque a gente tem outras coisas para resolver. Deveria ser mais rápido”, disse o desempregado Alexandre Lobo.
O estado possui 109 defensores públicos, sendo que 58 estão lotados em Teresina e apenas 51 estão disponíveis para as cidades do interior. O Piauí está entre os estados com o menor número de defensores públicos. Das 93 comarcas do estado, apenas 24 possui defensores.

“Nessa semana demos posse a mais seis defensores e alcançamos o número de 110 defensores públicos e sabemos que ainda é insuficiente para atendermos a demanda que é crescente e requer mais eficácia e eficiência”, afirmou Hildeth Evangelista, defensora pública geral.

Segundo a Associação Piauiense de Defensores Públicos, a falta de investimento por parte do estado é outro desafio enfrentado pelas defensorias. “A defensoria pública do Piauí foi aquinhoada para o ano de 2016 com o orçamento de apenas R$ 73 milhões para desenvolver suas atividades durante o ano. Enquanto instituições parecidas com a nossa receberam R$ 181 milhões, mais que o dobro”, contou João Batista, presidente da associação.

Publicidade

G1

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS