Connect with us

DESTAQUES

Governador não investe em segurança e o Piauí está completamente renegado

Publicado

em

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) tem demonstrando insatisfação com a Segurança Pública do Piauí, visto que o investimento na área é de apenas 0,2% do orçamento do Estado. Para ele a segurança teria mais força se o investimento fosse maior.

Em relação a Teresina, dados do IBGE de dezembro de 2023, mostram que a capital é campeã quando o assunto é sensação de insegurança. O índice foi apontado pela Síntese dos Indicadores Sociais (SIS).

De acordo com a SIS, Teresina ficou com o índice de insegurança de 58,3% sendo a primeira do ranking, ultrapassando cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, que ocupam o 10º e 13º lugares. A pesquisa foi feita com moradores de idade superior a 15 anos.

A nível de estado, o Piauí ocupa a 13ª posição do ranking. 30% da população declararam sensação de insegurança.

Para Ciro Nogueira, o Piauí precisa de um plano de segurança eficaz. “O governador não investe em segurança. Apenas 0,2% do orçamento do estado é gasto com segurança. Estão há 20 anos e não fizeram isso [o plano]. Eles não investem em segurança. E quando é gasto, é gasto com presídio ao invés de investir na segurança das pessoas de bem. Não investe em policiamento, equipamento, delegacia e coisas que possam melhorar e ter um policiamento ostensivo em nosso estado. O geverno só quer gastar com propaganda e marketing. Não há uma cidade que não tenha atuação de facções criminosas. O Piauí está completamente renegado”, disse.

Publicidade

O orçamento na visão de Ciro teria que ter aumento de 10% ou 15% para surtir efeitos na segurança. “A sensação de insegurança no Piauí chegou a níveis alarmantes”, completou.

Nesta segunda-feira (22), o Sindicato dos Policiais Civis do Piauí iniciou o movimento “Polícia Legal” nas delegacias do estado. A ação envolve principalmente os agentes e escrivães da Polícia Civil. A alegação da categoria é que as atividades que não são de obrigação e acabam sendo realizadas por eles, vão paralisar. Dentre elas o sindicato destacou as seguintes: oitiva de presos ou de conduzidos, cumprimento de mandados de busca, além de dirigir viatura policial.

O sindicato destaca que o objetivo principal do movimento é abrir uma mesa de negociação com a Secretaria de Segurança Pública para discutir sobre a estruturação da carreira do policial civil no Piauí.

Em fevereiro, a Polícia Civil do Piauí deu início ao primeiro ato de um protesto denominado OPERAÇÃO PRELÚDIO, devido à omissão do estado em fornecer uma resposta à proposta de reestruturação salarial discutida pelo grupo de trabalho temporário criado pelo delegado geral e apresentada ao governo. A ação ocorreu não apenas em Parnaíba, mas em todo o estado, onde os policiais civis decidiram não realizar atividades externas durante um período de 12 horas – das 9h às 21h.

Aumento de policiais

Publicidade

Na última nesta sexta-feira (19/04), o delegado-geral Luccy Keiko anunciou que um novo concurso público para a Polícia Civil deverá ser lançado até o próximo ano tendo em vista a necessidade de ampliar o contingente de policiais civis.

Ao longo do ano são deflagradas operações da Polícia Civil com o objetivo de combater a criminalidade.

O Governo do Piauí por intermédio da Secretaria de Estado de Justiça (SEJUS), vai realizar o concurso público para a Polícia Penal. Serão 400 vagas. Do total, 200 para preenchimento imediato e 200 em forma de cadastro de reserva. A prova escrita objetiva, está marcada para realização no dia 28 de abril, enquanto o resultado final está previsto para novembro deste ano.

O Governo do Piauí por meio da Secretaria de Justiça está executando obras de restruturção e modernização em unidades prisionais a exemplo de Vereda Grande em Floriano, Major César em Altos, em Oeiras, Bom Jesus, Buriti dos Lopes, Picos, entre outras. O investimento soma mais de R$ 143 milhões. Uma meta que a Sejus-PI tem é a reeducação de internos por meio de ações que possibilitem a ressocialização quando cumprirem a pena.


CONTEÚDO RELACIONADO

Publicidade

Secretário de Justiça do Piauí inaugura terceiro pavilhão e anuncia construção de complexo penitenciário em Picos


A Secretaria de Estado da Segurança Pública foi referência nacional no tocante a devolução de celulares roubados ou furtados aos seus proprietários. Pelos menos 726 aparelhos foram devolvidos na última semana. A iniciativa é parte da Operação Interditados.

Dados da Gerência de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Segurança Pública do Estado, mostram que as Mortes Violentas Intencionais (MVIs) em Teresina, tiveram uma redução de 50% em julho 2023, comparadas ao mesmo período de 2022. Em 2023 foram 19 e em 2022 foram registradas 38.

Ainda em relação a 2023, dentre os dados positivos, estão os 139 municípios do Piauí que não registraram Mortes Violentas Intencionais (MVI) no primeiro semestre, o que corresponde a 60% dos municípios piauienses.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS