Connect with us

Aroeiras do Itaim

I Cavalgada celebra o Dia do Vaqueiro em Aroeiras do Itaim; Marciano e Zênio comemoram sucesso do evento

Publicado

em

A cidade de Aroeiras do Itaim foi marcada por um grande evento símbolo da cultura nordestina neste domingo, 02 de abril.

A I Cavalgada dos Amigos foi realizada pela Associação de Moradores de Aroeiras do Itaim, através do empresário Marciano Macedo, do presidente da instituição Zênio Neves e do vereador Zenin, com apoio da ex-candidata a prefeita Dra. Marli Macedo, dos vereadores Zoneide Macedo e Edvá Barroso.

Imagens aéreas da I Cavalgada dos Amigos

O evento que celebra oficialmente o Dia do Vaqueiro no calendário cultural do município contou também com apoio e presença do deputado estadual Thales Pimentel, várias lideranças políticas, demais apoiadores, patrocinadores e reuniu os aboiadores Clezim, Claudiano, Marlon Torres e Chico da Luz.

Participaram vários vaqueiros e amantes das vaquejadas de várias cidades como Picos, Francisco Santos, Santa Cruz do Piauí, Itainópolis, Wall Ferraz, Vila Nova do Piauí, Paquetá do Piauí, entre outros municípios do interior do Estado. Mais R$ 5 mil reais em prêmios foram sorteados para os vaqueiros.

O Dia do Vaqueiro em Aroeiras do Itaim é celebrado anualmente no primeiro domingo do mês de abril e foi instituído através de um Projeto de Lei de autoria do vereador Zenin, apresentado no final do ano passado e aprovado na Câmara por unanimidade.

“Entrei com um Projeto de Lei na Câmara Municipal que foi aprovado por todos os vereadores aos quais eu agradeço, e a Associação de Moradores abraçou a causa de realizar a primeira cavalgada dos amigos de Aroeiras do Itaim. A gente fica muito feliz, o sentimento é de gratidão por cada pessoa que compareceu aqui e cada vaqueiro que veio abrilhantar essa grande festa na nossa cidade. Que possamos a cada ano abrilhantar mais essa festa. Esse é o primeiro ano, mas ficou marcado no calendário de Aroeiras do Itaim”, destacou.

O empresário, Marciano Ramos, membro da organização revelou sua grande felicidade e agradeceu a todos que compareceram abrilhantando a cavalgada.

“É uma grande satisfação estar nessa festa, dando o apoio na I cavalgada de Aroeiras do Itaim. Temos todos os amigos ajudando a gente e fico muito satisfeito em contar com essa quantidade de pessoas aqui. A mensagem que eu deixo para os vaqueiros é que vamos continuar apoiando a cultura, os vaqueiros da região de Aroeiras do Itaim e no próximo ano vai ser bem maior a nossa cavalgada. Fica todo mundo convidado, aqui é a Associação de Moradores que está organizando, é um grupo de amigos e estamos apenas dando o apoio. Todo mundo está convidado porque a próxima vai ser bem maior”, anunciou Marciano agradecendo o apoio recebido.

O presidente da Associação, Zênio Neves, enfatiza que 95% da população do município é de agricultores familiares, vaqueiros, filhos de agricultores, produtores e pecuaristas. Ele que é sindicalista há vários anos, explica que a Associação tem uma abrangência de 36 povoados.

Publicidade

“Juntamos agricultores para criar uma Associação […] a gente teve uma ideia e de acordo com a associação fomos à Câmara Municipal. Conversamos com o vereador Zenin e ele criou um projeto de lei que foi abraçado pelo vereador Edvá Barroso e a vereadora Zoneide. Foi aprovado por unanimidade e no município de Aroeiras, o primeiro domingo do mês de abril é dedicado e consagrado ao vaqueiro. Nada mais justo do que fazermos esse evento para prestigiar a vaqueirama do nosso município. Esse é um evento bem organizado, uma comissão muito grande na organização. Aroeiras do Itaim tem muito a ganhar com esse evento. Temos a alegria em saber que muitas cidades da região de Picos estão participando dessa cavalgada também”, declarou.

O deputado, Dr. Thales Pimentel, apoiador da cultura que resgata a figura do vaqueiro nordestino, revelou mais uma vez que tem um grande apreço e admiração pelo povo de Aroeiras do Itaim e reafirmou apoio para as próximas edições da Cavalgada dos Amigos.

“São pessoas amigas que me ajudaram muito na minha eleição e também agradeço a toda população aqui de Aroeiras. Hoje sei que a grande liderança, Marciano, que está fazendo essa cavalgada para os amigos, é um cara honesto, humilde, gosta realmente do calor do ser humano. Essa é uma cavalgada que não vai ser só a primeira. Vamos realizar muitas cavalgadas aqui em Aroeiras do Itaim. É um prazer enorme estar aqui, me considero como de Aroeiras. Fui prefeito Paquetá do Piauí que é uma cidade pertinho daqui”, disse afirmando apoiar Marciano para o próximo pleito.

Dra. Marli Macedo, membra da comissão organizadora, declarou que o evento superou as expectativas.

“O momento é de muita felicidade por vermos essa multidão. O pessoal abraçou a ideia, de fato. O evento está maravilhoso, superou as nossas expectativas e com certeza é nos programarmos para que os próximos sejam ainda melhores. É algo novo para o nosso município, mas que merece todo apoio e foi por isso que a gente abraçou a ideia”, disse.

Zeca Zabel é um dos vaqueiros com maior idade. Ele tem 85 anos e ainda convive no labor cuidando de aproximadamento 300 cabeças de gado junto com seu filho Ismar.

Ismar e seu pai Zeca Zabel

“Eu acho muito bom, gosto e já nasci nesse tipo de movimento. Se eu pudesse, todo mundo cuidava da vida sem confusão porque eu sou dessa idade e nunca tive confusão com ninguém nem nada. Cuido em trabalhar não porque preciso, mas porque gosto”, falou. “Todo dia estou no campo”, concluiu.

O vaqueiro João do Mudo, 77 anos, foi agraciado com toadas dos aboiadores Clezim e Marlon Torres. Ele também é cuidador de 80 cabeças de gado.

“Isso aqui foi muito bom. Aqui hoje está de parabéns com essa multidão de gente. Sou o mais velho daqui, trabalhei muito, sofri muito, passei muita fome, vacinei, fiz parto de vaca, fiz de tudo na vida. Eu ando, como, enxergo e faço tudo, mas não sou mais o que era quando mais novo”, falou lembrando das fazendas que cuidou do Governo do Estado no passado e revelou o saudosismo das pegas de boi. “Eu dava conta do recado”.

A vereadora Zoneide Macedo parabenizou os vaqueiros. “É com muita alegria que parabenizo todos os vaqueiros e vaqueiras da minha querida Aroeiras do Itaim. São dignos do meu respeito e admiração. Pessoas que têm amor pelo cavalo e pela terra.
Comemoramos a 1ª edição da Cavalgada dos Amigos com uma festa linda, atrações musicais, brindes e homenagens aos vaqueiros. Pude sentir que foi um momento especial e principalmente de renovação da cultura, algo nunca antes vivenciado no nosso município. A Associação de Moradores, vereadores, lideranças estão de parabéns pela iniciativa e todos que contribuíram apoiando, incentivando e patrocinando para que de fato este evento acontecesse com tamanha magnitude. Que Deus na sua infinita sabedoria vos abençoe”, parabenizou.

Publicidade
Vereadora Zoneide Macedo

Programação da Cavalgada

A I Cavalgada dos Amigos teve locução de Edvaldo Leal “A voz do povo” e iniciou com a celebração e bênçãos dos vaqueiros, conduzida pelo ministro da palavra, Victor Leal, no povoado Monte Belo, ao lado da Igreja de Santo Antônio. Na ocasião os aboaidores Clezim, Claudiano, Marlon Torres e Chico da Luz fizeram várias toadas, ao tempo em que os participantes entraram em comunhão com Deus, agradeceram pelas graças alcançadas e pediram proteção divina.

Ministro Victor Leal
Aboiadores
Vaqueiros rendem graças a Deus durante celebração
Concentração no Monte Belo

Cavalgada

De lá a vaqueirama seguiu em percurso de cerca de 3 quilômetros até o Parque de Vaquejada Pé da Serra, na Chapada dos Mirôs.

No parque houve sorteio de vários premios, conduzido pelo locutor Wilson Barroso com a participação de Leôncio Silva. Após a entrega de prêmios aconteceram as festas com Glauton Macedo, Edson Sanfoneiro e Gleydson Gavião.

A cavalgada foi apoiada pelos médicos veterinários Francisco Lisboa e Francisco Lisboa Júnior.

Sorteio de prêmios
Shows com Glauton Macedo, Edson Sanfoneiro e Gleydson Gavião

Veja todas as fotos da I Cavalgada dos Amigos, sorteio de prêmios e shows

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS