Connect with us

DESTAQUES

Itainópolis mantém tradição religiosa e celebra 98 anos de devoção ao Sagrado Coração de Jesus

Publicado

em

Após nove dias de oração em preparação para a tradicional festa do Sagrado Coração de Jesus, a comunidade católica de Itainópolis celebrou, na noite desta segunda-feira, 31 de julho, a missa solene em honra ao santo padroeiro do município.

A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Plínio José, e concelebrada pelo padre Francisco de Assis, pároco local, e contou com a participação de um expressivo número de fiéis, que lotaram o interior e ocuparam, também, os arredores da igreja.

Após a missa, em um gesto de fé e devoção, os fiéis saíram em procissão pelas ruas da cidade conduzindo a imagem do padroeiro. A caminhada encerrou na igreja, onde foi realizada a bênção solene e o arreamento da bandeira, momentos que marcam o encerramento do evento religioso.

O festejo é uma antiga tradição da comunidade, iniciada há 98 anos, antes mesmo da emancipação política do município, quando ainda era o povoado Jenipapo.

Este ano, o festejo refletiu sobre o tema “Levar Cristo ao coração do mundo: trazer o mundo ao coração de Cristo”.

Para o bispo, a festa do padroeiro é um momento especial para a comunidade. “O festejo é um momento em que o nosso Senhor nos chama a aproximar-se mais. Nesse mundo marcado por tantas investidas às vezes até desviam o sentimento religioso, é uma oportunidade para as pessoas crescerem na maturidade da consciência e da presença de Deus em nossa vida, mas, muito mais também, com essa presença, se tornar uma comunidade que se encontra e que assim cresce na espiritualidade e na fraternidade.”, disse.

Sobre o padroeiro, o bispo salientou que o coração de Jesus é aquele que cuida de nós. “Ele mesmo se mostra disponível para aliviar o nosso cansaço, as nossas dores, nossos fardos, e, ao mesmo tempo, Ele nos ensina a aprender Dele pela sua mansidão, pela sua humildade, ser manso e humilde de coração.”

O padre Francisco de Assis, pároco de Itainópolis, fez uma avaliação é positiva, dada a participação dos fiéis e aquilo que o festejo representa na comunidade de fé cristã católica.

“É um momento que a comunidade se reúne com maior intensidade. É um momento que a comunidade reza mais, se aprofunda mais na espiritualidade do santo festejado, no nosso caso, o Sagrado Coração de Jesus. Então, nos sentimos fortalecidos nessa espiritualidade que nos convoca a estarmos mais perto do Coração de Jesus, aprendendo Dele as lições que Ele nos ensina a mansidão, a humildade, o amor ao próximo, a caridade, o bem a todos.”, disse.

O sacerdote disse estar feliz com a resposta que a comunidade deu durante esses dias de festejo, seja nos momentos de oração, nos momentos sociais, na participação da festa como um todo. “É um momento de muita alegria para todos nós.”, afirmou.

Publicidade

Duas festas religiosas

O município de Itainópolis tem em seu calendário anual dois grande e tradicionais eventos religiosos. No mês de maio se celebra Nossa Senhora de Fátima.

“Nossa Senhora é a co-padroeira, mas tem uma representatividade muito grande na história de Itainópolis. É uma festa que reúne milhares de fiéis, tanto de Itainópolis, como também, romeiros vindos de outros lugares e cidades da Diocese.”, explicou o padre Francisco de Assis.

E no mês de julho, a comunidade celebra o Coração de Jesus, que é o padroeiro da paróquia, da cidade.

“Celebramos a mãe no mês de maio e o filho no mês de julho. A festa da mãe nos prepara a celebrarmos o filho. Na verdade, ela, como em Caná da Galileia, nos indica a fazermos sempre a sua vontade. Então, a missão de Maria é nos conduzir a Jesus.”, acrescentou o padre.

Publicidade

Veja imagens

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS