Connect with us

DESTAQUES

Palestras evidenciam potencialidades e destacam investimentos na mandiocultura de Marcolândia

Publicado

em

Com objetivo de levar conhecimento e esclarecimentos sobre a produção agrícola, a Prefeitura de Marcolândia, promoveu nesta sexta-feira, 18, uma diversidade de palestras com representantes de instituições como o Banco do Nordeste, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Secretaria de Desenvolvimento Rural de Araripina-PE, SEBRAE e Instituto Agronômico de Pernambuco.

Abertura

As palestras abriram o segundo dia da Mandiofest que é realizada pelo segundo ano consecutivo. Na abertura do evento o prefeito Corinto Matos revelou uma excelente notícia de novos recursos ao ramo da mandiocultura para Marcolândia.

“É uma grande satisfação, nesse segundo dia, em nossa querida Mandiofest, que está sendo realizada, que é nosso carro chefe, como sempre falo, gera econômia, gera vidas, emprego e renda. A gente tem que dar todo o apoio e incentivo para este empreendimento crescer cada vez mais. Temos uma notícia muito boa. Nós tivemos uma reunião junto com Fábio, o Superintendente do BNB, e na ocasião, eles já me informaram que vão colocar mais de um milhão de reais aqui no município de Marcolândia, para o setor da mandiocultura, então é esse nível, é essa competência, é isso que a gente tem que mostrar pro mundo. Quero dizer que Marcolandia está de passos largos em direção ao desenvolvimento”, afirmou Dr. Corinto.

Além do chefe do Executivo Municpal o vice-prefeito, Valmir de Juracy, também fez uso da palavra.

“É muita satisfação estarmos hoje aqui no segundo dia da Mandio Fest, com parcerias como Banco do Nordeste, o Cerest, o Sebrae, o Senar, o AgroAmigo que sempre está presente. Nós aqui em Marcolândia, nossa economia, é modificada através da mandiocultura e vem sendo desenvolvida há muitos anos. Estarmos hoje aqui significa que somos reconhecidos, entre muitos municípios. Esse evento vem para que possamos chamar atenção para sermos reconhecidos como um dos maiores produtores de farinha agrícola no Piauí, no nordeste, por todo o mundo e também no Brasil. É uma grande satisfação e sejam todos bem vindos, que essa manhã possamos ver muitos proveitos nessa área, onde tem muitos produtores em nosso município, mas às vezes a gente pede mais apoio e investimento nesse segmento da mandiocultura, dos produtores e do organizadores do programa. E que a partir daqui possamos ter grandes proveitos, meu muito obrigado!”, destacou Valmir.

Palestras

1º – O coordenador da unidade do Banco do Nordeste, que faz parte do setor do Agro Amigo, Wellington, explicou sobre os pontos trabalhados durante a palestra.

“Estou há longos anos nessa caminhada e nessa parceria com a Prefeitura, eu gostaria de enaltecer a importância que tem dentro do banco e do município. A gente conseguiu junto com a gestão uma licença ambiental onde todos os clientes do município que trabalham com atividade de baixo impacto ambiental podem acessar o AgroAmigo a partir de agora, esses valores financiados pelo AgroAmigo são valores milionários para serem utilizados durante todo o ano. Trouxemos também várias mudanças, uma delas é o AgroAmigo Crescer que teve diferença de valores, um crescimento gigantesco de 6 mil até 12 mil no caso de mulheres. No AgroAmigo Mais tivemos crescimento gigantesco onde era 20 mil passou a 100 mil reais. Me apresentei ao público geral e também os agentes de microcrédito, pois temos agentes específicos para cada setor. Uma feira como essa é muito importante e agradeço ao convite para falarmos sobre o AgroAmigo que já é forte no município”, disse.

2° – Samara e Monaelton fazem parte do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), órgão ligado à Vigilância Sanitária do Piauí. Samara explica o que foi repassado aos participantes durante a palestra.

“O nosso foco de trabalho é o trabalho, sua saúde e segurança. Então a gente trabalha identificando os riscos inerentes às cadeias produtivas, no caso daqui, a mandiocultura, e com base nesses riscos que apresentam ao trabalhador, a gene orienta sobre como reduzir ou eliminar esses riscos a fim de evitar as doenças e os acidentes de trabalho”, explanou Samara.

3º – A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Araripina-PE (SDR) foi representada por Edézio Medeiros e o engenheiro agrônomo Rafel, que apresentou ao público-alvo do evento a implantação de maniveiro.

Publicidade

“O maniveiro são áreas de multiplicação e distribuição manivas de mandioca que tem como objetivo aumentar a produção das raízes em outras propriedades rurais”, destacou Rafael.

4º – O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), foi representado por Naice Vanessa, que é consultora de Finanças e gestão de riscos. Naice trabalhou com o público as formas de linha de financiamento e também o acompanhamento feito pelo SEBRAE aos empreendimentos.

“Hoje nós tratamos de conhecer alguns conceitos e algumas ferramentas sobre gestão financeira e principalmente despertar esse interesse em conhecer sobre ferramentas de gestão e de organização financeira que possam estar contribuindo para alavancagem e o crescimento desses negócios”, explicou Naice.

5º – A quinta palestra foi ministrada pelo gerente Luiz Cunha e o extensor rural Ruan Farias, que representaram o Instituto Agronômico de Pernambuco e trataram sobre o beneficiamento da manipueira. A manipueira é o liquido extraído da mandioca quando ela é prensada no processo de fabricação da farinha. Tanto a mandioca quanto esse líquido contém ácido cianídrico, venenoso e nocivo à alimentação humana e animal.

“A gente veio hoje aqui à Marcolândia para apresentar um trabalho sobre o sustentável do uso da mandioca. A intenção nossa aqui é trazer algumas reflexões para que em relação o uso da manipueira, para que a gente perceba que ela tem um potencial econômico muito grande e as vezes a gente despediça. Vejo que foi satisfatória a apresentação porque sucedeu uma série de questionamentos e perguntas”, avaliou Luiz.

Luiz Cunha

O estudante do segundo período de Engenharia Agronômica da Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina – FACIAGRA, Sérgio Antony, falou sobre a importância das palestras e da experiência adquirida durante o evento para o crescimento acadêmico e profissional.

“É uma experiência muito agregadora, pois participamos da I Mandio Fest o ano passado e estamos aqui novamente com os professores participando da segunda edição, e para a gente que futuramente iremos fazer parte da agronomia é de grande importância um evento desse tipo. O evento é valioso e uma experiência única, pois precisamos de algo que valorizasse o maior produto da economia regional na área da agricultura familiar”, disse.

Outros estudantes da FACIAGRA estiveram prestigiando o evento juntamente com professores.

Além das presenças citadas acima, prestigiaram o evento a primeira-dama e secretária de Educação, Auxília Matos, demais secretários municipais e a população em geral.

A II Mandiofest prossegue na tarde desta sexta-feira, com a decisão do Campeonato Regional de Veternano de Marcolândia, no estádio Corintão. À noite haverá desfile da Secretaria de Educação e logo depois shows em praça pública.

VEJA TODAS AS FOTOS DAS PALESTRAS:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS