Connect with us

DESTAQUES

Palestras sobre cuidados na primeira infância abrem a VI Semana da Gestante e do Bebê em Francisco Santos; fotos

Publicado

em

A Prefeitura de Francisco Santos na gestão “Força, compromisso e trabalho” do prefeito Luís José e do vice-prefeito Edson Carvalho, por meio das Secretarias de Saúde, Assistência Social e de Educação, deu início nesta segunda-feira, 28, a VI Semana da Gestante e do Bebê.

O evento aconteceu no Centro Administrativo da Assistência Social e foi marcado por dinâmicas e palestras que abordaram temas sobre saúde bucal da gestante e do bebê; fortalecimento da amamentação: educando e apoiando; e relações familiares na primeira infância.

O objetivo do evento é levar informações para gestantes e mães de bebês de até seis meses de idade, sobre o desenvolvimento completo da criança – desde o momento gestacional até os primeiros passos -, amamentação e introdução alimentar, para garantir que as crianças tenham um crescimento e uma relação familiar adequados.

A secretária de Saúde, Ana Vilma, enfatizou que o eventou conta com apoio do prefeito Luís José e que o gestor sempre está dedicado com a realização do encontro voltado para a primeira infância.

“Para nós é gratificante demais passar muitas informações, pois sabemos o que atribui o desenvolvimento da primeira infância. Para nós é muito proveitoso fazermos a semana do bebê. Já é lei em nosso município e quero agradecer ao prefeito […]”, destacou a secretária de Saúde.

Ana Carla é secretária de Assistência Social. Ela enfatizou que a semana da gestante e do bebê é reconhecida por lei e geralmente acontece na segunda quinzena do mês de agosto.

Ana Carla destacou também que foi um momento de diálogo com as gestantes sobre o tipos de parto a serem realizados. “Vamos agendar e combinar com elas no decorrer desses dois dias uma visita ao centro de parto normal no Hospital Regional Justino Luz”.

Kits natalidade

Publicidade

Durante o primeiro dia foram entregues 12 kits natalidade contendo fraldas, roupas, cueiro, kits de higiene, toalha e manta.

Ana Carla explicou que as gestantes participam de três encontros onde são trabalhados a importância da relação e da estrtura familiar, a garantia dos direitos para gestantes e para crianças que estarão nascendo.

Palestras

A primeira palestra foi ministrada pela dentista Ana Maíra que trabalhou com o público-alvo sobre saúde bucal da gestante e do bebê.

A dentista informa que a gestação é uma fase importante, pois uma nova vida está sendo gerada e assim é fundamental cuidar da saúde para que o bebê se desenvolva sem problemas. Maíra alerta que isso envolve, também, o cuidado com a boca.

“Infecções no corpo podem prejudicar a gravidez, incluindo aquelas relacionadas à boca. O pré natal odontológico é fundamental e é seguro tanto para mãe quanto para o bebê”, ressaltou.

A palestrante apresentou as principais condições bucais que podem aparecer na boca das gestantes e como evitá-las, além dos primeiros cuidados com a higiene bucal do bebê para formação de bons hábitos e criar rotina de higiene.

“Quando nascer o primeiro dente já deve ultilizar creme dental para higiene, sempre com flúor e em pequena quantidade (1 grão de arroz) para evitar cárie. Além dos hábitos de saúde bucal, deve-se evitar ingestão de alimentos açucarados”, orienta.

Publicidade

Consultora em amamentação, Sauanna Moura, que também é enfermeira obstetra, destacou que no mês de agosto é celebrado o aleitamento materno e chamou atenção para a importância das mães amamentarem os bebês de forma exclusiva até os seis meses de idade e de forma complementar até os dois anos ou mais.

Durante a palestra foi explicado sobre a preparação das mamas, as formas corretas de pegar e como deve proceder após o momento de amamentação. “Tudo isso para levar a uma amamentação sem dor e sem nenhun tipo de intercorrência”, frisou.

Larissa Rodrigues trabalhou com o público-alvo sobre relações familiares da primeira infância.

Na palestra Larisse ressaltou que um dos objetivos foi conversar com pais sobre importância dessas relações no cotidiano para o pleno desenvolvimento infantil da primeira infância. Ela salientou como essas relações podem influenciar no ser humano na fase adulta.

A VI Semana da Gestante e do Bebê prossegue nesta terça-feira, 29, no Centro Administrativo da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS