Connect with us

Fronteiras

Educação de Fronteiras promove Festival de Quadrilhas Juninas das escolas Municipais; veja como foi

Publicado

em

Como já vem sendo feito anualmente, em busca de resgate cultural e valorização da tradição local, a Prefeitura Municipal de Fronteiras-PI, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou neste domingo, 30 de junho, mais uma edição do Festival de Quadrilhas Juninas.

O evento teve inicio, por volta das 18h, quando os componentes das quadrilhas saíram da frente da Secretaria de Educação, e em forma de passeata, percorreram algumas ruas, ao som de músicas juninas, chegando à praça, local onde foram realizadas as apresentações. Todas as escolas da rede municipal participaram e contribuíram para o festival.

A grande novidade deste ano foi que não houve premiação quanto ao Festival de Quadrilhas. Segundo Mateus Sousa, Articulador do Selo UNICEF e um dos organizadores do Festival, o objetivo da retirada da premiação, do modelo de competição, foi promover a harmonia e união entre as escolas, onde foi possível concluir ação de forma proveitosa para os próximos festivais. Pretendem continuar com essa ideia, e com isso acabar com o instinto competitivo, já que todos são vencedores, todos vestem a camisa, defendem suas escolas e se comprometem com o resgate da tradição junina.

“Buscando trabalhar e valorizar a proteção de nossas crianças e adolescentes, junto ao Selo UNICEF nós trouxemos as propostas para trabalhar toda a questão cultural das escolas, a questão de resgatar a cultura que existe no município e que estava um pouco adormecida. A fim de contarmos mais um ponto, de mais poder subir mais um degrau rumo à conquista do Selo UNICEF, foi uma ideia e uma iniciativa que trouxe ao município a valorização do comércio e das comidas típicas. Nossa avaliação é muito satisfatória. Mais uma noite cumprimos a nossa missão”, explanou Mateus.

A secretária de Educação, Verônica Ribeiro, em seu pronunciamento declarou sua satisfação pela realização do evento pelo 3º ano consecutivo, desde que ela assumiu o comando da Educação Municipal.

Publicidade

“Hoje eu estou mais feliz do que o ano passado. A cada ano uma nova emoção. As escolas se superaram e como não houve premiação em instinto de competição, elas disputaram por mostrar o que tinham de mais belo. Muito bacana esse resgate da nossa cultura. Nesta edição, pela primeira vez as escolas do campo participaram. Foi um momento único. Agradeço a todos que contribuíram para o resgate desta cultura. A nossa prefeita Maria José, ao Mateus do Selo UNICEF, a todos os diretores de escolas, professores, demais funcionários, alunos e pais de alunos, que fizeram esse momento acontecer. Sem eles não seria possível”, relatou Verônica.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS