Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Secretário de educação avalia construção do novo ensino médio do Piauí

Publicado

em

Uma nova etapa vem sendo construída na educação do Piauí e na tarde da última segunda-feira, 23, a equipe da ProBNCC para construção do Novo Currículo do Ensino Médio do Piauí se reuniu com o secretário de estado da Educação, Ellen Gera, para apresentar as ações concluídas, em andamento e as que deverão ser realizadas  nos próximos meses dentro do processo.

A versão preliminar do documento está em fase de Consulta Pública, que é quando a comunidade escolar e a sociedade de todo o Piauí podem opinar, criticar e sugerir mudanças. “Apresentamos ao secretário cada parte que constitui o currículo e explicamos ponto a ponto e, além disso, tratamos do processo de implementação quando o documento for aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE)”, explicou a coordenadora de etapas do processo, Elenice Nery.

 O secretário explica que essa mudança vai bem além da questão pedagógica. Essa mudança deve acontecer ouvindo toda comunidade escolar e por isso é tão importante que todos participem da consulta pública, disponível no site da Seduc desde o final de outubro.

“A equipe responsável pela elaboração do currículo veio me atualizar sobre como anda esse processo e aproveito para parabenizar esses profissionais pelo esforço que estão fazendo junto à rede para que ela se organize e todos – diretores, professores, estudantes e pais – possam dar suas contribuições. É fundamental que todos participem e contribuam para construção do currículo do Ensino Médio para que, no final de todo esse processo, a gente tenha uma escola completa, que atenda às necessidades dos nossos jovens e que a escola seja o lugar onde o estudante se sinta bem e queira estar”, disse o secretário Ellen Gera.

ENTENDA A PROPOSTA DE MUDANÇA  

Publicidade

Com o Novo Ensino Médio os alunos terão acesso, nas suas formações, a cinco áreas: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, Ciências Humanas e Suas Tecnologias, além dos Itinerários Formativos, que são as disciplinas que cada aluno poderá escolher ao longo de sua formação.

A carga horária também irá mudar. A proposta é que os alunos tenham uma formação completa para a vida. A equipe que está construindo o documento base é composta de professores capacitados e reflete os anseios dos profissionais da educação e dos estudantes, mas obedecendo o que vem acontecendo e as transformações da Educação no cenário mundial, nacional, estadual e local.

Fonte: Meio Norte

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS