Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Última paciente recebe alta e Hospital de Campanha do Verdão encerra atendimento no Piauí

Publicado

em

O Hospital de Campanha Estadual (HCE), no Ginásio Verdão, Centro de Teresina, encerrou o atendimento após mais de dois meses de funcionamento. A última paciente Maria de Fátima de Melo Bezerra, 66 anos, deixou a unidade na tarde desta terça-feira (18) sob aplausos da equipe médica.

De acordo com o governo, o fechamento da unidade se deu após estabilidade na taxa de transmissibilidade da Covid-19 e queda no número de pacientes internados na rede pública. Em Teresina, apenas os dois hospitais de campanha de municipais continuam ativos.

A unidade de saúde foi construída em caráter emergencial, pelo governo do estado, para receber pacientes com a Covid-19, de baixa e média complexidade. Durante o período de atendimento, o hospital recebeu 402 pacientes e teve 394 altas.

“O hospital tinha data prevista para abrir e fechar. Hoje demos alta a nossa última paciente. Isso nos traz uma sensação de dever cumprido, de forma profissional e com resultados fantásticos, 98% dos pacientes que chegaram aqui receberam alta, ou seja, uma taxa de sobrevida alta. Agradeço os profissionais que ajudaram no trabalho nesse resultado”, declarou o diretor do hospital Jefferson Campelo.

Durante o tempo de funcionamento do hospital, os pesquisadores do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizaram a coleta de dados para a elaboração de cerca de 30 estudos científicos. A etapa de pesquisas científicas terá continuidade a fim de contribuir com o tratamento da doença.

Publicidade

A unidade teve investimento de R$ 5 milhões. O local disponibilizou 103 leitos, sendo 90 clínicos, que atenderam casos mais leves da doença e 13 de estabilização. O hospital foi administrado pela Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX) da UFPI.

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS