Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Uma em cada quatro pessoas dirigiu após ingerir bebida alcóolica no Piauí

Publicado

em

No Piauí, uma em cada quatro pessoas que dirigiram haviam ingerido bebida alcóolica antes. É o que aponta a Pesquisa Nacional de Saúde 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre as pessoas com 18 anos ou mais de idade que afirmaram ter dirigido no período de referência da pesquisa, cerca de 25,4% haviam consumido álcool em pelo menos uma ocasião. Foi considerado o fato ocorrido no intervalo de doze meses anteriores à entrevista da pesquisa e independentemente da quantidade de álcool consumida.

O Piauí é o quinto estado do país com maior proporção de pessoas que beberam antes de dirigir. Tocantins (31,4%), Maranhão (27,4%), Sergipe (25,7%) e Paraíba (25,6%) tiveram percentuais superiores. No Brasil, cerca de 17% das pessoas com 18 anos ou mais de idade que dirigiram haviam ingerido bebida alcoólica logo antes.

Em Teresina, a proporção daqueles que dirigiram após beber é de 22,4%. A capital piauiense é a quarta com maior percentual, atrás apenas de São Luís/MA (28,5%), Palmas/TO (25,9%) e Campo Grande/MS (24,2%). A média entre as capitais é de 14%.

A pesquisa também mostra que 19,2% da população piauiense com 18 anos ou mais de idade consumiu álcool de forma abusiva nos 30 dias anteriores à entrevista da pesquisa. Nesse quesito, o maior percentual é de Sergipe (23,7%) e o Piauí é o nono com maior proporção. No Brasil, a taxa de consumo abusivo de álcool foi de 17,1%. O índice foi de 20,9% em Teresina, sétimo maior entre as capitais, sendo que Aracaju/SE teve o maior (28,1%). O consumo de álcool em excesso é fator de risco relacionado ao surgimento de doenças crônicas na população.

 

Publicidade
Fonte: Com informações da Ascom/IBGE
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS