Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Cavalgada, missa e festa homenageiam o vaqueiro em Caldeirão Grande do Piauí

Publicado

em

O vaqueiro, uma das figuras mais representativas da cultura popular nordestina, foi lembrado e homenageado neste sábado, 26, em Caldeirão Grande do Piauí.

O município tem sua cultura intimamente ao vaqueiro. A vaquejada, corrida de prado e a pega de boi estão entre as paixões do povo caldeirão-grandense. Com o objetivo de enaltecer essa expressão cultural, o município realizou a primeira cavalgada e missa com os vaqueiros.

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS!

O evento reuniu um grande número de pessoas, da criança ao idoso, homens e mulheres, vaqueiros e admiradores dessa tradição. Além de Caldeirão Grande, também foi registrada a participação de pessoas de municípios como Patos do Piauí, Jaicós, Francisco Macedo, Padre Marcos, Belém, Simões, Marcolândia, Fronteiras, São Julião, Pio IX e de Salitre, no Ceará.

A programação teve início logo cedo com o café da manhã de acolhida dos vaqueiros. Em seguida, montados em seus animais, os vaqueiros saíram em cavalgada, percorrendo ruas da cidade e seguindo pela rodovia estadual PI-142, rumo ao parque de exposição, na comunidade Caboclos, no interior do município.

Lá, reunidos com a população no grande galpão do parque de exposição, em um gesto de de fé em Deus, os vaqueiros participaram da celebração da santa missa, que foi presidida pelo padre Fernando Amando, e concelebrada pelo padre Miguel Feitosa, dois sacerdotes que também tem suas origens no campo, filhos de agricultores.

Durante a missa, os vaqueiros fazem oferendas com peças de sua indumentária de couro, como arreios, chapéu, gibão, chicote e outros instrumentos usados no pastoreio do gado.

As preces são feitas em versos de aboio. Os vaqueiros pedem bênçãos para os meses de estiagem que estão por vir.

Após a santa missa, foi servido almoço para todo o público presente. No cardápio, comidas tipicamente nordestinas que estão no prato do homem do campo.

Publicidade

O evento também teve momento cultural com aboios e show com a participação Clesinho Aboiador, Damião do Acordeon, Chico da Luz Aboiador e Romário Aboiador. A principal atração artística do evento foi o cantor Amado Edilson.

A Cavalgada e Missa com os Vaqueiros foi organizada pela Prefeitura de Caldeirão Grande do Piauí e a igreja católica, por meio da Área Pastoral de São José. Diante do sucesso da primeira edição, reunindo tradição, cultura, religiosidade e festança, o evento deve entrar para o calendário do município.

Roni dos Catangas, que mora no Sítio Tamboril, no município de Caldeirão Grande do Piauí, afirmou que essa é uma paixão do povo do município e elogiou a iniciativa.

“A paixão do povo daqui é vaquejada, cavalgada, pega de boi no mato, e bola, é o que o povo acha bom aqui. Então era um evento que estava precisando em nossa cidade. A gestão do prefeito Filipe Gonçalves, junto com o padre daqui, veio resgatar mais uma cultura para o nosso município.”

Irineu Antônio, do município de Belém do Piauí, junto com amigos, movidos pela paixão das festas de vaqueiro, costuma participar de eventos em toda a região. Para Caldeirão, eles foram em um grupo de 24 vaqueiros. “É amor que a gente tem por essa cultura. Somos amantes da cavalgada, vaquejada, de todas as festas que envolve o vaqueiro.”, disse.

Em entrevista, Irineu parabenizou aos idealizadores pela realização e organização. “Essa é uma das cavalgadas mais organizadas que eu já participei. Tem tudo para crescer mais ainda, porque é muito bem organizada.”

O padre Fernando Amando, que já idealizou outras cavalgadas e missas do vaqueiro em outras cidades, e agora repetiu em Caldeirão, falou sobre o objetivo do evento. “Objetivo é promover e reconhecer aqueles que merecem ser reconhecidos, que são os homens vaqueiros, os homens do campo, isso por uma razão muito simples: o Piauí nasceu da fazendo, do vaqueiro. Então, esquecer essa cultura seria erro muito grande.”, disse.  

O padre destacou que o povo de Caldeirão Grande abraçou a ideia e deu total apoio do evento. “O padre, que era o organizador, se tornou apenas um parceiro. A Prefeitura Municipal, na pessoa do prefeito Filipe, assumiu praticamente toda a festa. Nós queríamos agradecer a todos que fazem a Prefeitura e Caldeirão, ao povo de Caldeirão, que um povo de coração gigantesco. A todos os vaqueiros que deixaram suas casas para fazer parte desse momento, que foi espetacular. […] Nós temos a certeza que não ficar nessa e que vão ter outras, pois aquilo que é bom tem que se repetir.”, pontuou o sacerdote.  

O prefeito Filipe Gonçalves, que participou da cavalgada montado e conduzindo a bandeira do seu município, Caldeirão Grande do Piauí, falou da alegria em poder contribuir com a realização do evento, homenageando e valorizando a cultura popular local.

“Isso é algo da nossa cultura, da nossa história que merece ser preservado. Então, o sentimento é de gratidão e muita felicidade por estarmos valorizando cada vez mais a cultura do vaqueiro nordestino, em especial, daqui de Caldeirão Grande.”, disse.

A vice-prefeita Zulene Oliveira, o presidente da Câmara Municipal, Marcondes Alencar, demais vereadores e secretários municipais, os prefeitos Corinto Matos (de Marcolândia) e Novim (de Francisco Macedo), o vice-prefeito de Pio IX, Etinho Bezerra, foram algumas das personalidades presentes no evento.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS