Connect with us

GERAL

Acusado de fraude, nepotismo e ameaças, presidente da Abesc é afastado de cargo

Publicado

em

A Justiça determinou, na manhã desta quinta-feira (13/02), o afastamento do cabo Márcio Vieira da Silva do cargo de presidente da Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiros do Piauí (Abecs Pms & Bms).  Entre as acusações contra o PM estão as práticas de fraude, nepotismo e ameças. As decisão foi do juiz da 9º vara civil, Antônio Soares do Santos.

Além do afastamento do presidente da Abecs, o juiz também determinou a destituição de toda a diretoria que havia sido nomeada pelo cabo Márcio. Segundo relatos de testemunhas, os funcionários da diretoria em questão, não poderiam ocupar os cargos, pois sequer eram sócios da entidade. Ao contrário do associados à Abecs, eles não pagavam uma taxa mensal para fazer parte da entidade.

AMEAÇA E RETALIAÇÕES

Segundo informações obtidas pelo OitoMeia, o presidente da Abecs também teria usado do posto para ameaçar e promover retaliações a outros policiais e funcionários que discordavam das decisões da diretoria.

Em janeiro de 2020, o ex-assessor da Abecs, Roberto Marques, sofreu uma tentativa de homicídio, após ganhar uma causa trabalhista contra a entidade. Na época, o jornalista conseguiu sobreviver ao atentado, mas teve um olho perfurado e perdeu parte da visão.

Os principais suspeitos da tentativa de homicídio são da própria família da vítima. A motivação teria sido uma herança que Roberto Marques disputava com parentes. Porém, o ex-assessor afirma que o crime também teve envolvimento do cabo Márcio.

Publicidade

Segundo Roberto Marques, o presidente da ABECS teria protegido o suspeito identificado como Rui Marques, pois eles fariam parte da mesma igreja e mantêm uma certa amizade.

“[O cabo Márcio] tomou partido ou parte por ocasião de Rui Marques ser da mesma igreja onde o congrega, onde os envolvidos eram na ação e ameaça ao jornalista protegidos e tem suas defesas bancadas pelo setor jurídico da entidade militar”, explicou o jornalista Roberto Marques por meio de nota ao OitoMeia.

EX-PRESIDENTE HAVIA SIDO EXPULSO

Antecessor do cabo Márcio, o ex-presidente da Abecs, cabo Agnaldo José de Oliveira, foi preso em dezembro de 2019 por estelionato. O mandado de prisão foi decretado pela juíza Valdênia Moura Marques de Sá, da 9ª Vara Criminal de Teresina.

O caso de estelionato foi investigado pela Delegacia especializada em crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo (Deccoterc) em 2016. Conforme a denúncia, Agnaldo teria feito descontos nas folhas de pagamento de associados, alguns sem autorização, e utilizado o dinheiro para fazer empréstimos, obtendo vantagem ilícita.

Ex-Presidente Agnaldo Oliveira, da Abecs (Foto: Reprodução)

O OUTO LADO

O OitoMeia tentou entrar em contato com o cabo Marcio Vieira, mas não obteve sucesso. A matéria fica em aberto para um possível posicionamento.

Fonte: Oito Meia

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS