Connect with us

GERAL

Alerta! Carne de porcos “cevados” no lixão pode estar sendo comercializados em São João do PI

Publicado

em

Em uma área de mais de dois hectares, o lixão  sempre foi alvo de críticas pela sociedade civil sanjoanense. Gestões após gestões assistem sem nenhuma força de ação o acúmulo infinito de lixo na área conhecida como lixão.

Lá, Porcos, cachorros e urubus são os verdadeiros residentes, parceiros e responsáveis pela decomposição menos lenta de todo detrito orgânico produzido em São João do Piauí. Um perigo não somente a moradores vizinhos como também a quem, por ventura, se habilita a  fazer o abate de “porcos cevados” para comercializar em açougues clandestinos do município.

Mandacaru foi conferir de perto uma denúncia e constatou que a verdade sobre a situação do lixão continua a mesma: o lixo aumentando anos após ano, sem nenhuma solução.

Uma publicação feita no Diário Oficial da União trouxe a lista com os nomes dos 100 municípios piauienses contemplados com a capacitação na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. O apoio técnico é oferecido pela Funasa- Fundação Nacional de Saúde- em parceria com o Governo do Estado.

São João do Piauí ficou de fora da lista entre os 100 munícipios contemplados. Segundo visita feita à  FUNASA, o superintendente Evaldo Ciríaco explicou que o município ficou na lista reserva porque os 100 municípios escolhidos estão em condições socioeconômicas, menos desfavoráveis.

Publicidade

Em 2012, foi publicado no portal da transparência o valor do convenio, nº 760719 cujo valor é de R$ 800.000,00, tendo como  concedente o Ministério da Saúde/Fundação Nacional de Saúde e o convenente, o  Município de São Joao do Piauí.  No final do ano de 2015, houve a liberação de R$ 524.500,00 a fim de que já fosse iniciado o tão sonhado aterro sanitário do município.

Há mais de quatro meses liberado, o recurso  de mais de meio milhão apenas consta nas contas do município. Enquanto isso, a população poder ser surpreendida comendo uma carne de “porco cevado” de origem duvidosa e contaminada.

Fonte: portalmandacaru.com.br

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS