Connect with us

GERAL

Aprovado em 1º lugar em medicina da UFPI fala sobre estratégias de estudo

Publicado

em

O jovem João Pedro Moraes foi aprovado em primeiro lugar em medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI), o curso que tradicionalmente possui a maior nota de corte do estado. O rapaz contou sobre a sua rotina de estudos e os desafios que enfrentou até conquistar a tão sonhada vaga no curso de medicina em uma universidade pública.

João Pedro relatou ao g1 que fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) três vezes. A primeira vez foi em 2019, quando ele terminou o 3º ano do Ensino Médio. Naquele momento, o jovem ainda não sabia para qual curso ia prestar vestibular. Ele decidiu ser médico no ano seguinte.

Em 2020, João Pedro se matriculou em um cursinho pré-vestibular. Contudo, veio a pandemia da Covid-19 e, consequentemente, o ensino à distância, que se tornou um empecilho para o rapaz.

“Quando começou a pandemia, fiquei muito tempo sem estudar. Foi o principal motivo de eu não passar [no Enem] em 2020. Era zero adaptabilidade ao ensino à distância, estudei com o material que tinha em casa mesmo”, relatou o jovem.

Já em 2021, o jovem prestou vestibular para medicina na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). João Pedro não conseguiu a aprovação, mas esse vestibular serviu para que o rapaz detectasse que precisava dedicar-se mais a redação.

Publicidade

“Me sentia bem preparado em relação ao conteúdo. Fiz o vestibular para a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e não passei por conta da redação. Então, só consegui atingir esse resultado após fazer esse vestibular e entender que redação era um problema e que eu precisava me dedicar. Me matriculei em um curso de redação e consegui resolver esse problema”, afirmou.

Comemoração do jovem aprovado em medicina na UFPI — Foto: Reprodução /TV Clube
Comemoração do jovem aprovado em medicina na UFPI — Foto: Reprodução /TV Clube

Além da dedicação aos estudos, João Pedro contou com outro aliado: o apoio da família e dos amigos. A mãe do estudante, Solange Moraes, contou que ficou triste com a reprovação do filho na UEMA, mas não deixou transparecer para não abalá-lo.

“Fiz de tudo para não passar o que estava sentindo para ele. Eu disse ‘bola para frente, você é muito novinho, tem muito tempo e você vai conseguir’. Em momento nenhum eu passei algo negativo para ele”, disse em entrevista à TV Clube.

A aprovação de João Pedro deixou todos felizes, mas nada surpresos. O amigo do estudante, João Henrique, afirmou que sabia que, mais cedo ou mais tarde, o rapaz conquistaria uma vaga no curso de medicina devido a sua disciplina com os estudos.

“O João Pedro tem disciplina. Quando ele quer fazer aquilo, ele vai fazer. Em 2020, quando ele me disse que queria medicina, eu sabia que era inevitável ele passar porque ele é muito disciplinado”, finalizou.

Fonte: G1 Piauí

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS