Connect with us

GERAL

Caminhada deve reunir mais de 70 mil pessoas no Piauí

Publicado

em

Acontece neste domingo, 14, a 20ª Caminhada da Fraternidade com o tema “Servir é o Nosso Caminho” a partir da 7h da manhã, com concentração no adro da Igreja São Benedito, onde ocorrerá a celebração da Santa Missa. A caminhada seguirá pelas avenidas Frei Serafim, João XXIII e Nossa Senhora de Fátima. O encerramento com show de bandas locais será na Avenida Universitária, próximo ao balão da Avenida Ininga. A expectativa é reunir mais de 70 mil pessoas.

A Caminhada é um evento de cunho social que arrecada fundos para a realização das atividades da Ação Social Arquidiocesana, que mantém trabalhos voltados para pessoas carentes da capital, como idosos, crianças em situação de risco e pessoas com problemas de saúde que estão acolhidos no Lar da Fraternidade, Lar de Misericórdia e Maria Imaculada.

O Padre Tony Batista destaca que a expectativa é de total serenidade e segurança. “Primeiro na casa de Deus, segundo na solidariedade do povo de Teresina. Queremos um caminho absolutamente sereno e seguro sabendo que é o caminho de Deus e Teresina responde positivamente quando as coisas são feitas com amor e sinceridade”, diz. O tema foi escolhido a partir do lema da Campanha da Fraternidade, que busca recordar a vocação e missão de todo cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, em especial pela Constituição Pastoral “Gaudium et Spes”.

“São inúmeros voluntários trabalhando na caminhada, não temos nem como contar. Todas as igrejas e seus voluntariados estão vendendo kits, repartições, a cidade inteira está se mobilizando”, declara Enildes Oliveira, da equipe de coordenação da Caminhada. A Diocese de Teresina trabalha com diversos trabalhos sociais, dentre eles, além das casas de responsabilidade, o projeto canguru que trabalha com jovens e o projeto periferia, buscando não deixar com que os jovens entrem na criminalidade.

Os postos de vendas de kits estão funcionando nos principais pontos da cidade como praças, paróquias, lojas, clubes, escolas, Centro Pastoral Paulo VI, Rádio Pioneira e shoppings, além do bazar central instalado na Igreja Nossa Senhora de Fátima. O valor arrecadado será destinado a beneficiar atividades da Ação Social Arquidiocesana. O Lar de Misericórdia, por exemplo, já recebeu, com recursos da Caminhada, a reforma da Capela, aquisição de eletrodomésticos e móveis e manutenção da alimentação e do veículo para transporte dos pacientes.

Publicidade

A Caminhada não é feita só por católicos, existe também a participação de evangélicos. “É para qualquer pessoa que tem sentimento de boa vontade. Tenho evangélicos comigo na organização. A caminhada é para pessoas que acreditam no amor, na solidariedade, e não acredita e não aceita exclusão”, explica Pe. Tony Batista.

A tradição iniciou-se a partir da inquietação sobre a questão do preconceito e exclusão de pessoas com HIV como conta Pe. Tony Batista“A primeira casa que fizemos para acolher pessoas com Aids foi destruída por pedradas, então fizemos a caminhada para acabar com esse preconceito. Graças a Deus Teresina não é mais tão preconceituosa assim”.

Por: Ana Paula Diniz- Jornal O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS